quinta-feira, 1 de maio de 2014

Quarta-feira - Meditação diária

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

"Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de vos ter ofendido; concedei-me a graça de compreender bem as verdades que vou meditar e abrasai-me no vosso amor. Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, meu Anjo da Guarda e todos os Santos do Céu, rogai por mim".

QUARTA-FEIRA: O JUÍZO

I. O juízo é a sentença que o Salvador haverá de pronunciar no fim da nossa vida, sentença com a qual fixará o destino de cada um por toda a eternidade. Assim que morrer a alma comparecerá perante o supremo Juiz.
A primeira coisa que torna esse comparecimento terrível à alma do pecador, é que a alma se encontrará sozinha na presença de Deus que foi desprezado e que conhece todos os segredos do nosso coração. O que levaremos conosco? Levaremos o bem ou o mal que tivermos feito durante a vida. Não poderemos inventar ou usar pretexto nenhum. Santo Agostinho, comentando este comparecimento, diz: "Quando tu, ó homem, compareceres diante do Criador para seres julgado, terás sobre tua cabeça um juiz indignado; de um lado, os pecados que te acusam; de outro os demônios prontos a executar a condenação; dentro de ti uma consciência que te agita e te atormenta; debaixo de ti um inferno aberto, pronto a tragar-te".
Em tais apertos, para onde você irá, para onde fugirá? Feliz de você, meu filho, se tiver feito o bem durante a vida, pois o divino Juiz abrirá os livros da consciência e começará o exame.
II. Então dirá o Juiz inapelável: Quem é você? — Sou um cristão, você responderá. — Bem, replicará ele; então, vamos ver se comportou-se como um cristão. Em seguida começará a recordar as promessas feitas no Santo Batismo, pelas quais renunciou o demônio, o mundo, a carne; lembrará as graças que Ele lhe concedeu, as muitas vezes que recebeu os Sacramentos, as pregações, as instruções, os avisos dos confessores e as correções dos pais: tudo será posto diante de você. — Dirá então o divino Juiz: Apesar de tantos dons, de tantas graças, oh! Quão mal você correspondeu à sua profissão de cristão! Mal chegando à idade em que apenas começava a me conhecer, começou a me ofender com mentiras, com falta de respeito na igreja, com desobediências a seus pais e com muitas outras transgressões dos deveres. Ainda se com o correr dos anos tivesse melhorado o procedimento, mas não: juntamente com o passar dos anos, aumentou em você, infelizmente, também o desprezo à minha lei. Missas perdidas, profanação dos dias santos, blasfêmias, jejuns não observados, confissões mal feitas, comunhões sacrílegas e escândalos: eis o que fez em vez de me servir.
O Senhor cheio de indignação continua: "Vê aquela alma que caminha pela estrada do pecado? Foi você, com as suas conversas imorais, que lhe ensinou a malícia. Como cristão, deveria ter instruído com bons exemplos o caminho do Céu aos amigos. Pelo contrário, traindo o meu Sangue, lhe ensinou o caminho da perdição. Vê aquela outra alma no inferno? Foi você com seus pérfidos conselhos que a encaminhou para o demônio. Foi você a causa da sua eterna condenação, agora pagará com a sua alma, por ter deixado aquela outra alma se perder por causa de seus escândalos”.
Que lhe parece, meu filho, esse exame? Que lhe diz a consciência? Existe ainda tempo, se você quiser: peça Deus perdão dos pecados e faça um sincero propósito de não tornar a pecar. Comece desde hoje uma vida de bom cristão, preparando-se assim um tesouro de boas obras para o dia em que tiver que comparecer perante o tribunal de Jesus Cristo.
III. Perante as rigorosas contas que o Juiz supremo exige do pecador, caso esse tente aduzir alguma escusa ou pretexto, dizendo que não sabia que deveria ser submetido a um exame tão rigoroso, receberá essa reposta: "Não ouviu aquele sermão e aquela explicação do catecismo, onde ensinava que um dia haveria de prestar conta de tudo?" O infeliz então se encomendará à misericórdia divina; mas a indulgência não serve mais para ele, porque não merece compaixão quem por tanto tempo dela abusou e, porque na morte também termina o tempo da misericórdia.
Então o pecador, não encontrando mais nenhum refúgio, gritará às montanhas e aos rochedos que o cubram e esses não se moverão. Então verá o inferno se abrir. Esse é o momento em que o inexorável Juiz proferirá a sentença: "Para longe de mim, filho infiel. Vai para o fogo eterno a gemer e sofrer com os demônios por toda a eternidade".
Aquela alma infiel, antes de se afastar para sempre de Deus, volverá pela última vez o olhar ao Céu e no auge da desolação dirá: "Adeus, pai, mãe, irmãos, irmãs e amigos que habitam o reino da glória; vós sereis felizes para sempre e eu serei para sempre atormentado. Adeus meu Anjo da Guarda, Anjos e todos Santos do paraíso: nunca os verei. Adeus, ó Salvador, adeus, ó Cruz santa, adeus, ó Sangue em vão por mim derramado. A partir deste momento, não sou mais filho de Deus; serei para sempre escravo dos demônios no inferno". — Então os demônios o conduzirão ao abismo de torturas, infelicidade e tormentos eternos.
Meu filho, não tema que tal sentença seja também a sua? Ah! Por amor de Jesus e de Maria Santíssima, prepare com boas obras uma sentença favorável e lembre-se de que como é terrível a sentença proferida contra o pecador; igualmente consolador será o convite que á de dirigir Jesus a quem viveu como cristão: "Muito bem servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei. Vem alegrar-te com teu Senhor!" (Mt. 25, 21).

    Meu Jesus, concedei-me a graça de poder ser também um desses bem-aventurados. Virgem Santíssima, ajudai-me e protegei-me na vida e na morte, especialmente quando me apresentar ao vosso divino Filho para ser julgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário