quinta-feira, 1 de maio de 2014

Segunda-feira - Meditação diária

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

"Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de vos ter ofendido; concedei-me a graça de compreender bem as verdades que vou meditar e abrasai-me no vosso amor. Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, meu Anjo da Guarda e todos os Santos do Céu, rogai por mim".

SEGUNDA-FEIRA: O PECADO MORTAL

I. Meu filho, quando se comete um pecado mortal, damos as costas para Aquele que nos criou e nos cumulou de bens, desprezamos sua graça e sua amizade. Quem peca diz ao Senhor: "Apartai-vos para longe de mim, não quero obedecer e servir, não o reconheço como meu Senhor. O meu Deus é o prazer, é a vingança, é o ódio, as conversas obscenas". Pode imaginar ingratidão maior que essa? Entretanto, você faz tudo isso, quando ofende Deus.
II. Maior ainda se torna essa ingratidão, quando se serve dos bens que Deus lhe concedeu — ouvidos, olhos, boca, língua, mãos, pés e inteligência — para ofendê-lo. Ouça o que diz o Senhor: "Filho, eu te criei do nada, forneci tudo o que possuis, conferi a graça de conheceres a verdadeira religião e receberes o Santo Batismo. Podia te deixar morrer quando estava no pecado, mas concedi mais um tempo para que não fosses condenado ao inferno; e tu esquecendo todos esses benefícios, os utilizas para me ofender". Quem não se sentirá tomado de profundo pesar por ter feito tamanha injúria? 
III. Considere ainda que Deus, embora seja bom e infinitamente misericordioso, fica indignado com as ofensas. Por isso, quanto mais tempo viver no pecado, tanto mais provocará a justiça de Deus, acarretando sua condenação. Não que isso aconteça por faltar a misericórdia divina, mas é que lhe faltará o tempo para pedir perdão, pois não merece a indulgência de Deus quem dela abusa para o insultar. Muitos viveram no pecado, pensando em pedir perdão somente no final da vida, entretanto a morte veio sem aviso, precipitando todos no inferno.
Depois de tantos pecados perdoados, agradeça Deus pelo tempo concedido e diga com firme resolução: "Basta, meu Deus! O tempo de vida que me resta, não quero desperdiçar em ofendê-lo, desejo amá-lo e desagravar meus pecados com todo meu coração".

Meu Jesus, quero vos amar; concedei-me a força. Virgem Santíssima, Mãe do meu Senhor, ajudai-me, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário