quinta-feira, 1 de maio de 2014

Domingo - Meditação diária

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

"Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de vos ter ofendido; concedei-me a graça de compreender bem as verdades que vou meditar e abrasai-me no vosso amor. Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus, meu Anjo da Guarda e todos os Santos do Céu, rogai por mim".

DOMINGO: O FIM DO HOMEM

I. Considere, meu filho, que este corpo e esta sua alma lhe foram dados por Deus, sem nenhum merecimento de sua parte, quando o criou à sua imagem. Ele o fez seu filho no Batismo, amou e o ama ainda com ternura de pai, criou você para um único fim: para que o ame e o sirva nesta vida e possa assim ser um dia eternamente feliz no Céu com Ele.
Não está no mundo somente para a satisfação, nem para enriquecer, nem para apenas se alimentar e descansar, como os animais. O seu fim é muitíssimo mais elevado; sua finalidade é amar e servir, assim salvando sua alma. Procedendo dessa maneira, encontrará muita consolação na hora da morte. Mas, se não buscar servir Deus, enorme remorso terá no fim da vida. As riquezas e os prazeres que buscou com tanto afinco, somente servirão de amargura e então conhecerá a enfermidade que isso causou para sua alma.
Meu filho, não deseje de modo algum pertencer ao número daqueles que pensam somente em satisfazer o corpo com atos, conversas e divertimentos ilícitos. Um secretário do rei da Inglaterra expirava dizendo: "Ai de mim! Gastei tanto papel escrevendo as cartas de minha majestade e nunca escrevi em uma folha sequer, meus pecados para fazer uma boa Confissão".
II. Torna-se ainda maior aos seus olhos a importância deste caminho, se você considera que dele depende sua salvação ou perdição. Não imite aqueles infelizes que se iludem dizendo: "Cometo este pecado, mas depois me confessarei".[1] Não se engane a si mesmo, Deus amaldiçoa quem usa desse expediente, lembre-se de que todos os que estão no inferno, tinham esperança de se corrigir mais tarde, no entanto se perderam eternamente. Quem sabe quanto tempo poderá viver em pecado, antes que o Senhor o chame ao julgamento? Afaste a idéia de corresponder ao chamado de Deus mais tarde. Neste exato momento, repudie e abandone qualquer pecado, que é o maior de todos os males e que o priva dos bens espirituais.
III. Indico ainda uma terrível armadilha do demônio, que é deixar que você aprenda a doutrina cristã e depois não a pratique. Sabendo que foi criado por Deus para o amar e o servir e, mesmo assim, através de obras buscar somente ruína, quantas pessoas vemos que se preocupam com tudo, exceto com a salvação de sua alma?
Por isso, você que é cristão, medite bem para que não se deixe enganar. Prometa a Deus que tudo o que fizer, falar e pensar será para a salvação de sua alma. São Luiz podia ter prazeres, riquezas e honras, mas renunciou tudo dizendo: "De que me serve tudo isso para a minha eternidade?". Também considere da mesma forma: "Tenho uma alma, se a perco, perco tudo". De fato, que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro mas arruinar sua vida? (Mt 16,26). De que serve vir a ser um grande homem, milionário, famoso e intelectual, se depois vier a perder a alma? De nada adiantaria toda a sabedoria de Salomão.
Sendo assim, pense: "Fui criado por Deus para um dia estar junto d'Ele, e a todo custo farei o possível a concretizá-lo. Quero que o único fim de minhas ações seja para amar Deus e salvar minha alma. Trata-se de ser para sempre feliz ou infeliz. Posso perder tudo, desde que me salve".

     Meu Deus, concedei-me o perdão dos meus pecados e fazei que não caia jamais na desgraça de ofender-vos. Ajudai-me com a vossa santa graça para que possa firmemente amar-vos e servir sempre. Maria, minha esperança, intercedei por mim.



[1] São necessárias cinco condições para receber dignamente o sacra­mento da Confissão: exame sincero de consciência, contrição pelos pecados cometidos, firme propósito de não pecar mais, confissão dos pecados diante de um sacerdote e cumprir a penitência imposta. Fal­tando qualquer uma dessas condições, a confissão poderá ser nula, indigna ou sacrílega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário