«Liturgia
Dominical»
Ano 12 – nº 635 – 8 de janeiro
de 2023
† 1º Domingo depois
da Epifania
Festa da Sagrada Família
Solenidade da Epifania
Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a
segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a
entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de
nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora
aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova
Jerusalém, a santa Igreja.
Os Ofícios litúrgicos, e especialmente o da
madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona:
«Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os
crimes de sua Esposa». No batismo de Jesus, o Padre Eterno deu testemunho a seu
Filho: «Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir». – «Os Magos se apressam para
as núpcias do Rei, com as suas dádivas» (Evangelho). Com os Magos, somos também
nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E
finalmente conclui a Antífona: «E a água se transforma em vinho e os convidados
se alegram. Aleluia». Nas bodas de Caná, manifestou-se pela vez primeira o
poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos
alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do
Salvador, que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.
A basílica de S. Pedro foi escolhida para a
celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania, desde os tempos mais
remotos, é uma das maiores solenidades.
Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo
(Post communio). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do
Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus
se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão, pela luz da
fé.
«Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor». Comm.
Avisos Paroquiais
Hoje é o dia da Entrega
do dízimo.
Atenção para os horários
das Santas Missas neste Domingo:
-
às 7h, 9h e 19h em nossa
igreja matriz;
-
às 10h na Capela de São
Brás, em Sesmaria,
-
às 17h na Capela de
Santo Antônio, em Córrego Seco.
Serão transmitidas pelas
redes sociais a Santa Missa das 7h (via Facebook, YouTube, Instagram e Rádio
Bom Jesus AM 1170 Khz) e a das 19h (via Facebook, YouTube e Instagram).
Redes Sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)
YouTube – https://www.youtube.com/c/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa
Missa 7h e 19h)
Instagram – https://www.instagram.com/bomjesuscrucificado/
(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)
E-mail – bomjesuscrucificado@gmail.com
Intróito / ECCE ADVÉNIT – Malaquias 3.1; I Crônicas 29.12; Sl. 71.1
Canto
solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou
solenidade do dia.
Ecce, advénit dominátor Dóminus: et regnum in manu
eius et potéstas et impérium. Ps. Deus, iudícium tuum Regi da: et iustítiam
tuam Fílio Regis. ℣.
Glória Patri.
Eis que aí vem o soberano Senhor; em sua mão está o Reino, o Poder e o
Império. Sl. Ó Deus, dai o vosso julgamento ao Rei; e a vossa justiça ao Filho
do Rei. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos
ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Deus, qui hodiérna die Unigénitum tuum géntibus
stella duce revelásti: concéde propítius; ut, qui iam te ex fide cognóvimus,
usque ad contemplándam spéciem tuæ celsitúdinis perducámur. Per eundem Dominum
nostrum Iesum Christum.
Ó Deus, que no dia de hoje manifestastes o vosso Unigénito aos
gentios, guiados por uma estrela, concedei propício, que, conhecendo-Vos pela
fé, cheguemos também a contemplar o Esplendor de vossa Majestade. Pelo mesmo
Jesus Cristo.
Epístola Extraída do profeta Isaias 60. 1-6
Leitura ordinariamente
extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.
O Profeta refere-se a Jerusalém. A imagem é inspirada no espetáculo que
oferece, todas as manhãs, a Cidade Santa: iluminada pelos primeiros raios do
sol, dir-se-ia um foco radiante de luz. Jerusalém, figura da Igreja,
tornar-se-á a «luz das Nações»; de todos os lados, reis e povos a ela
acorrerão, atraídos pelo brilho da sua glória.
Surge, illumináre, Ierúsalem: quia venit lumen tuum,
et glória Dómini super te orta est. Quia ecce, ténebræ opérient terram et
caligo pópulos: super te autem oriétur Dóminus, et glória eius in te vidébitur.
Et ambulábunt gentes in lúmine tuo, et reges in
splendóre ortus tui. Leva
in circúitu óculos tuos, et vide: omnes isti congregáti sunt, venérunt tibi:
fílii tui de longe vénient, et fíliæ tuæ de látere surgent. Tunc vidébis et
áfflues, mirábitur et dilatábitur cor tuum, quando convérsa fúerit ad te
multitúdo maris, fortitúdo géntium vénerit tibi. Inundátio camelórum opériet te
dromedárii Mádian et Epha: omnes de Saba vénient, aurum et thus deferéntes, et
laudem Dómino annuntiántes.
1Levanta-te, Jerusalém, e resplandece,
porque já veio a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. 2Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos, mas
sobre ti se levanta o Senhor e em ti se manifesta a sua glória. 3E as nações caminham ao fulgor de tua luz, e os reis, ao esplendor de
tua aurora. 4Ergue os olhos em derredor e vê:
todos os povos se congregam e vêm a ti; teus filhos vêm de longe e tuas filhas
surgem de todos os lados. 5Então, verás e transbordarás
de alegria, teu coração se maravilhará e se dilatará, quando a ti vier a
multidão de além dos mares, e os grandes dentre os pagãos se acercarem de
ti. 6Serás como inundada pela afluência de
camelos e dromedários de Madian e Efa; todos virão de Sabá, trazendo ouro e
incenso e proclamando os louvores do Senhor.
Gradual / Isaías 60. 6, 1
Gradual e
Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que
traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou
sugeridos pelo Mistério do dia.
Omnes de Saba vénient, aurum et thus deferéntes, et
laudem Dómino annuntiántes. ℣. Surge et illumináre, Ierúsalem: quia glória
Dómini super te orta est.
Todos virão de Sabá, trazendo ouro e incenso e
proclamando os louvores do Senhor. ℣. Levanta-te, Jerusalém, e
resplandece, porque a glória do Senhor se levantou sobre ti.
Aleluia / Mateus 2. 2
Allelúia, allelúia. ℣. Vídimus stellam eius in Oriénte,
et vénimus cum munéribus adoráre Dóminum. Allelúia.
Aleluia, aleluia. ℣. Vimos a sua estrela no Oriente, e
viemos com presentes adorar o Senhor. Aleluia.
Evangelho segundo São
Mateus 2. 1-12
Proclamação
solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a
leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para
com ele, exige seja escutado de pé.
«Aquele que os Magos adoraram, menino num presépio, adoremo-Lo nós,
onipotente nos Céus; e do mesmo modo que os Reis o presentearam com seus
tesouros, presenteemo-Lo também, em nossos corações, com ofertas dignas de
Deus» (S. Leão, em Matinas).
Cum natus esset Iesus in Béthlehem Iuda in diébus
Heródis regis, ecce, Magi ab Oriénte venerunt Ierosólymam, dicéntes: Ubi est,
qui natus est rex Iudæórum? Vidimus enim stellam eius in Oriénte, et vénimus
adoráre eum. Audiens autem Heródes rex, turbatus est, et omnis Ierosólyma cum
illo. Et cóngregans omnes principes sacerdotum et scribas pópuli, sciscitabátur
ab eis, ubi Christus nasceretur. At illi dixérunt ei: In Béthlehem Iudae: sic
enim scriptum est per Prophétam: Et tu, Béthlehem terra Iuda, nequaquam mínima
es in princípibus Iuda; ex te enim éxiet dux, qui regat pópulum meum Israel.
Tunc Heródes, clam vocátis Magis, diligénter dídicit ab eis tempus stellæ, quæ
appáruit eis: et mittens illos in Béthlehem, dixit: Ite, et interrogáte
diligénter de púero: et cum invenéritis, renuntiáte mihi, ut et ego véniens
adórem eum. Qui cum audíssent regem, abiérunt. Et ecce, stella, quam víderant
in Oriénte, antecedébat eos, usque dum véniens staret supra, ubi erat Puer.
Vidéntes autem stellam, gavísi sunt gáudio magno valde. Et intrántes domum,
invenérunt Púerum cum María Matre eius, hic genuflectitur ei procidéntes
adoravérunt eum. Et, apértis thesáuris suis,
obtulérunt ei múnera, aurum, thus et myrrham. Et re sponso accépto in somnis,
ne redírent ad Heródem, per aliam viam revérsi sunt in regiónem suam.
1Tendo Jesus nascido em Belém de Judá,
nos dias do Rei Herodes, eis que do Oriente vieram uns Magos a Jerusalém, 2perguntando: Onde está o recém-nascido, Rei dos Judeus? Porque vimos a
sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo. 3Ouvindo isto, o rei Herodes turbou-se e com ele toda a Jerusalém. 4E convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo,
indagava deles onde o Cristo nasceria. 5E eles disseram: Em Belém de
Judá, porque assim está escrito pelo Profeta1: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais
cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de governar o meu povo de
Israel. 7Então Herodes, chamando secretamente
os Magos, inquiriu cuidadosamente deles o tempo em que lhes aparecera a
estrela. 8E enviando-os a Belém, disse-lhes:
Ide e perguntai diligentemente pelo Menino, e assim que O achardes, fazei-mo
saber para que eu vá também e O adore. 9Tendo eles ouvido as palavras
do Rei, foram-se. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante
deles, até que chegando, parou sobre o lugar em que estava o Menino. 10Vendo a estrela, exultaram com grandíssima alegria. 11E entraram na casa, e acharam o Menino com Maria, sua Mãe [aqui todos
se ajoelham] e, prostrando-se, O adoraram. E abertos os seus tesouros,
ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12E, sendo avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por
outro caminho a seu país.
1 Miqueias 5. 1
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa
profissão de fé.
Breve
compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja,
afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 71. 10-11
Com o
Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Reges Tharsis, et ínsulæ múnera ófferent: reges
Arabum et Saba dona addúcent: et adorábunt eum omnes reges terræ, omnes gentes
sérvient ei.
Os reis de Társis e das ilhas oferecer-Lhe-ão presentes; os reis da
Arábia e de Sabá trarão donativos; adorá-Lo-ão todos os reis da terra e os
povos todos O servirão.
Secreta
É a
antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Ecclésiæ tuæ, quǽsumus, Dómine, dona propítius
intuere: quibus non iam aurum, thus et myrrha profertur; sed quod eisdem munéribus
declarátur, immolátur et súmitur, Iesus Christus, fílius tuus, Dóminus noster: Qui
tecum vivit.
Nós Vos suplicamos, Senhor, olhai propício para as ofertas de vossa
Igreja, que não mais Vos oferece ouro, incenso e mirra, porém Aquele mesmo que
estes dons simbolizam e que é agora imolado e recebido como Alimento, Jesus
Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, que, sendo Deus, convosco vive e reina.
Communio / Mateus 2. 2
Alternando
com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão
dos fiéis.
Vídimus stellam eius in Oriénte, et vénimus cum
munéribus adoráre Dóminum.
Vimos a sua estrela no Oriente, e viemos com presentes adorar o Senhor.
Postcommunio
Súplica a
Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Præsta, quǽsumus, omnípotens Deus: ut, quæ sollémni
celebrámus officio, purificátæ mentis intellegéntia consequámur. Per Dominum
nostrum Iesum Christum.
Fazei, nós Vos pedimos, ó Deus onipotente, que alcancemos com
inteligência e pureza de alma o Mistério que celebramos com tão festivo ofício.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
A Epifania
Ó pequenino Jesus, em Vós reconheço o Rei dos céus e da terra: fazei que
eu Vos possa adorar com a fé e o amor dos Magos.
1 — «Hoje o mundo reconheceu Aquele
que a Virgem deu à luz... Hoje refulge a festa da Sua manifestação» (BR.). Hoje Jesus manifesta-Se ao mundo como Deus.
O Intróito da Missa introduz-nos
diretamente neste espírito, apresentando-nos Jesus na majestade real da Sua
divindade: «Eis que veio o soberano Senhor: Ele tem nas Suas mãos o cetro, o
poder e o império». A Epístola (Is. 60, 1-6) prorrompe num hino de glória
anunciando a vocação dos gentios à fé; também eles reconhecerão e adorarão em
Jesus o seu Deus. «Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque veio a tua
luz... E as nações caminharão à tua luz e os reis ao resplendor da tua
aurora... Todos virão de Sabá trazendo ouro e incenso e publicando os louvores
do Senhor». Já não se vê, à volta do presépio, a humilde presença dos pastores,
mas o faustoso cortejo dos Magos que vieram do Oriente como representantes dos
povos pagãos e de todos os reis da terra, para prestarem homenagem ao Deus
Menino.
Epifania (ou Teofania) quer dizer
«manifestação de Deus»; e esta manifestação de Deus vemo-la realizada em Jesus
que hoje Se manifesta ao mundo como seu Deus e Senhor. Já um primeiro prodígio,
o da nova estrela aparecida no Oriente, revelara a Sua divindade; mas à
recordação deste milagre que ocupa o primeiro lugar na liturgia deste dia, a
Igreja junta mais dois: a água convertida em vinho nas bodas de Caná, e o
Batismo de Jesus no rio Jordão, enquanto uma voz, vinda do céu, atesta: «Este é
o meu Filho muito amado». «Três milagres ilustraram o santo dia que hoje celebramos»,
canta a Antífona do Magnificat: três milagres que devem dispor-nos para
reconhecer e adorar com fé viva, no Menino Jesus, o nosso Deus, o nosso Rei.
2 — «Vimos a Sua estrela no Oriente e
viemos com presentes adorar o Senhor». Nestes versículos da Missa de hoje está
sintetizada a conduta dos Magos. Ver a estrela e pôr-se a caminho, foi obra de
um momento. Não duvidaram porque a sua fé era firme, segura e inteira. Não
hesitaram perante a fadiga da longa viagem, porque o seu coração era generoso.
Não deixaram para mais tarde, porque a sua alma estava pronta.
No céu das nossas almas também
aparece frequentemente uma estrela: uma inspiração íntima e clara de Deus, que
nos convida a um ato de generosidade, de desprendimento, a uma vida de maior
intimidade com Ele. Devemos saber sempre seguir a nossa estrela com a fé, com a
generosidade e com a prontidão dos Magos. Seguida assim, conduzir-nos-á sem
dúvida ao encontro do Senhor, far-nos-á achar Aquele que procuramos.
Os Magos perseveraram na sua busca
mesmo quando a estrela desapareceu aos seus olhos; da mesma forma devemos nós
perseverar no bem mesmo através das trevas interiores: é a prova da fé, que
somente se pode superar com um intenso exercício de fé pura e nua. Sei que Deus
assim o quer, sei que Deus me chama e isto basta: Scio cui credidi et certus
sum (II Tim. 1, 12); sei quem é aquele em quem
acreditei e aconteça o que acontecer nunca poderei duvidar dEle.
Com estas disposições vamos com os
Magos ao presépio. «E assim como aqueles ofereceram, dos seus tesouros,
místicos dons ao Senhor, saibamos nós também tirar dos nossos corações dons
dignos de Deus» (BR.).
MADALENA,
Padre Gabriel de Santa Maria. Intimidade Divina. 2. ed.
Porto: Edições Carmelitanas, 1967, p. 169-171.
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, a minha oferta!
Não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição a Vós, porque não precisais.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor,
Meu Reconhecimento, Meu Amor,
Pois, se tenho, é porque me destes. Amém.
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