sábado, 31 de dezembro de 2022

Edição nº 634

 «Liturgia Dominical»
Ano 12 – nº 634 – 1 de janeiro de 2023

 

Oitava do Natal de Nosso Senhor:
Santa Maria Mãe de Deus
branco – 1ª classe.

 

O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e recebe o nome de Jesus, que indica a sua missão de Salvador. Assim, neste dia, a Cruz saúda o berço do Recém-nascido.

Intimamente unida a seu Filho, é Maria Santíssima objeto de particular devoção por parte do povo católico. Por isso dela nos lembramos hoje nas Orações e na “estação”.

 


«Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado...». Ev.

Avisos Paroquiais

 

No sábado, dia 31, haverá o canto do Te Deum às 19h30min (recebe-se indulgência plenária) e às 20h a Santa Missa.

 

Neste Domingo, as Santas Missas serão celebradas às 7h, 9h e 19h em nossa igreja matriz. Aqueles que rezarem o Veni, Creator, também publicamente, receberão Indulgência Plenária.

 

Serão transmitidas pelas redes sociais a Santa Missa das 7h (via Facebook, YouTube,

Instagram e Rádio Bom Jesus AM 1170 Khz) e a das 19h (via Facebook, YouTube e

Instagram).


Redes Sociais:

 

Facebook – https://www.facebook.com/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado

(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)

YouTube –  https://www.youtube.com/c/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado

 (Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)

Instagram https://www.instagram.com/bomjesuscrucificado/

(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)

E-mail – bomjesuscrucificado@gmail.com 

Intróito / Isaias 9.6; Salmo 97.1

Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.

Puer natus est nobis, et fílius datus est nobis: cuius impérium super húmerum eius: et vocábitur nomen eius magni consílii Angelus. Ps. Cantáte Dómino cánticum novum: quia mirabília fecit. . Glória Patri.

Nasceu para nós um Pequenino; um Filho nos foi dado. Traz nos ombros as insígnias da realeza: seu Nome é Anjo do grande conselho. Sl. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque faz maravilhas. . Glória ao Pai

Oração (Colecta)

Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.

Deus, qui salútis ætérnæ, beátæ Maríæ virginitáte fecúnda, humáno géneri præmia præstitísti: tríbue, quǽsumus; ut ipsam pro nobis intercédere sentiámus, per quam merúimus auctórem vitæ suscípere, Dóminum nostrum Iesum Christum, Fílium tuum: Qui tecum vivit.

Ó Deus, que destes ao gênero humano, pela Virgindade fecunda da Bem-aventurada Maria, o prêmio da salvação eterna, concedei, Vos rogamos, que em nosso favor experimentemos a intercessão daquela pela qual merecemos receber o Autor da vida, Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, convosco vive e reina.

Epístola de São Paulo Apóstolo a Tito 2. 11-15

Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.

A prática duma vida ilibada encontra força e apoio na primeira vinda do Salvador e na certeza do seu regresso glorioso, no fim dos tempos.

Caríssime: Appáruit grátia Dei Salvatóris nostri ómnibus homínibus, erúdiens nos, ut, abnegántes impietátem et sæculária desidéria, sóbrie et iuste et pie vivámus in hoc sǽculo, exspectántes beátam spem et advéntum glóriæ magni Dei et Salvatóris nostri Iesu Christi: qui dedit semetípsum pro nobis: ut nos redímeret ab omni iniquitáte, et mundáret sibi pópulum acceptábilem, sectatórem bonórum óperum. Hæc lóquere et exhortáre: in Christo Iesu, Dómino nostro.

Caríssimo: 11Manifestou-se a graça de Deus, nosso Salvador, a todos os homens, 12e ensinou-lhes que, renunciando à impiedade e aos desejos mundanos, vivamos neste século, sóbria, justa e piamente, 13aguardando a bem-aventurada esperança e a vinda na glória do grande Deus e Salvador nosso, Jesus Cristo114Ele se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo digno de aceitação, cheio de zelo pelas boas obras. 15Dize e exorta essas coisas no Cristo Jesus, Senhor nosso.

1. A vinda gloriosa de Cristo, no fim dos tempos.

 

Gradual / Salmo 97. 3-4, 2

Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

Vidérunt omnes fines terræ salutare Dei nostri: iubiláte Deo, omnis terra. . Notum fecit Dominus salutare suum: ante conspéctum géntium revelávit iustitiam suam.

Os confins de toda a terra vêem a salvação por nosso Deus; jubilai a Deus, ó terra inteira. . O Senhor nos fez conhecer a sua salvação e revelou perante as nações a sua justiça.

Aleluia / Hebr.1. 1-2

Allelúia, allelúia. . Multifárie olim Deus loquens pátribus in Prophétis, novíssime diébus istis locútus est nobis in Fílio. Allelúia.

Aleluia, aleluia. . Deus falou outrora, de vários modos, a nossos pais, pelos profetas, e ultimamente, nestes dias, falou-nos por seu Filho. Aleluia.

Evangelho segundo São Lucas 221

Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.

Impondo a Abrão o preceito da Circuncisão, Deus dera-lhe um nome novo: Abraão. Desde aí a imposição do nome guardou, entre os Judeus, um significado espiritual: tal como a própria Circuncisão, ele indicava filiação no povo de Israel. A imposição do nome de Jesus tem um significado ainda mais elevado: afirma a missão de Salvador do Mundo.

In illo témpore: Postquam consummáti sunt dies octo, ut circumciderétur Puer: vocátum est nomen eius Iesus, quod vocátum est ab Angelo, priúsquam in útero conciperétur.

Naquele tempo, 21quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, puseram-Lhe o nome de Jesus, como Lhe havia chamado o Anjo, antes que fosse concebido no seio materno.

CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.

Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.

Ofertório / Salmo 88. 12, 15

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.

Tui sunt cæli et tua est terra: orbem terrárum et plenitúdinem eius tu fundásti: iustítia et iudícium præparátio sedis tuæ.

Vossos são os céus e vossa é a terra. Fundastes o mundo inteiro, e quanto nele existe. A justiça e a equidade são as bases do vosso trono.

Secreta

É a antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.

Munéribus nostris, quǽsumus, Dómine, precibúsque suscéptis: et cæléstibus nos munda mystériis, et cleménter exáudi. Per Dominum nostrum Iesum Christum.

Aceitos, benignamente, por Vós, Senhor, os nossos dons e preces, Vos suplicamos que nos purifiqueis com os celestes Mistérios e clemente nos escuteis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Communio / Salmo 97. 3

Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.

Vidérunt omnes fines terræ salutáre Dei nostri.

Todos os confins da terra vêem a salvação, por nosso Deus.

Postcommunio

Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.

Hæc nos commúnio, Dómine, purget a crímine: et, intercedénte beáta Vírgine Dei Genetríce María, cæléstis remédii fáciat esse consórtes. Per eundem Dominum nostrum Iesum Christum.

Fazei, Senhor, que esta Comunhão nos purifique de nossas faltas, e, pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, nos faça participar do remédio celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo.


Meditação

 

Oitava de Natal

 

Aproximo-me de Vós, divino Menino, ansioso por recolher na minha alma as primeiras gotas do Vosso Sangue Preciosíssimo.

1 – A antífona do Magnificat das primeiras vésperas sintetiza maravilhosamente o espírito da festa de hoje: «Pelo imenso amor com que nos amou, Deus enviou Seu Filho revestido de carne semelhante à do pecado». À consideração do amor infinito de Deus, que iluminou e dominou todas as festas do Natal, junta-se agora a visão do Filho de Deus, enviado à terra à semelhança de homem pecador; é a característica desta solenidade. Para nos transformar de pecadores em filhos de Deus, o Unigênito do Pai quis primeiro transformar-Se num de nós, assumindo a nossa carne de pecado e suportando todas as suas consequências, mesmo as mais humilhantes. A lei da Circuncisão não podia de modo algum atingir Jesus, o Filho de Deus, o Santo por excelência; mas Jesus quer submeter-Se a ela como o último dos filhos de Abraão, porque, como ensina S. Paulo, «Ele deveu em tudo ser semelhante a seus irmãos para expiar os pecados do povo» (Hebr. 2, 17). O rito legal realizado talvez por S. José na intimidade da família, fez correr da carne imaculada de Jesus as primeiras gotas do Seu Sangue precioso. Oito dias depois do Seu nascimento, Jesus inicia assim a Sua missão cruenta de Redentor; ainda não fala, o mundo ainda não O conhece e Ele derrama já o Seu Sangue pela salvação do mundo.

Contemplando-O, aprendemos que as obras valem mais que as palavras, e que quanto mais sacrifício custam, tanto mais são prova de verdadeiro amor. Toda a obra, para ser fecunda, deve ter o seu batismo de sangue.

2 – A comemoração da Circuncisão de Jesus coincide com o começo do ano civil: as primeiras gotas do Seu Sangue vêm selar e consagrar cada ano novo, de modo a torná-lo verdadeiramente o annus Domini, o ano do Senhor. O tempo é de Deus, a nossa vida é de Deus e é de Cristo, que tudo remiu e santificou com o Seu Sangue.

Comecemos o ano circuncidando os nossos corações porque, como ensina Sto Ambrósio, «aquele que se circuncida nos seus vícios é julgado digno do olhar do Senhor... vede como toda a lei antiga foi figura do futuro; assim também a Circuncisão significa purificação dos pecados» (BR.).

Ano novo, vida nova; vida nova porque, circuncidando nós o «homem velho» com os seus vícios e as suas paixões, crescerá em nós o «cristão»; criatura nova, purificada com o Sangue de Cristo, vivificada e alimentada com a Sua graça, de modo que não mais vivamos nós, mas que Cristo viva em nós. O ano que hoje começa só tem valor se, dia após dia, a graça triunfar cada vez mais em nós, fazendo crescer nas nossas almas a vida de Cristo.

Outra lição da festa de hoje é a humilde submissão de Jesus à vontade de Seu Pai manifestada através da lei; vejamos nisto um convite a aderir docilmente à vontade de Deus, qualquer que ela seja. Nenhum de nós pode saber o que nos espera neste ano novo; mas Deus sabe: a Sua vontade já preparou o nosso caminho e todas as particularidades da nossa vida estão já decididas na Sua mente. Disponhamo-nos a aceitar e abraçar com coragem e prontidão todo o querer divino, toda a permissão divina, certos de que só na santa e santificante vontade de Deus encontraremos a nossa paz e a nossa santificação.

MADALENA, Padre Gabriel de Santa Maria. Intimidade Divina. 2. ed.
Porto: Edições Carmelitanas, 1967, p. 151-153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário