sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Edição nº 280

« Liturgia Dominical »
Ano 5 – nº 280  18 de setembro de 2016
18º DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
verde – 2a. classe.
“ 

Eu te absolvo dos teus pecados ”.  Pela boca do sacerdote, detentor do poder das chaves, é o próprio Cristo, palavra viva do Pai, que nos perdoa.

Começa na próxima terça-feira (20), a Novena  a São Miguel Arcanjo (20 à 28 de setembro).
Intróito / Eclesiástico 36.18; Salmo121. 1
        O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
            Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
     Dai a paz, Senhor, aos que em Vós confiam, para que se manifeste a fidelidade de vossos Profetas; ouvi as preces de vosso servo e de Israel, vosso povo. Sl. Alegro-me, porque, me foi dito: Iremos para a casa do Senhor. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
        Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
            Tudo em nós é graça, a começar pela própria possibilidade de agradar a Deus.
     Dignai-Vos, Senhor, dirigir os nossos corações por vossa misericórdia, porque, sem Vós não podemos Vos agradar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios I 1. 4-8
            Por maior que seja, na terra, a vocação cristã, o seu objetivo essencial é preparar-nos para viver na presença de Deus, no além.
     Irmãos: 4Sem cessar, agradeço a meu Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi concedida pelo Cristo Jesus. 5Em tudo n’Ele fostes enriquecidos em toda a palavra e em toda a ciência; 6também, o testemunho do Cristo foi confirmado em vós, 7de maneira que nenhuma graça vos falta, a vós, que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. 8Ele vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo1.
1. S. Paulo refere-se à Parusia, isto é, à segunda vinda gloriosa de Cristo, no fim dos tempos.
Gradual / Salmo 121. 1, 7
            Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
     Alegro-me porque me foi dito: Iremos para a casa do Senhor. . Reine a paz em tuas fortificações e a prosperidade em tuas torres.
Aleluia / Salmo 101. 16
     Aleluia, aleluia. . Senhor, as nações temerão o vosso Nome e todos os reis da terra, a vossa glória. Aleluia.
Evangelho segundo São Mateus 9. 1-8
            Só Deus pode perdoar os pecados; Jesus perdoou-os e deu aos sacerdotes o poder de perdoar, também, em seu nome.
     Naquele tempo, 1subiu Jesus a uma barca, atravessou para o outro lado e foi à sua cidade [Cafarnaum]. 2E eis que Lhe apresentaram um paralítico, prostrado num leito. Vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: Tem confiança, filho, os teus pecados te são perdoados. 3Pensaram logo alguns dos escribas em seu íntimo: Este homem blasfema. 4E Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? 5Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, e anda? 6Sabereis, pois, que o Filho do homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados. E disse então ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa. 7E ele levantou-se e foi para a sua casa. 8As multidões, vendo isto, encheram-se de temor e glorificaram a Deus, que tal poder confiava aos homens.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
            Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Êxodo 24. 4-5
        Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
            Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
     Moisés consagrou ao Senhor um altar, sobre o qual ofereceu holocaustos e imolou vítimas; e em presença dos filhos de Israel ofereceu o sacrifício vespertino em odor de suavidade, ao Senhor Deus.
Secreta
            É a antiga “oração sobre as oblatas”, ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
     Ó Deus, que pelo augusto comércio deste Sacramento nos fazeis participar de vossa soberana e una Divindade, concedei-nos que assim como conhecemos a vossa verdade, mereçamos adquiri-la por uma digna conduta. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Salmo 95. 8-9
            Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
            Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
     Trazei vossas hóstias e entrai em seus átrios; adorai o Senhor na glória de seu santo templo.
Postcommunio
            Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
     Confortados, Senhor, com o Dom sagrado, graças por ele Vos damos; e imploramos de vossa misericórdia, nos façais dignos desta participação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O poder e o amor de Jesus
            Ó Jesus, fazei que eu saiba corresponder sempre aos dons do Vosso amor.
            1 — Um pobre paralítico é apresentado ao Senhor. Provavelmente fez-se levar à Sua presença só para implorar a saúde do corpo, mas perante a pureza e a santidade que emanam da pessoa de Jesus, lembra-se de que é pecador e fica humilhado e confuso. Jesus já lera no seu coração e, atendendo à sua fé e humildade, nem sequer espera que ele fale, mas diz-lhe imediatamente com imensa bondade: « Filho, tem confiança; são-te perdoados os teus pecados » (Mt. 9, 1-8). O primeiro e o maior milagre é operado: aquele homem já não é escravo de Satanás, mas filho de Deus. Jesus que veio salvar as almas, tem todo o direito de curar a alma antes do corpo.
            O fato, porém, não agrada aos escribas que, não acreditando na divindade do Senhor, em seus corações imediatamente O acusam de blasfemo. Mas o Mestre, assim como leu na alma do paralítico, lê também nas suas: « Porque pensais mal em vossos corações? ». Se naqueles corações Jesus visse um pouco de humildade, um pouco de fé, estaria disposto a curá-los como tinha curado o coração do paralítico; infelizmente não encontra neles mais do que soberba e obstinação. Apesar de tudo, quer usar de todos os meios para os convencer e dá-lhes a prova mais evidente da Sua divindade. « Para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados: ‘Levanta-te — disse ao paralítico — toma o teu leito e vai para a tua casa’. E ele levantou-se e foi para a sua casa ». O milagre foi estrondoso, rapidíssimo: a palavra de Jesus operou imediatamente aquilo que exprimia; só a palavra de Deus pode ter semelhante poder. Mas os escribas não se deram por vencidos: quando o coração é soberbo e obstinado, nem a evidência dos fatos é capaz de o abalar.
            Nunca digamos que a nossa fé é fraca por não vermos nem palparmos com a mão as verdades que nos propõe para crer; digamos antes que é fraca porque o nosso coração não é suficientemente dócil à graça, nem está de todo livre do orgulho. Se queremos ter uma grande fé, sejamos humildes e simples como os pequeninos; se queremos ter parte na graça de santificação obtida pelo paralítico, apresentemo-nos ao Senhor com um coração contrito e humilhado, profundamente convencidos de que necessitamos da Sua ajuda e do Seu perdão.
            2 — O Evangelho apresenta-nos Jesus no esplendor da Sua personalidade divina com todos os poderes próprios de Deus. A Epístola (I Cor. 1, 4-8) mostra-no-Lo, pondo, por assim dizer, a Sua divindade ao nosso serviço para nos santificar e divinizar. O que Jesus operou na alma do paralítico continua a operá-lo nas nossas almas, e a Epístola de hoje é uma bela síntese da Sua ação em nós, ação vasta e completa, que abrange todo o nosso ser. S. Paulo, ao completar esta ação, prorrompe num hino de ação de graças: « Dou graças incessantemente ao meu Deus por vós, por causa da graça de Deus, que vos foi dada em Jesus Cristo; porque em todas as coisas fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em toda a ciência... de maneira que nada vos falta em graça alguma ». Sim de Jesus nos vem toda a graça e todo o dom com que Ele santifica a nossa pessoa e a nossa vida. Pela graça santificante santifica a nossa alma, pelas virtudes infusas santifica as nossas potências, pela graça atual santifica a nossa atividade, tornando-nos capazes de agir sobrenaturalmente. Contudo, isto não satisfaz ainda a Sua liberalidade: não Se contenta com ter-nos posto em condições de caminhar para Deus, sobrenaturalizados pela graça e pelas virtudes, mas quer substituir o nosso modo humano de proceder pelo Seu modo divino, e por isso enriquece-nos com os dons do Espírito Santo, que nos tornam capazes de ser movidos pelo próprio Deus. Tudo isto é dom de Jesus, é fruto da Sua Paixão; é também, dom Seu o Espírito Santo, o Dom por excelência que Ele, morrendo na cruz, nos mereceu e que, juntamente com o Pai, nos envia continuamente do céu a fim de iluminar e dirigir as nossas almas.
            Quase parece que Jesus, verdadeiro Filho de Deus, nem é cioso da Sua divindade e das Suas prerrogativas, mas que procura todos os meios possíveis para nos fazer participar, pela graça, daquilo que Ele possui por natureza. Como é verdade que a característica do amor é dar-se e tornar iguais os que se amam!
            Abramos o nosso coração ao reconhecimento, correspondamos ao amor infinito de Jesus e mantenhamo-nos sempre sob o Seu influxo, porque Ele quer « confirmar-nos até ao fim, para que sejamos irrepreensíveis no dia da Sua vinda ».
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.

Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário