sábado, 30 de abril de 2016

Edição nº 258

« Liturgia Dominical »
Ano 5 nº 258  1 de maio de 2016
X Domingo depois da Páscoa
São José Operário, Conf., Esposo de N. Senhora
branco – 1a. classe.
Image and video hosting by TinyPic
Pois não é Este o filho do carpinteiro? E não se chama a mãe d'Ele, Maria? Ev.


Quem, melhor do que ele, com o trabalho cotidiano, deu graças a Deus Pai pelo Senhor Jesus (epístola), seu aprendiz dócil e obediente, Aquele a quem chamavam « filho do carpinteiro? (evangelho) ».



Intróito / Sabedoria 10. 17; Salmo 126. 1
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo
A sabedoria deu aos justos a recompensa dos seus traba­lhos ; conduziu-os por caminhos admiráveis; serviu-lhes de proteção durante o dia e como de luz de estrelas durante a noite ( T.P. Aleluia, aleluia). Sl. Se não for o Senhor a edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Glória ao Pai.

Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Deus, criador de todas as coisas, que ao gênero humano destes a lei do trabalho, concedei-nos propício, com o patrocínio e ex­emplo de S. José, realizemos as obras que nos mandais e alcance­mos a recompensa que merecemos. Por Nosso Senhor.
& Epístola de S. Paulo aos Colossenses 3. 14-15, 17, 23-24
Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Irmãos: 14Revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição1, 15e que a paz de Cristo, a que fostes chamados para formardes um só corpo, reine nos vossos corações. Mostrai-vos também reconheci­dos. 17Tudo o que fizerdes, seja por palavra seja por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus Cristo, dando, por Ele, graças a Deus Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de boamente, como quem o faz para o Senhor e não para os ho­mens, 24na certeza de que do Se­nhor haveis de receber o galar­dão da herança eterna. Servi a Cristo, o Senhor.
1. Porque a caridade une todas as virtudes num feixe solidamente atado;  Ou então porque a caridade é o vínculo perfeito que une todos os cristãos.
Alelúia Pascal
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.  « Aleluia » é um grito de júbilo, que significa: «louvai ao Senhor».
Aleluia, aleluia, ℣.Quaisquer que sejam as suas tribulações, se clamarem por mim, ouvi-los-ei, e serei sempre o seu protetor.  Aleluia. ℣. Fazei, José, que leve­mos uma vida sem mancha; que ela esteja sempre segura sob o vosso patrocínio. Aleluia.
& Evangelho segundo São Mateus 13. 54-58
Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé. Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
Naquele tempo: 54Tendo Jesus chegado à terra da sua naturali­dade, pôs-se a ensinar na sina­goga, — e de tal modo que todos, cheios de pasmo, diziam uns para os outros: « Donde Lhe vem toda esta sabedoria e milagres? 55Pois não é Este o filho do carpinteiro? E não se chama a mãe d'Ele, Maria? E não são os seus irmãos2 Tiago e José, Simão e Judas? 56E não vivem entre nós as irmãs2 d'Ele? Donde é que en­tão Lhe vem tudo isto? » 57Sen­tiam-se desorientados a seu respeito! Jesus, porém, observou-lhes: « Só na sua terra, e no meio da sua família, é que um profeta é tido em menos! » 58E, por causa da incredulidade daquela gente, fez lá poucos milagres.
2. Quer dizer: parentes próximos, primos. As « irmãs » são também parentes próximas, primas.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 89. 17
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Sobre nós repousa a bondade do Senhor, nosso Deus: Auxiliai, Senhor, a obra das nossas mãos, auxiliai o trabalho das nossas mãos (T.P. Aleluia).
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Senhor, nós vos oferecemos estas hóstias do trabalho das nossas mãos. Pela intercessão de S. José, fazei que sejam para nós penhor de unidade e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Mateus 13. 54-55
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Donde lhe vem esta sabedoria e este poder? Não é este o filho do carpinteiro? E a mãe dele não é Maria? (T.P. Aleluia)
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Este sacramento que recebemos, Senhor, por intercessão de S. José, leve a bom termo o nosso tra­balho e nos assegure a recom­pensa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
São José Operário
São José, carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiéis, esposo de Maria, pedi por todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual. Intercedei junto a Jesus por todas as necessidades dos trabalhadores e pelos nossos governantes. Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos (fazer o pedido). Que tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus. Amém!
São José, padroeiro dos trabalhadores, rogai por nós!
O Papa Pio XII, dá a esse dia dedicado ao trabalhador, o nome de "FESTA DO PATROCÍNIO DE SÃO JOSÉ", Festa de São José Operário, pois, o esposo da Virgem Maria, era carpinteiro.
De fato, São José e o trabalhador harmonizam-se perfeitamente. Mesmo sendo Príncipe da Casa de Davi, São José era operário; e assim também, numa sociedade cristã, devem conviver pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade.
No plano de Deus, São José deve ter recebido uma plenitude relativa de graça, proporcionada à sua missão de Pai adotivo de Jesus, já que, foi direta e imediatamente escolhido não pelos homens, mas por Deus mesmo, para essa missão única no mundo. Não se poderia precisar em que momento teve lugar à santificação de São José, mas o que temos direito de afirmar é que, em razão de sua missão, ele foi confirmado na graça desde seu casamento com a Santíssima Virgem.
Ele é venerado sob títulos importantes, e sua atuação como intercessor dos fiéis tem aumentado cada vez mais o número de seus devotos. São eles: Guardião de Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das Famílias; Justo; Santíssimo; Esposo da Mãe de Deus; Guarda das Virgens; Chefe da Sagrada Família; Exemplo de Fidelidade; Espelho de Paciência; Esperança dos Enfermos; Padroeiro dos Moribundos; Modelo dos Operários e muitos outros mais.
São José, que na Bíblia é reconhecido como homem justo, é quem revela com sua vida que Deus, que trabalha sem cessar na santificação de Suas Obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, com a intenção de agradar a Deus, ciente de que recebereis do Senhor a herança do Céu como recompensa."
A Igreja providencialmente, nesta data civil, marcada muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, na presença de mais de 200 mil pessoas na praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa." O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o Operário de Nazaré. O Santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé - do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem - esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.
A Igreja ainda nesta festa do trabalho, autorizada pelo S. Padre Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer, as obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, de forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social, as leis da equitativa repartição de direitos e deveres".
Ao propor São José como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação.
Dóminus "O Senhor" — Informativo Paroquial —  Nº 2 — Maio/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário