quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Edição nº 622

 «Liturgia Dominical»
Ano 12 – nº 622 – 12 de outubro de 2022

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Padroeira Principal do Brasil
branco – 1ª classe.

 


Protegei a santa igreja

Mãe terna e compadecida

Protegei a nossa Pátria

Ó, Senhora Aparecida

Intróito / Isaías 61. 10; Salmo 29. 2

Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.

Gaudens gaudébo in Dómino, et exsultábit ánima mea in Deo meo: quia índuit me vestiméntis salútis: et induménto iustítiæ circúmdedit me, quasi sponsam ornátam monílibus suis. Ps. Exaltábo te, Dómine, quóniam suscepísti me: nec delectásti inimícos meos super me. . Glória Patri.

Cheia de júbilo estou diante do Senhor, e minha alma exulta em meu Deus, pois, Ele me revestiu com a vestimenta da salvação, e me cobriu com o manto da justiça, como esposa adornada com suas joias. Sl. Eu Vos glorifico, Senhor, por que, me protegestes e não consentistes que meus inimigos se alegrassem à minha custa. . Glória ao Pai.

Oração (Colecta)

Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.

Deus, qui per immaculátam Unigéniti tui Matrem in nos fámulos tuos grátiæ tuæ dona multíplicas: concéde propítius; ut qui ejúsdem Virgínis laudes celebrámus in terris, ipsíus matérnis précibus præmia cónsequi mereámur in cælis. Per eúmdem Dominum.

Ó Deus, que derramastes os dons da vossa graça sobre os vossos servos por intermédio da imaculada Mãe do vosso Unigênito, concedei propício a graça de alcançarem os prêmios celestes, coadjuvados pelos rogos maternos, àqueles que na terra celebram os seus louvores. Pelo mesmo Nosso Senhor.

Epístola extraída do livro do Apocalipse S. João 12. 1, 5, 14-16

Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.

Signum magnum appáruit in cælo: Múlier amícta sole, et luna sub pédibus ejus, et in cápite ejus coróna stellárum duódecim. Et péperit fílium másculum, qui rectúrus erat omnes gentes in virga férrea: et raptus est fílius ejus ad Deum, et ad thronum ejus. Et datæ sunt mulíere alæ duæ áquilæ magnæ ut voláret in desértum in locum suum. Et misit serpens ex ore suo post mulíerem, aquam tamquam flumen, ut eam fáceret trahi a flúmine. Et adjúvit terra mulíerem, et apéruit terra os suum, et absórbuit flumen, quod misit draco de ore suo.

1Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, que tinha a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. 5E deu à luz um filho varão, que havia de reger todas as gentes com vara de ferro; e seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. 14E foram dadas à mulher duas asas duma grande águia, para voar com destino ao deserto ao lugar do seu retiro. 15E a serpente lançou da sua boca atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada da corrente. 16Porém a terra ajudou a mulher e abriu a sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha vomitado.

Gradual / Judite 13. 23; 15. 10;

Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

Benedícta es tu. Virgo María, a Dómino, Deo excélso, præ ómnibus muliéribus super terram. . Tu glória Ierúsalem, tu lætítia Israël, tu honorificéntia pópuli nostri.

Vós fostes abençoada pelo Senhor, Deus Altíssimo, ó Virgem Maria, superior a todas as mulheres da terra. . Sois a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra de nosso povo.

Aleluia / Cântico 4. 7

Allelúia, allelúia. . Tota pulchra es, María: et mácula originális non est in te. Allelúia.

Aleluia, aleluia. . Toda sois formosa, ó Maria, e a mancha original não existe em vós. Aleluia.

Evangelho segundo São Lucas 126-28

Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.

Da bela perícope de S. Lucas, que refere a Anunciação, escolheu a Igreja, para hoje, a saudação do anjo, para no-la colocar nos lábios e nos convidar a meditar-lhe toda a profundidade do sentido.

In illo témpore: Missus est Angelus Gábriël a Deo in civitátem Galilaeæ, cui nomen Názareth, ad Vírginem desponsátam viro, cui nomen erat Ioseph, de domo David, et nomen Vírginis María. Et ingréssus Angelus ad eam, dixit: Ave, grátia plena; Dóminus tecum: benedícta tu in muliéribus.

Naquele tempo, 26foi o Anjo Gabriel enviado por Deus, a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma Virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi. E o nome da Virgem era Maria. 28Entrando o Anjo onde ela estava, disse: Ave, Maria, cheia de graça1, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

1. Literalmente: Tu que hás sido e te conservas objeto das mercês divinas.

CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.

Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.

Ofertório Lucas 1. 28

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.

Ave, María, grátia plena; Dóminus tecum: benedícta tu in muliéribus, allelúia.

Ave, Maria cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. Aleluia.

Secreta

É a antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.

Salutárem hóstiam, quam in sollemnitáte immaculátæ Conceptiónis beátæ Vírginis Maríæ tibi, Dómine, offérimus, súscipe et præsta: ut, sicut illam tua grátia præveniénte ab omni labe immúnem profitémur; ita eius intercessióne a culpis ómnibus liberémur. Per Dominum nostrum Iesum Christum.

Aceitai, Senhor, a hóstia de salvação que Vos oferecemos na solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, e assim como acreditamos que ela, preservada por vossa graça, foi isenta de toda mácula, assim também por sua intercessão, concedei sejamos livres de toda culpa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Communio

Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.

Gloriósa dicta sunt de te, María: quia fecit tibi magna qui potens est.

Coisas gloriosas se têm dito de vós, ó Maria. Porque, grandes coisas vos fez o Todo-Poderoso.

Postcommunio

Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.

Sacraménta quæ súmpsimus, Dómine, Deus noster: illíus in nobis culpæ vúlnera réparent; a qua immaculátam beátæ Maríæ Conceptiónem singuláriter præservásti. Per Dominum nostrum Iesum Christum.

Senhor, nosso Deus, fazei que os Sacramentos que recebemos nos curem as feridas daquele pecado, de que, por um privilégio especial, preservastes a Bem-aventurada Virgem Maria em sua Conceição Imaculada.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


O aparecimento da imagem que transformou


 A FÉ DE UM POVO 


Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo, até receber o título de Padroeira do Brasil.

Tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, e estava visitando a região, no período de 17 a 30 de outubro de 1717.

Foi após várias tentativas que os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, rio abaixo, a cabeça.

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, depois de colocar a imagem dentro do barco, puderam vivenciar a ação da Mãe de Deus. Os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes.

Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

 

Um oratório para receber os devotos da ‘Aparecida’ das águas  

 

Entre 1717 e 1732, a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público.

 

  A primeira igreja foi aprovada em 1743 

 

Em virtude da expansão da devoção à Nossa Senhora ‘Aparecida’ das águas, o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela. Nela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, mas não se celebrava a Eucaristia.

Em 1743, o Pe. Vilela fez um relatório dos milagres e da devoção do povo para com Nossa Senhora Aparecida e enviou ao Bispo do Rio Janeiro, Dom Frei João da Cruz, para que ele aprovasse o culto e autorizasse a construção da primeira igreja em louvor à imagem que ficou conhecida como Mãe Aparecida.

A aprovação aconteceu em 5 de maio em 1743.

A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual colina onde está localizado o centro da cidade de Aparecida, em terra doada pela viúva Margarida Nunes Rangel, com escritura passada em 6 de maio de 1744.

 

A inauguração da igreja ...

 

que deu também origem ao Santuário, aconteceu na festa de Santa Ana, no dia 26 de julho de 1745. Nesta ocasião foi inaugurado também o povoado com o nome de ‘Capela de Aparecida’. No dia 25, a imagem foi levada em solene procissão a nova igreja e colocada no nicho do altar. No dia 26, aconteceu a benção da imagem e a celebração da primeira missa. Esse foi o primeiro Santuário que acolheu multidões. Foi construído em taipa de pilão e, por isso, não resistiu ao tempo. Em 1844, apresentou risco de desmoronamento e o setor administrativo da capela resolveu pela construção de um novo templo.

A igreja inaugurada pelo Pe. Vilela, anterior à Basílica Velha, já possuía a Sala dos Milagres em 1745. Nesse período, os objetos de promessas eram poucos e bem simples. A Sala das Promessas de Aparecida teve diversos nomes e locais: ‘Casa dos Milagres’, ‘Quarto dos Milagres’, Sala dos Milagres; ocupou ainda muitos lugares em todos estes anos. Em 1974, a Sala das Promessas chegou ao subsolo do novo Santuário. 

 

 A fé e as demonstrações de afeto à Nossa Senhora Aparecida  

 

  estenderam para além da região onde ela foi encontrada, surgindo, em 1782, na cidade de Sorocaba (SP), uma capela dedicada à Mãe Aparecida. Essa foi a primeira de tantas capelas construídas Brasil afora.

Santuário Nacional Aparecida. História de Nossa Senhora Aparecida. Disponível:

em https://www.a12.com/santuario/historia-de-nossa-senhora-aparecida-1717.

Acesso em: 8 de out. 2022

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