sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Edição nº 296

« Liturgia Dominical »
Ano 6 – nº 296  18 de dezembro de 2016
† 4º DOMINGO DO ADVENTO
roxo – 1ª classe.
Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ev.
Intróito / Isaias 45. 8; Salmo 18. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Derramai, ó céus, das alturas o vosso orvalho e as nuvens façam chover o Justo1: abra-se a terra e faça nascer o Salvador. Sl. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. .Glória ao Pai.
1 Justo e Salvador sublinham, por alusão ao mistério, as expressões « Justiça e Salvação » do texto de Isaias.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde; e socorrei-nos com grande força, para que, pelo auxílio de vossa graça, vosso benigno perdão apresse o benefício que os nossos pecados nos impedem de receber. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.
Leitura epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios I 4. 1-5
Todos os tesouros de doutrina e de vida, com que Deus presenteou os homens, são-nos distribuídos pelo ministério dos sacerdotes. São ele os responsáveis, perante Deus, da sua transmissão integral, e sobre nós incumbe o dever de os escutar e seguir, não esquecendo que, no último dia, Deus fará juízo severo e justo.
Irmãos: 1Assim nos julguem os homens, como a ministros do Cristo e administradores dos Mistérios de Deus. 2 Ora, exige-se dos administradores que cada qual seja fiel. 3A mim, no entanto, pouco se me dá, de ser julgado por vós ou por qualquer outro tribunal humano; nem, tão pouco, a mim mesmo me julgo. 4Embora em nada me sinta culpado, nem por isso me tenho por justificado: quem me julga é o Senhor. 5Portanto, não julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha. Ele trará à luz as coisas escondidas nas trevas, e manifestará os segredos dos corações; e, então, cada um terá de Deus o seu louvor.
Gradual / Salmo 144. 18-21
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
O Senhor está perto de todos os que O invocam: de todos os que O invocam com sinceridade. .Minha boca proclame o louvor do Senhor e toda carne bendiga o seu santo Nome.
Aleluia
« Aleluia » é um grito de júbilo, que significa: « louvai ao Senhor ».
Aleluia, aleluia. .Vinde, Senhor, e não tardeis; perdoai os crimes de Israel, vosso povo, Aleluia.
Evangelho segundo São Lucas 3. 1-6
Rigorosamente enquadrado no curso da História, o ministério de João Baptista precede imediatamente o de Jesus. É, por conseguinte, a abertura dos tempos messiânicos. A pregação do Precursor repete os próprios termos de Isaías, ao anunciar a vinda do Messias.
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, governando Pôncio Pilatos a Judéia; sendo Herodes, o tetrarca da Galiléia; seu irmão Felipe, o tetrarca da Ituréia e da província de Traconites; e Lisânias, o tetrarca da Abilínia; 2sendo Anás e Caifás, príncipes dos sacerdotes, foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João, filho de Zacarias. 3E veio por toda a região do Jordão, pregando o batismo da penitência para a remissão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5Todo vale se encherá, e todo monte e colina serão abaixados, os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos, e os ásperos, planos; 6e toda carne verá o Salvador enviado por Deus.2
2 Isaias 40. 3-5
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Lucas 1. 28, 42
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Ave, Maria, cheia de graça; o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.
Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon. É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Nós Vos suplicamos, Senhor, olhai benigno estes sacrifícios que ora Vos oferecemos, para que aproveitem à nossa devoção e à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Isaias 7. 14
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho; e o seu nome será Emanuel.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Tendo recebido estes Dons, Vos rogamos, Senhor, que com a frequente recepção deste Mistério, cresça em nós o efeito de nossa Redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
Eis que vem o salvador
Ponho-me aos pés de Jesus, meu Salvador, pedindo-Lhe que prepare Ele próprio o meu coração para a Sua próxima vinda.
1 — « Juntai todas as gentes, anunciai aos povos e dizei-lhes: eis que vem Deus, nosso Salvador » (BR.). A mensagem torna-se cada vez mais premente. Dentro de poucos dias, o Verbo de Deus feito carne manifestar-Se-à ao mundo. É preciso, pois, preparar um coração digno dEle.
A Encarnação do Verbo é a maior prova do infinito amor de Deus pelos homens. Bem a propósito, nos recorda a liturgia de hoje, aquelas grandiosas palavras: « Eu amei-te com um amor eterno; por isso, compadecido de ti, te atraí a Mim » (Jer. 31, 3). Sim, Deus amou o homem desde toda a eternidade e para o atrair a Si não hesitou enviar-lhe o « Seu Filho, em carne semelhante à do pecado » (Rom. 8. 3). É preciso ir ao encontro do amor que está prestes a aparecer, « encarnado », no doce Menino Jesus, com o coração todo cheio de amor, dilatado pelo amor; um amor fiel nas grandes e pequenas coisas, amor engenhoso que de tudo se vale para corresponder ao amor infinito de Deus. « Amor com amor se paga! » é o lema que fez os santos, que estimulou uma multidão de almas a uma maior generosidade.
Prepara-te para o Natal com este amor e nele permanece fiel porque, como diz São Paulo na Epístola de hoje, « o que se requer dos dispenseiros é que eles se encontrem fiéis » (I Cor. 4, 1-5).
2 — « Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas; todo o vale será cheio e todo o monte e colina será arrasado ». No Evangelho de hoje (Lc. 3, 1-6) eleva-se mais uma vez a voz do Batista, o grande pregador do Advento que nos convida a preparar « os caminhos do Senhor ».
É sobretudo um convite à humildade da qual João é arauto e modelo. Se bem que, por testemunho do próprio Jesus, ele seja « mais do que profeta... entre os nascidos das mulheres não veio ao mundo outro maior » (Mt. 11, 9 e 11), João não se considera mais que uma simples « voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor »; e declara batizar unicamente na água, pois virá um Outro que batizará no Espírito Santo, um Outro de quem se declara indigno de « desatar a correia dos sapatos » (Jo. 1, 23 e 27). A propósito da vinda do Salvador, acrescenta ainda: « convém que Ele cresça e que eu diminua » (Jo. 3, 30). A liturgia de hoje recolhe todos estes magníficos testemunhos do Batista, como para nos dar uma ideia concreta dos sentimentos de profunda humildade com que devemos aplanar, no nosso coração, « os caminhos do Senhor ». Se os vales, ou sejam, as nossas deficiências, podem ser cheias pelo amor, os montes e colinas, ou seja, as vãs pretensões do orgulho, deverão ser abatidas pela humildade. Um coração cheio de amor próprio e de soberba, não pode estar cheio de Deus e nele ficará muito pouco lugar para o doce Menino de Belém.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.

Calendário Semanal
25. Domingo – branco – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – 1a. classe, com oitava de 2a. classe.

15º Aniversário da Carta Autógrafa Ecclesiae Unitas do Santo Padre o Papa S. João Paulo II a Dom Licinio Rangel (2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário