sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Edição nº 295

« Liturgia Dominical »
Ano 6 – nº 295  11 de dezembro de 2016
† 3.º DOMINGO DO ADVENTO
rosa ou roxo – 1ª classe.
                              « O anjo S. Gabriel anuncia a Maria que, sob a ação do Espírito Santo,
                                                         o Salvador vai nela fazer-se carne. »
Intróito / Filipenses 4. 4-6; Salmo 84. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Regozijai-vos sempre no Senhor. Ainda uma vez vos digo: regozijai-vos. Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens, porque, o Senhor está perto. De nada vos inquieteis, mas, em qualquer tempo, apresentai a Deus os vossos pedidos. Sl. Abençoastes, Senhor, a vossa terra; reconduzistes a Jacó do cativeiro. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Nós Vos rogamos, Senhor, inclinai os vossos ouvidos às nossas preces, e pela graça de vossa visita, iluminai o nosso espírito. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.
Leitura epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses 4. 4-7
A certeza da salvação, que se avizinha, deve conferir aos cristãos, em face das contingências deste mundo, uma paz e moderação, cuja nota dominante seja uma alegria profunda.
Irmãos: 4Regozijai-vos sempre no Senhor. Ainda uma vez vos digo: regozijai-vos. 5Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens; o Senhor está perto. 6De nada vos inquieteis; mas, em toda oração e súplica, dando graças, apresentai a Deus os vossos pedidos. 7E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde os vossos corações e os vossos espíritos no Cristo Jesus, Senhor nosso.
Gradual / Salmo 79. 2-3
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Vós, Senhor, que estais assentado acima dos Querubins, manifestai o vosso poder e vinde. . Atendei, Vós que governais a Israel, e conduzis a José como um pastor a ovelha.
Aleluia / Salmo 79. 3
« Aleluia » é um grito de júbilo, que significa: « louvai ao Senhor ».
Aleluia, aleluia. . Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde, para que sejamos salvos. Aleluia.
Evangelho segundo São João 1. 19-28
A expectativa do Messias tornara-se impaciente e João Baptista teve de se defender do rumor que fazia crer o era ele mesmo. Isso deu-lhe ensejo de revelar às multidões o Cristo que ignoravam e desligá-las da sua pessoa para as conduzir a Ele.
Naquele tempo, 19os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas a João, para lhe perguntar: Quem és tu? 20Ele confessou e não negou. E confessou: Eu não sou o Cristo. 21E perguntaram-lhe: Então, quem és? És tu Elias1? Ele respondeu: Não sou. És tu o Profeta2? Ele repetiu: Não. 22Disseram-lhe, então: Quem és, pois, para respondermos aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? 23E [João] respondeu-lhes: Eu sou a voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías (40, 3). 24Ora, os enviados eram da seita dos fariseus. 25E fizeram-lhe esta pergunta: Por que, então batizas tu, se não és o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? 26Respondeu-lhes João, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós está Um que vós não conheceis. 27Este é O que virá depois de mim, que era antes de mim e de quem não sou digno de desatar a correia dos sapatos. 28Isto se deu em Betânia, além do Jordão, onde João batizava.
1 Elias devia voltar, « em espírito », para preparar os caminhos do Senhor.
2 Baseados no Deuteronômio 18. 15, pensavam os Judeus que um « profeta » havia de preceder o Messias: talvez Moisés voltasse com Elias. Na realidade, era no próprio Cristo, novo Moisés, que a promessa do Deuteronômio devia encontrar plena realização. Ver acima o que se disse acerca dos pontos de contato entre Moisés e o Messias.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 84. 2-3
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Abençoastes, Senhor, a vossa terra; reconduzistes a Jacó do cativeiro; perdoastes a iniquidade de vosso povo.
Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon. É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Fazei, Vos suplicamos, Senhor, que sempre Vos imolemos a hóstia de nossa devoção, a fim de que produza o efeito para o qual instituístes este sagrado Mistério. E opere maravilhosamente em nós vossa obra de salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Isaias 35. 4
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Dizei: Pusilânimes, confortai-vos e não temais: eis que o nosso Deus virá e nos salvará.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Imploramos, Senhor, a vossa clemência para que este Remédio divino, purificando-nos dos nossos pecados, nos prepare para as festas que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O senhor está perto
O Senhor aproxima-Se cada vez mais da minha alma, convidando-me com a Sua graça: também eu quero aproximar-me dEle, reavivando os meus desejos e a minha fé.
1 — « Nós Vos esperamos, Senhor; o Vosso nome e a Vossa memória são o desejo da nossa alma. Minha alma deseja-Vos de noite e o meu espírito busca-Vos desde a manhã » (BR).
Se tu também, alma consagrada, te preparas para comemorar a Encarnação do Verbo por meio desta vigilante e amorosa espera, ressoará hoje mais jubilosa que nunca, aos teus ouvidos, a boa nova: « o Senhor está perto, vinde, adoremo-lO! » Toda a liturgia deste dia te convida a gozar da proximidade do Redentor: « alegrai-vos incessantemente no Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos... O Senhor está perto! » Assim começa a Santa Missa de hoje e o mesmo repete a Epístola (Fil. 4,4-7). O motivo da alegria é só este: « O Senhor está perto! ». Para a alma que, com sinceridade e empenho, com vivo desejo e amor, espera e procura somente a Jesus, um só pode ser o motivo da sua alegria: saber que Jesus está perto, cada vez mais perto. Também S. Paulo nos exorta a não ter outros desejos: « o Senhor está perto, não vos inquieteis com nada... A paz de Deus, que está acima de todo o entendimento, guarde os vossos corações ».
Quanto mais a alma concentra em Deus os seus desejos e afetos, tanto mais livre se sente das preocupações terrenas; já não se perturba com coisa alguma, porquanto sabe que uma só coisa é necessária: « buscar a Deus » e em Deus achará tudo o que precisar. Por isso, a proximidade do Senhor é para ela fonte, não só de viva alegria, mas também de paz: nEle tem tudo, Deus lhe basta.
2 - « O Senhor está no meio de vós »: é a segunda alegre mensagem da liturgia do dia que nos é dirigida no Evangelho de hoje (Jo. 1. 19-28), pela boca do Batista. « No meio de vós está quem vós não conheceis ». João dirigia estas palavras aos judeus que não conheciam Jesus, o qual, apesar de não Se lhes ter manifestado com milagres, já vivia entre eles há trinta anos. O Batista ­— homem de fé — apontava-O com plena certeza.
As suas palavras também valem para nós, também no meio de nós Jesus está presente; presente nos Seus tabernáculos pela Eucaristia, presente nas nossas almas pela graça. Mas quem O conhece? Somente o que crê. Reaviva, pois, a tua fé, porque na medida em que acreditares, acharás e conhecerás a Jesus. Às vezes Ele esconde-Se do teu olhar interior, parecendo que já não Se quer deixar encontrar nem sentir; é então o momento de redobrar a fé, de caminhar « em fé nua ». « Bem-aventurados os que não viram e creram » (Jo. 20, 29). Tal foi a fé de São João Batista que não tinha visto os milagres de Jesus, e, apesar disso, acreditara. Tal foi a fé de Maria Santíssima a que alude a antífona das Vésperas de hoje: « Bem-aventurada sois, ó Maria, porque crestes no Senhor: tudo o que foi dito se cumprirá em Vós ». Também a Virgem viveu de fé: teve de crer nas palavras do Anjo e, ao aceitar ser Mãe de Deus, teve de ir ao encontro de um mistério que não compreendia. Maria, porém, acreditou e, devido à Sua fé, cumpriram-se nEla as palavras de Deus. O mesmo te acontecerá a ti: se tens fé em Deus e nas Suas promessas, verás que se cumprirão as tuas esperanças e poderás realizar o teu ideal de íntima união com Deus.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.
Calendário
12. segunda-feira – branco – Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina – 1a. classe.
16. SEXTA-FEIRA DAS QUATRO TÊMPORAS – roxo – 2.a classe.
Começa a Novena do Santo Natal.
14.o aniversário de falecimento do 1.o Bispo Administrador Apostólico Dom Licinio Rangel (V 2002).
Na Igreja Principal: a Missa de Réquiem com absolvição por alma de D. Licinio se transfere para o primeiro dia não impedido, que será dia 3 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário