sábado, 26 de novembro de 2016

Edição nº 292

« Liturgia Dominical »
Ano 6 – nº 292  27 de novembro de 2016
† 1.º DOMINGO DO ADVENTO
roxo – 1ª classe.


Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e
erguei vossas cabeças, porque, se aproxima a vossa redenção. Ev.



Novembro mês das Almas.

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
E entre os resplendores da luz perpétua, descansem em paz. Amém.

dia 29 começa a Novena da Imaculada Conceição.

Intróito / Salmo 24. 1-4
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
A Vós elevo a minha alma; ó meu Deus, em Vós confio; não serei envergonhado. Não se riam de mim os meus inimigos, porque, todos os que em Vós esperam não serão confundidos. Sl. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Manifestai, Senhor, Vos pedimos, o vosso poder e vinde para que, por vossa proteção, mereçamos ser libertados dos perigos a que os nossos pecados nos expõem, e ser salvos por vossa mão libertadora. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais com Deus Pai em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 13.  11-14
A primeira geração cristã vivia, mais do que nós, na expectativa da vinda gloriosa do Senhor; contudo, a vida cristã de cada dia, preparando-nos para ela, aí vai haurir toda a sua razão de ser.
Irmãos: 11Sabeis que já é hora de despertarmos do sono, pois, a salvação está agora mais perto de nós, do que quando abraçamos a fé. 12A noite vai avançada e o dia [do Cristo] aproxima-se. Renunciemos, portanto, às obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. 13Caminhemos honestamente como quem anda em plena luz, não em excessos de comida ou de bebida, não em dissoluções e impurezas, nem em contendas e emulações. 14Pelo contrário, revesti-vos1 do Senhor Jesus Cristo.
1 Expressão que lembra outras do Antigo Testamento: revestir-se de pudor, de temor, de justiça...; não exteriormente, como quem veste um fato, mas por uma autêntica transformação interior.
Gradual / Salmo 24. 3-4
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Todos os que em Vós esperam, Senhor, não serão confundidos. . Indicai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
Aleluia / Salmo 84. 8
Aleluia, aleluia. . Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia, e dai-nos a vossa salvação. Aleluia.
Evangelho segundo São Lucas 21. 25-33
Os sinais precursores do fim dos tempos serão também os da nossa libertação e da vinda do Reino: «  O próprio Deus viverá com eles. Enxugar-lhes-á as lágrimas e não haverá mais nem morte, nem luto, nem gemidos, nem dor, porque a existência primeira terá findado » (Apocalipse 21.4)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra consternação dos povos por causa da confusão do bramido do mar e das ondas, 26mirrando-se os homens de susto, na expectativa do que sobrevirá a todo o orbe, porque, os poderes dos céus2 se abalarão. 27Então, ver-se-á o Filho do homem vindo sobre uma nuvem com grande poder e majestade. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e erguei vossas cabeças, porque, se aproxima a vossa redenção. 29E contou-lhes, depois, uma parábola: Vede a figueira e as demais árvores; 30quando começam a dar fruto, sabeis que o verão está perto. 31Assim também, quando virdes que se realizam estas coisas, sabei que perto está o Reino de Deus. 32Em verdade, vos digo que não passará esta geração, sem que isto aconteça. 33Passará o céu e a terra, porém, as minhas palavras não passarão.
2 Os astros.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 24. 1-3
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
A Vós elevo a minha alma; ó meu Deus, em Vós confio; não serei envergonhado. Não se riam de mim os meus inimigos, porque, todos os que em Vós esperam, não serão confundidos.
Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Fazei, Senhor, que, purificados pela poderosa força destas santas ofertas, mereçamos chegar mais puros Àquele que é delas o princípio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Salmo 84.13
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
O Senhor dará a sua bênção, e nossa terra dará o seu fruto.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Fazei, Senhor, que possamos receber a vossa misericórdia no meio de vosso templo, a fim de nos prepararmos com o devido respeito para a solenidade de nossa redenção que se aproxima. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O senhor vem de longe
O Senhor está prestes a chegar. Ponho-me na Sua presença para sair ao Seu encontro com todo o ardor da minha vontade.
1 — « Eis o nome do Senhor que vem de países distantes... Olhando ao longe, vejo o poder de Deus que aí vem... Ide ao Seu encontro e dizei-lhe: Declarai-nos se Vós sois Aquele que há de reinar... » — diz a liturgia do dia: Depois como que em resposta, faz-nos este convite: « Vinde, adoremos o Rei, o Senhor que está para chegar... » (BR.)
Esta vinda foi esperada durante séculos e séculos, anunciada pelos profetas, desejada pelos justos, que não puderam contemplar a sua aurora. Em cada novo Advento, a Igreja comemora e renova esta espera, manifestando as suas ânsias pelo Salvador que há de vir. Porém, o antigo anelo que unicamente se fundava na esperança, transformou-se em desejo confiante, que se apoia na consoladora realidade da redenção já efetuada. Cumprida esta historicamente, há vinte séculos, deve atualizar-se e renovar-se todos os dias, na alma cristã, como uma realidade cada vez mais profunda e completa. O espírito litúrgico do Advento, ao comemorar a grande expectativa dos séculos, que invocaram o Redentor, quer preparar-nos para a celebração do mistério do Verbo feito carne, mediante a esperança íntima e pessoal duma nova vinda de Cristo a cada uma das nossas almas. Vinda que se realiza por meio da graça e que, à medida que esta se desenvolve e amadurece, se torna mais abundante e mais avassaladora a ponto de transformar a alma num alter Christus. O Advento é tempo de esperança, tempo de anelante aspiração pelo Redentor. « Mandai, ó céus, lá do alto o vosso orvalho e que as nuvens chovam o justo! » (BR.)
2 — Na Epístola do dia, (Rom. 13, 11-14), São Paulo exorta-nos: « É já hora de nos levantarmos do sono ». No Advento, « primavera » da Igreja, devemos despertar para dar novos frutos de santidade; e desde já o Apóstolo nos indica qual deve ser o fruto principal do Advento: « Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz... Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo ». Se as nossas almas se encontram um pouco adormecidas no serviço do Senhor, é justamente o momento de despertar para uma vida nova, de nos despojarmos generosamente das nossas misérias e fraquezas, a fim de « nos revestirmos de Jesus Cristo », ou seja, da Sua santidade. Para nos ajudar a alcançar este fim, Jesus estimula-nos por meio da lembrança da Sua doce vinda como Redentor e vem ao nosso encontro com a Sua graça: é a misericórdia infinita que desce até nós.
Por outro lado, a Igreja, no Evangelho de hoje, (Lc. 21, 25-33), oferece à nossa consideração a vinda final de Jesus Cristo como Juiz supremo: « Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande poder e majestade ». Vinda de amor a Belém, vinda de graça às nossas almas, vinda de justiça no fim dos séculos; tríplice vinda de Cristo, síntese do Cristianismo, convite a uma espera vigilante e confiada: « Olhai e levantai as vossas cabeças, porque está próxima a vossa redenção ».
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário