terça-feira, 11 de outubro de 2016

Edição nº 285

« Liturgia Dominical »
Ano 6 – nº 285  12 de outubro de 2016
† Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Padroeira Principal do Brasil
branco – 1ª classe.
Hoje, dia 12, em Aparecida, Calheiros, Peregrinação e encerramento do Rosário da Penitência, « o  Rosário da madrugada ».

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.

Intróito / Isaías 61. 10 Salmo 29. 2
        O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
            Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Rejubilará no Senhor o meu coração e a minha alma exultará de alegria no meu Deus, porque me adornou com galas de salvação e me cobriu com um manto de justiça, como esposa ornada com os seus colares. Sl. Louvar-Vos-ei, Senhor, porque me recebestes, e não consentistes que zombassem de mim os que me queriam mal. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
        Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
            Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Ó Deus, que derramastes os dons da vossa graça sobre os vossos servos por intermédio da imaculada Mãe do vosso Unigênito, concedei propício a graça de alcançarem os prêmios celestes, coadjuvados pelos rogos maternos, àqueles que na terra celebram os seus louvores. Pelo mesmo Nosso Senhor.
Leitura extraída do livro do Apocalipse S. João 12. 1, 5, 14-16
Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
1Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, que tinha a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. 5E deu à luz um filho varão, que havia de reger todas as gentes com vara de ferro; e seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. 14E foram dadas à mulher duas asas duma grande águia, para voar com destino ao deserto ao lugar do seu retiro. 15E a serpente lançou da sua boca atrás da mulher, água como um rio, para fazer que ela fosse arrebatada da corrente. 16Porém a terra ajudou a mulher e abriu a sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha vomitado.
Gradual / Judite 13. 23*; 15. 10
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Bendita és, Virgem Maria, pelo Senhor, Deus excelso, sobre todas as mulheres da terra. . Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, tu és o orgulho do nosso povo.
Aleluia / Cântico 4. 7*
Aleluia, aleluia. . Toda és formosa, ó Maria, em ti não há mácula original. Aleluia.
Evangelho segundo São Lucas 1. 26-28
Da bela perícope* de S. Lucas, que refere a Anunciação, escolheu a Igreja, para hoje, a saudação do anjo, para no-la colocar nos lábios e nos ouvidos a meditar-lhe toda a profundidade do sentido.
* Porção considerável de um texto que se corta para servir de prova ou para outro fim.
Naquele tempo: 26Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma Virgem desposada com um varão, que se chamava José, da casa de David. O nome da Virgem era Maria. 28Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: « Deus te salve, cheia de graça1! O Senhor é contigo: Bendita és tu entre as mulheres! »
1.      Literalmente: Tu que hás sido e te conservas objeto das mercês divinas.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Ofertório / Lucas 1. 28
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, aleluia.
Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Aceitai, Senhor, a hóstia salutar que na Solenidade da Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria Vos oferecemos, e fazei com que, proclamando-a isenta de toda mácula em virtude da prevenção da vossa graça, possamos libertar-nos, por sua intercessão, do jugo de nossas culpas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
De ti se disseram coisas gloriosas, ó Maria, porque operou em ti maravilhas o Deus omnipotente.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Que o sacramento, Senhor, que recebemos, repare em nós os danos do pecado, de que, por especial privilégio, isentaste a Conceição Imaculada da bem-aventurada Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
A Rainha, a Soberana jurada.
Que veio tomar posse de seu reino, que foi aceita entre juramentos inquebráveis, que tem amado seu povo. Aquela a quem amamos como nenhuma outra Soberana jamais nunca foi estremecida.
Rainha, por todos os títulos.
Os corações A escolheram, os príncipes A aclamaram, Roma no-La deu por Padroeira, especial junto de Deus, as consagrações populares A exaltaram no mais sólido dos tronos.
O Santo Padre falou também.
Pela suavidade firme daquele excepcional Pio X, que promoveu em 1904 a Coroação Solene da Senhora Aparecida, numa das mais gloriosas festas que se realizaram em nossa terra.
Bento XV, no bicentenário da Imagem concedeu, por todo o ano de 1917, a indulgência Plenária em forma de jubileu.
Pio XI, em 1930 assinou o Decreto Pontifício que constituiu e declarou a beatíssima Virgem Maria sob o título de Aparecida, Padroeira Principal do Brasil perante Deus.
Pio XII, em 1958, elevou à dignidade de Arquidiocese a pequenina Aparecida, constituindo-a Capital Espiritual do Brasil.
E o coração da gente brasileira aclamou a Rainha.
Na coroação de 1904 e em todas as suas festas. Nas romarias e comemorações do Segundo Centenário, em 1917. No piedosíssimo Congresso Mariano de Aparecida, em 1929. Na soleníssima Consagração, na Esplanada do Castelo no Rio de Janeiro, em 1931. Na inolvidável Noite de Nossa Senhora, na Praça da Sé, em São Paulo, ano de 1945. No pomposo Congresso da Padroeira do Brasil, setembro de 1954, na colina histórica do Ipiranga. No insuperável Congresso Eucarístico internacional do Rio de Janeiro, em julho de 1955.
Príncipes e Papas, filhos e vassalos A proclamaram Soberana.
O Brasil lhe jurou fidelidade.
Há de mantê-la, com sangue das veias, com o escudo do coração, na vida e na morte.
Porque o Brasil tem duas joias de Paraíso.
No Céu, o Cruzeiro do Sul.
Na Terra, a Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário