sábado, 30 de maio de 2015

Dóminus 208

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 4 - Edição nº 208
31 de maio de 2015.
X 1º Domingo depois de Pentecostes
FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
 "Eu Vos dou graças, ó Deus, Trindade una e verdadeira. Divindade una e suprema, santa e única Unidade" (BR).
  "Ide, pois, ensinai a todos os povos, e batizai-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." Ev.
     Quinta-feira, dia 4 de junho – FESTA DE CORPUS CHRISTI – É dia santo de guarda, de modo que há obrigação grave de assistir Missa.
Intróito / Tobias 12. 6; Salmo 8. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo
Bendita seja a Trindade santa e a Unidade indivisa. Louvemo-la, porque foi misericordiosa para conosco. Sl. Ó Senhor, Senhor nosso, como é admirável o vosso Nome em toda a terra. . Glória ao Pai
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Onipotente e eterno Deus, que concedestes a vossos servos conhecer na confissão da verdadeira fé a glória da eterna Trindade, e adorar a sua Unidade no poder da Majestade, fazei, Vos pedimos que, pela firmeza desta mesma fé, sejamos protegidos contra todas as adversidades. Por Nosso Senhor.
& Leitura de São Paulo Apóstolo aos Romanos 11. 33-36
Os planos de Deus são impenetráveis e muito acima dos nosso pensamentos. Mais impenetrável ainda é o mistério da Santíssima Trindade, de que sabemos somente que, numa incomparável unidade, Deus é simultaneamente Pai, Filho e Espírito Santo.
Ó profundidade das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus! Como são incompreensíveis os seus juízos e imperscrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem Lhe deu primeiro alguma coisa para que tenha de receber em troca? Porque, d'Ele, e por Ele, e n'Ele, são todas as coisas. A Ele seja dada a glória por todos os séculos. Amém.  
Gradual / Daniel 3. 55-56
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

Bendito sois, Senhor, que sondais os abismos e Vos assentais acima dos Querubins. . Bendito sois Vós, Senhor, no firmamento do céu e digno de louvor por todos os séculos.
Aleluia / Daniel 3. 52
Aleluia, aleluia. . Bendito sois, Senhor, Deus de nossos pais; e digno de louvor por todos os séculos. Aleluia.
& Evangelho segundo São Mateus 28. 18-20
Incorporando-nos em Cristo, o batismo torna-nos participantes da vida filial, que é a sua, no seio da Santíssima Trindade. Consagra-nos às três Pessoas Divinas e transforma-nos, no mais íntimo do ser, para, unidos a Cristo, nos associar ao mistério da sua vida.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Todo o poder me foi dado no céu e na terra. Ide, pois, ensinai a todos os povos, e batizai-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; e ensinai-lhes a observar tudo o que vos mandei. E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Tobias 12. 6
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Bendito seja Deus, o Pai, e o Filho Unigênito de Deus, e também o Espírito Santo, pois, foi misericordioso para conosco.
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Nós Vos rogamos, Senhor, nosso Deus, santificai pela invocação de vosso santo Nome esta hóstia que Vos oferecemos, e fazei que, por ela, sejamos nós mesmos para Vós uma oblação para a eternidade. Por Nosso Senhor.
Communio / Tobias 12. 6
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Bendizemos o Deus do céu, e O louvaremos perante todos os viventes, pois foi misericordioso para conosco.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Fazei, Senhor, nosso Deus, que a recepção deste Sacramento e a confissão da eterna e Santa Trindade e de sua mesma indivisa Unidade, nos aproveitem para a salvação da alma e do corpo. Por Nosso Senhor.
Meditação
Festa da Santíssima Trindade.
1 — Desde o Advento até hoje a Igreja levou-nos a considerar as magníficas manifestações da misericórdia de Deus para com os homens: a Encarnação, a Redenção e o Pentecostes; agora dirige os nossos olhares para a fonte de tais dons, a Ssma. Trindade, da qual tudo provém, de modo que brota espontaneamente dos lábios o hino de reconhecimento expresso no Intróito da Missa: "Bendita seja a Santíssima Trindade e a Sua indivisível Unidade. Cantemos-Lhe louvores pela sua misericórdia para conosco." Misericórdia de Deus Pai "que amou de tal maneira o mundo que lhe enviou o Seu Unigênito" (cfr. Jo. 3,16); misericórdia de Deus Filho que, para nossa redenção, encarnou e morreu na cruz; misericórdia do Espírito Santo que Se dignou descer aos nossos corações para nos comunicar a caridade de Deus, para nos tornar participantes da vida divina. Muito a propósito a Igreja inseriu no Ofício Divino de hoje a bela antífona de inspiração paulina: "Caritas Pater est, gratia Filius, communactio Spiritus Sanctus, o beata Trinitas!"; o Pai é caridade, o Filho é graça e o Espírito Santo é a comunicação, quer dizer, a caridade do Pai e a graça do Filho são-nos comunicadas pelo Espírito Santo que as derrama nos nossos corações. Não se poderia sintetizar melhor a maravilhosa obra da Trindade a favor das nossas almas. O Ofício Divino e a Missa do dia são, na verdade, um hino de louvor e de agradecimento à Ssma. Trindade, são como que um Gloria Patri e um Te Deum prolongados. E estes dois hinos, um na sua compêndiosa brevidade, e outro na sua majestosa sucessão de louvores, são verdadeiramente os hinos do dia destinados a despertar nos nossos corações um eco profundo de louvor, de ação de graças e de adoração.
2 — A festa de hoje leva-nos a louvar e a engrandecer a Ssma. Trindade, não só pelas imensas misericórdias que tem concedido aos homens, mas também e sobretudo em Si mesma e por Si mesma. Pelo Seu Ser supremo que jamais teve princípio e jamais terá fim; pelas Suas perfeições infinitas, pela Sua majestade, beleza e bondade essenciais; pela sublime fecundidade de vida, pela qual o Pai incessantemente gera o Filho e do Pai e do Filho procede o Espírito Santo (todavia o Pai não é anterior nem superior ao Verbo, nem o Pai e o Verbo são anteriores ou superiores ao Espírito Santo, mas as três Pessoas divinas são coeternas e iguais entre si); pela divindade e por todas as perfeições e atributos divinos que são únicos e idênticos no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O que pode dizer e compreender o homem em face de um tão sublime mistério? Nada! No entanto, aquilo que sabemos é certo, porque o mesmo Filho de Deus «o Unigênito que está no seio do Pai, Ele mesmo é que o deu a conhecer» (Jo. 1, 18); mas o mistério é tão sublime e superior à nossa compreensão que não podemos senão inclinar a cabeça e adorar em silêncio. «Ó profundidade das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus; quão incompreensíveis são os Seus juízos e imperscrutáveis os Seus caminhos!», exclama S. Paulo na Epístola do dia (Rom. 11, 33-36), ele que «tendo sido arrebatado ao terceiro céu» não soube nem pôde dizer outra coisa senão que ouviu «palavras inefáveis que não é lícito a um homem proferir» (II Cor. 12, 2-4). Em presença do altíssimo mistério da Trindade, sente-se realmente que o mais belo louvor é o silêncio da alma que adora, reconhecendo-se incapaz de exprimir um louvor adequado à Majestade divina.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967

Nenhum comentário:

Postar um comentário