sábado, 20 de dezembro de 2014

Dóminus 182

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico - Ano 4 - Edição nº 182
X 4.o DOMINGO DO ADVENTO
21 de dezembro de 2014
Image and video hosting by TinyPic
Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ev."

Ponho-me aos pés de Jesus, meu Salvador, pedindo-Lhe que prepare Ele próprio o meu coração para a Sua próxima vinda.

A Santa Missa é transmitida todos os Domingos,
às 7 horas da manhã, pela Rádio Bom Jesus AM
Intróito / Isaias 45. 8; Salmo 18. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Derramai, ó céus, das alturas o vosso orvalho e as nuvens façam chover o Justo: abra-se a terra e faça nascer o Salvador. Sl. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. ℣.Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde; e socorrei-nos com grande força, para que, pelo auxílio de vossa graça, vosso benigno perdão apresse o benefício que os nossos pecados nos impedem de receber. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.
& Leitura epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios I 4. 1-5
Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento.
As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Irmãos: Assim nos julguem os homens, como a ministros do Cristo e administradores dos Mistérios de Deus. Ora, exige-se dos administradores que cada qual seja fiel. A mim, no entanto, pouco se me dá, de ser julgado por vós ou por qualquer outro tribunal humano; nem, tão pouco, a mim mesmo me julgo. Embora em nada me sinta culpado, nem por isso me tenho por justificado: quem me julga é o Senhor. Portanto, não julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha. Ele trará à luz as coisas escondidas nas trevas, e manifestará os segredos dos corações; e, então, cada um terá de Deus o seu louvor.
Gradual / Salmo 144. 18-21
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
O Senhor está perto de todos os que O invocam: de todos os que O invocam com sinceridade. ℣.Minha boca proclame o louvor do Senhor e toda carne bendiga o seu santo Nome.
Aleluia
"Aleluia" é um grito de júbilo, que significa: "louvai ao Senhor".
Aleluia, aleluia. ℣.Vinde, Senhor, e não tardeis; perdoai os crimes de Israel, vosso povo, Aleluia.
& Evangelho segundo São Lucas 3. 1-6
Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.
No décimo quinto ano do império de Tibério César, governando Pôncio Pilatos a Judéia; sendo Herodes, o tetrarca da Galiléia; seu irmão Felipe, o tetrarca da Ituréia e da província de Traconites; e Lisânias, o tetrarca da Abilínia; sendo Anás e Caifás, príncipes dos sacerdotes, foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João, filho de Zacarias. E veio por toda a região do Jordão, pregando o batismo da penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e todo monte e colina serão abaixados, os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos, e os ásperos, planos; e toda carne verá o Salvador enviado por Deus.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Lucas 1. 28, 42
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Ave, Maria, cheia de graça; o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon. É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Nós Vos suplicamos, Senhor, olhai benigno estes sacrifícios que ora Vos oferecemos, para que aproveitem à nossa devoção e à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Isaias 7. 14
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho; e o seu nome será Emanuel.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Tendo recebido estes Dons, Vos rogamos, Senhor, que com a frequente recepção deste Mistério, cresça em nós o efeito de nossa Redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
Eis que vem o salvador
1 «Juntai todas as gentes, anunciai aos povos e dizei-lhes: eis que vem Deus, nosso Salvador» (BR.). A mensagem torna-se cada vez mais premente. Dentro de poucos dias, o Verbo de Deus feito carne manifestar-Se-à ao mundo. É preciso, pois, preparar um coração digno dEle.
A Encarnação do Verbo é a maior prova do infinito amor de Deus pelos homens. Bem a propósito, nos recorda a liturgia de hoje, aquelas grandiosas palavras: «Eu amei-te com um amor eterno; por isso, compadecido de ti, te atraí a Mim» (Jer. 31, 3). Sim, Deus amou o homem desde toda a eternidade e para o atrair a Si não hesitou enviar-lhe o «Seu Filho, em carne semelhante à do pecado» (Rom. 8. 3). É preciso ir ao encontro do amor que está prestes a aparecer, «encarnado», no doce Menino Jesus, com o coração todo cheio de amor, dilatado pelo amor; um amor fiel nas grandes e pequenas coisas, amor engenhoso que de tudo se vale para corresponder ao amor infinito de Deus. «Amor com amor se paga!» é o lema que fez os santos, que estimulou uma multidão de almas a uma maior generosidade.
Prepara-te para o Natal com este amor e nele permanece fiel porque, como diz São Paulo na Epístola de hoje, «o que se requer dos dispenseiros é que eles se encontrem fiéis» (I Cor. 4, 1-5).
2 «Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas; todo o vale será cheio e todo o monte e colina será arrasado». No Evangelho de hoje (Lc. 3, 1-6) eleva-se mais uma vez a voz do Batista, o grande pregador do Advento que nos convida a preparar «os caminhos do Senhor».
É sobretudo um convite à humildade da qual João é arauto e modelo. Se bem que, por testemunho do próprio Jesus, ele seja «mais do que profeta... entre os nascidos das mulheres não veio ao mundo outro maior» (Mt. 11, 9 e 11), João não se considera mais que uma simples «voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor»; e declara batizar unicamente na água, pois virá um Outro que batizará no Espírito Santo, um Outro de quem se declara indigno de «desatar a correia dos sapatos» (Jo. 1, 23 e 27). A propósito da vinda do Salvador, acrescenta ainda: «convém que Ele cresça e que eu diminua» (Jo. 3, 30). A liturgia de hoje recolhe todos estes magníficos testemunhos do Batista, como para nos dar uma ideia concreta dos sentimentos de profunda humildade com que devemos aplanar, no nosso coração, «os caminhos do Senhor». Se os vales, ou sejam, as nossas deficiências, podem ser cheias pelo amor, os montes e colinas, ou seja, as vãs pretensões do orgulho, deverão ser abatidas pela humildade. Um coração cheio de amor próprio e de soberba, não pode estar cheio de Deus e nele ficará muito pouco lugar para o doce Menino de Belém.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.
Calendário Semanal
25. X quinta-feira – branco – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – 1a. classe, com oitava de 2a. classe.
13o. Aniversário da Carta Autógrafa Ecclesiae Unitas do Santo Padre o Papa João Paulo II a Dom Licinio Rangel (2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário