sábado, 6 de dezembro de 2014

Dóminus 179


Dóminus"O Senhor"

Dóminus eletrônico ­- Ano 4 - Edição nº 179

X 2.º DOMINGO DO ADVENTO
 7 de dezembro de 2014
Image and video hosting by TinyPic 

Ponho-me diante de Jesus Sacramentado para ouvir o Seu duplo convite à confiança e à penitência de que nos fala a liturgia de hoje.

Intróito / Isaias 30. 30 Salmo 74. 2

O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.

Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.

Povo de Sião, eis que o Senhor virá para salvar as nações; e o Senhor fará ouvir a glória de sua voz, para alegria de vosso coração. Sl. Vós, que governais a Israel, escutai; Vós, que conduzis a José como um pastor a ovelha. . Glória ao Pai.

Oração (Colecta)

Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.

            Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.

Excitai, Senhor, os nossos corações para prepararmos os caminhos do vosso Unigênito, a fim de que, por sua vida, mereçamos servir-Vos, com as nossas almas purificadas. Ele que, sendo Deus, convosco vive.

& Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos 15.  4-13

Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.

Irmãos: Tudo o que está escrito foi escrito para nosso ensinamento, para que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos dê que tenhais entre vós sentimentos segundo Jesus Cristo, para que, unânimes, a uma voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, socorrei uns aos outros, como também o Cristo vos acolheu para glória de Deus. Digo-vos, pois, que Jesus Cristo foi o ministro da circuncisão, em testemunho da fidelidade de Deus, e em ratificação das promessas feitas a nossos pais. Quanto aos gentios, que também glorifiquem a Deus em sua misericórdia, como está escrito: Por isso confessar-Vos-ei entre os povos, Senhor, e cantarei hinos a vosso Nome. Alhures, está ainda escrito: Alegrai-vos, nações, com o seu povo. E ainda: Louvai ao Senhor, todos os povos: celebrai-O, todas as nações. E também diz Isaías: Sairá uma raiz de Jessé e as nações esperarão n'Aquele que dela se levantará para regê-las. O Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz em vossa fé; para que sejais riquíssimos da esperança e da virtude do Espírito Santo.

Gradual / Salmo 49. 2-3, 5

Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

De Sião irradia o esplendor de sua formosura. Deus aparecerá visivelmente. . Congregai diante d'Ele os Santos que fizeram aliança para Lhe oferecer sacrifícios.

Aleluia / Salmo 121. 1

Aleluia, aleluia. . Alegrei-me com o que me foi dito: iremos para a casa do Senhor. Aleluia.

& Evangelho segundo São Mateus 11. 2-10

Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.

Naquele tempo, ouvindo João, no cárcere, as obras do Cristo, enviou dois dos seus discípulos a dizer-Lhe: És Tu o que há de vir, ou devemos esperar por outro? E respondendo, Jesus lhes disse: Ide repetir a João o que ouvistes e vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados e bem-aventurado é aquele que de Mim não se escandalizar. E quando eles partiram, começou Jesus a falar ao povo acerca de João: Que saístes a ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? Mas, que saístes a ver? Um homem vestido suntuosamente? Ora, os que vestem roupas finas habitam os palácios dos reis. Então, que saístes a ver? Um Profeta? Sim, eu vos digo, e vistes mais que um Profeta. Porque, este é de quem está escrito: Eis que envio diante de tua face o meu Mensageiro, que preparará o teu caminho adiante de ti.

Pregação

Divulgação:



CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.

Ofertório / Salmo 84. 7-8

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.

Ó Deus, voltando-Vos para nós, dar-nos-eis vida nova, e em Vós se alegrará o vosso povo. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia, e dai-nos a vossa salvação.

Secreta

É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.

Nós Vos suplicamos, Senhor, que Vos aplaqueis com as nossas humildes preces e sacrifícios e que o socorro de vossos auxílios supra a falta de nossos méritos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Communio / Baruque 5. 5; 4. 36;

Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.

Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.

Jerusalém, levanta-te e firma-te no alto, e vê o gozo que te virá de teu Deus.

Postcommunio

Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.

Saciados, Senhor, com o Alimento espiritual, humildemente Vos suplicamos que, pela participação deste Mistério, nos ensineis a desprezar os bens terrestres e amar os celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditação

O senhor Virá depressa

1 Depois de termos considerado o sublime programa de santificação a que todos devemos tender, é muito consolador meditar nos magníficos textos da liturgia de hoje: são um convite à plena confiança no auxílio divino. «Depressa virá a tua salvação; porque te consomes de tristeza?... Salvar-te-ei e livrar-te-ei, não temas... Como uma mãe consola seus filhos, assim eu vos consolarei a vós, diz o Senhor.» (BR.) O Senhor não nos quer na ansiedade e no desânimo. Se Ele nos propõe um caminho sublime de santidade, não nos deixa sós, mas está conosco para ser o nosso auxílio e sustentáculo.

A Missa do dia põe em evidência como Jesus não vem somente para o povo de Israel, para um número escasso de eleitos, mas para todos, até mesmo para os gentios. «Eis que o Senhor vem para salvar as nações». (Intr.) Confiemos, portanto, e alegremo-nos conforme os desejos de São Paulo: «O Deus da esperança vos encha de todo gozo e de paz na vossa fé, para que abundeis na esperança». (Ep. Rom. 15, 4-13) E para que a nossa esperança em Cristo seja estimulada também por fatos concretos, o Evangelho (Mt. 11, 2-10) descreve-nos a grandeza das Suas obras:«Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados».

Não há miséria material ou moral que Jesus não possa curar; pede-nos apenas que Lhe vamos ao encontro com um coração dilatado pela fé, pela confiança absoluta no Seu onipotente amor misericordioso.

2 No Evangelho de hoje Jesus apresenta-nos a figura forte e austera do Batista: «Que fostes vós ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento?... Um homem vestido de roupas delicadas?»

Se queremos preparar os nossos corações para a vinda do Senhor, devemos calcar aos pés os bens terrenos, como João Batista que, despojando-se de tudo, se retirou para o deserto a fim de se entregar a uma vida de penitência. O seu exemplo convida-nos a retirar-nos para o deserto interior do nosso coração, longe das criaturas, para esperar a vinda de Jesus num inteiro recolhimento, silêncio e solidão — tanto quanto nos permitam os deveres do nosso estado. E devemos perseverar nesta atitude mesmo no meio da aridez e do desânimo: «Eis que aparecerá o Senhor — canta o ofício do dia — e não faltará à Sua palavra: se demora, espera-O, pois que virá e não tardará» (BR.).

Ao recolhimento interior unamos um maior espírito de penitência e de mortificação. Examinemos com que generosidade praticamos as penitências e as mortificações prescritas pelas nossas regras, ou as que livremente nos impusemos com a aprovação dos nossos confessores ou superiores. Se neste ponto reconhecemos que fizemos pouco, será conveniente propor fazermos alguma mortificação especial: na comida, no descanso, no vestuário, em algum trabalho pesado ou pouco agradável à natureza...

Se queremos saborear as doces alegrias do Natal, devemos saber preparar-nos para elas com aquelas disposições que a Igreja hoje nos convida a pedir: «Nós Vos suplicamos, Senhor, que... nos ensineis a desprezar as coisas da terra e a amar as do céu». (MR.)

Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário