Dóminus eletrônico - Ano 4 - Edição nº 180
X IMACULADA
CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA
08 de dezembro de 2014.
Ponho-me na presença de Maria Imaculada, minha doce Mãe, e escuto o seu apelo: “Vinde a mim todos os que me amais e dir-vos-ei quantas coisas Deus fez na minha alma” (BR.)
Intróito / Isaias 61. 10 Salmo 29. 2
O Intróito como que
enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de
entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do
dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por
inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Cheia de júbilo estou diante do Senhor, e minha alma exulta em meu Deus,
pois, Ele me revestiu com a vestimenta da salvação, e me cobriu com o manto da
justiça, como esposa adornada com suas joias. Sl. Eu Vos glorifico, Senhor, por
que, me protegestes e não consentistes que meus inimigos se alegrassem à minha
custa. ℣.Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor
aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa
breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a
assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem, preparastes ao vosso Filho
digna morada, nós Vos suplicamos que, assim como pela previsão da morte desse
mesmo Filho a preservastes de toda mancha, façais, por sua intercessão, que
também nós cheguemos à vossa presença, purificados de toda culpa. Pelo mesmo Nosso
Senhor Jesus Cristo.
& Epístola extraída do livro dos Provérbios 8. 22-35
Leitura
ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.
Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano
litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
O Senhor me possuiu no início de seus caminhos, desde o começo, antes,
que criasse alguma coisa. Desde a eternidade fui constituída, e desde o
principio, antes que a terra fosse criada. Ainda não havia os abismos, e eu já
estava concebida; nem as fontes das águas haviam ainda brotado e ainda não
estava formada a pesada massa dos montes. Não existiam as colinas, e eu já
havia nascido! Ainda não havia Ele criado a terra, nem os rios, nem os eixos do
mundo! Quando Ele preparava os céus, eu estava presente; quando por uma lei
inviolável encerrava os abismos dentro de seus limites; quando firmava lá no
alto a região etérea, e quando equilibrava as fontes da águas; quando fixava ao
mar os seus limites e punha lei às águas para que não invadissem a terra, eu
estava com Ele, regulando todas essas coisas. E cada dia me deleitava, gozando
continuamente a sua companhia, brincando sobre o globo da terra, e
deliciando-me em estar com os filhos dos homens. E agora, filhos meus,
escutai-me. Bem-aventurados os que guardam os meus caminhos. Atendei às minhas
instruções e sedes sensatos. Não as rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me
ouve, que vigia todos os dias à entrada de minha casa e se conserva em seus
pórticos. Aquele que me achar, terá achado a vida e alcançará do Senhor a
salvação.
Gradual / Judite 13.
23; 15. 10;
Gradual e Aleluia,
são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os
devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério
do dia.
Vós fostes abençoada pelo Senhor, Deus Altíssimo, ó Virgem Maria,
superior a todas as mulheres da terra. ℣. Sois a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra de nosso povo.
Aleluia / Cântico 4. 7
Aleluia, aleluia. ℣. Toda sois
formosa, ó Maria, e a mancha original não existe em vós. Aleluia.
& Evangelho segundo São Lucas 1. 26-28
Proclamação solene
da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura
ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com
ele, exige seja escutado de pé.
Naquele
tempo, foi o Anjo Gabriel enviado por Deus, a uma cidade da Galiléia, chamada
Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de
Davi. E o nome da Virgem era Maria. Entrando o Anjo onde ela estava, disse:
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as
mulheres.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a
Ante-Missa com essa profissão de fé.
Ofertório / Lucas
1. 28
Com o Ofertório,
começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda
parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam
antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as
oblatas.
Ave, Maria cheia de graça, o Senhor é contigo; bendita és tu entre as
mulheres. Aleluia.
Secreta
É a antiga “oração sobre as oblatas”,
ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Aceitai, Senhor, a hóstia de salvação que Vos oferecemos na solenidade da
Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, e assim como acreditamos
que ela, preservada por vossa graça, foi isenta de toda mácula, assim também
por sua intercessão, concedei sejamos livres de toda culpa. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Communio
Alternando com o
canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos
fiéis.
Nas Missas
cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações
seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Coisas gloriosas se tem dito de vós, ó Maria. Porque, grandes coisas vos
fez o Todo-Poderoso.
Postcommunio
Súplica a Deus para
que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Senhor, nosso Deus, fazei que os Sacramentos que recebemos nos curem as
feridas daquele pecado, de que, por um privilégio especial, preservastes a
Bem-aventurada Virgem Maria em sua Conceição Imaculada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
A Imaculada
Conceição
1 — A festa da Imaculada Conceição harmoniza-se perfeitamente com o
espírito do Advento; enquanto a alma se dispõe para a vinda do Redentor, é
justo pensar naquela, «a toda pura», que foi Sua Mãe. A própria promessa do
Salvador está unida, ou antes, incluída, na promessa desta Virgem singular.
Depois de ter amaldiçoado a serpente enganadora, Deus proclamou: «Porei
inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela.
Ela te pisará a cabeça». (Gên. 3. 15) E eis que a Virgem anunciada avança,
«branca como a neve, resplandecente como o sol, cheia de graça e bendita entre
todas as mulheres». (BR).
Em vista do sublime privilégio que fará d’Ela a Mãe do verbo Incarnado,
Maria – única entre todas as criaturas – foi preservada do pecado original.
Apesar disso, não vejamos somente na Imaculada, a preservação do pecado
original, a ausência absoluta da mais tênue sombra de imperfeição, mas vejamos
também o aspecto positivo deste mistério que desde o primeiro momento da sua
existência, fez d’Ela a cheia de graça.
Os teólogos ensinam que Maria Santíssima começou a sua carreira
espiritual com uma graça muito mais abundante e perfeita do que aquela que os
maiores santos alcançaram no fim da vida. Se considerarmos que, durante toda sua
existência, a Santíssima Virgem correspondeu sempre dum modo pleno e total a
todos os movimentos da graça e a qualquer chamamento divino, podemos adivinhar
com que incessante e rapidíssimo progresso cresceram nEla a caridade e a Graça,
a ponto de a convertem na criatura mais santa, mais totalmente unida a Deus e
mais transformada nEle.
2 — S. João da Cruz, ao descrever as maravilhas do estado de união
perfeita com Deus, apresenta-nos a Virgem Imaculada como o seu protótipo e
modelo: «Tais eram as obras da gloriosíssima Virgem Nossa Senhora, que, estando
desde o princípio elevada a este alto estado de união, nunca teve impressa na
alma forma de qualquer criatura, nem por ela se moveu, mas sempre a sua moção
foi do Espírito Santo». (S. III, 2, 10)
Vemos, por conseguinte, realizarem-se plenamente em Maria as duas
condições essenciais do estado de união. A primeira – prévia e negativa –
requer que na vontade da alma não haja nada que seja contrário à vontade
divina; nenhum apego que a faça prisioneira das criaturas, de sorte que estas
dominem de algum modo sobre seu afeto, levando-a a agir por amor das mesmas
criaturas: tudo isto deve ser eliminado. A Segunda condição – positiva e
construtiva, e consequência da primeira – consiste em que a vontade humana em
tudo e por tudo, seja movida unicamente pela vontade de Deus. De tal modo isto
se realizou na alma puríssima da Imaculada, que nEla jamais existiu a mínima
sombra de apego às criaturas, «nunca teve impressa na alma forma de qualquer
criatura, nem por ela se moveu». Mas, totalmente dominada pelo amor divino,
agia somente sob o impulso e a «moção do Espírito Santo».
Assim a Imaculada apresenta-se-nos como a Esposa puríssima do Espírito
Santo, não só em relação à sua maternidade divina, mas ainda em relação a toda
a sua vida, movida exclusivamente pelo seu impulso.
Extraído do Livro Intimidade Divina
— P. Gabriel de Santa
Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª
edição italiana) — 1967.
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