sábado, 8 de novembro de 2014

Dóminus 175

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 4 - Edição nº 175
X 22º Domingo depois de Pentecostes
Image and video hosting by TinyPic
DEDICAÇÃO DA ARQUIBASÍLICA DO SS. SALVADOR (S. João de Latrão)
A fundação da basílica do Latrão remonta à época de Constantino, logo a seguir às últimas perseguições.
É considerada a mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo inteiro.

9 de novembro de 2014
Intróito / Gênesis 28. 17;  Salmo 83. 2-3;
        O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
            Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Este lugar é terrível. É a casa de Deus e a porta do Céu, e será chamado a morada de Deus. Sl. Como são amáveis os vossos tabernáculos, Senhor dos exércitos! Minha alma suspira e desfalece de saudades pelos átrios do Senhor. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
        Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
            Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Ó Deus, que em nosso favor renovais cada ano o dia da consagração deste santo templo, e nos conservais sãos e salvos para assistirmos a estes sagrados Mistérios, ouvi as preces do vosso povo, e concedei que todo aquele que entrar neste templo para implorar benefícios, se alegre por tudo quanto tiver alcançado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
&  Leitura do Livro do Apocalipse de São João Apóstolo 21. 2-5
Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Naqueles dias, vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descer do Céu de junto de Deus, ornada como uma esposa que se prepara para seu esposo. E ouvi uma voz forte, vinda do trono, que dizia: Eis o tabernáculo de Deus entre os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo será com eles, como seu próprio Deus. E Ele enxugará todas as lágrimas de seus olhos. Não mais haverá morte, nem luta, nem queixa, nem mais dor, porque as antigas tribulações passaram. Então, Aquele que estava assentado no trono, disse: Eis que renovo todas as coisas.
Gradual
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Este lugar foi feito por Deus; é um lugar de mistério, inestimável, isento de defeito. . Ó Deus, cercado pelo coro dos Anjos, atendei às preces de vossos servos.
Aleluia / Salmo 137. 2
Aleluia, aleluia. . Adorar-Vos-ei em vosso templo santo e glorificarei o vosso Nome. Aleluia.
& Evangelho segundo São Lucas 19. 1-10
Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.
N aquele tempo, entrou Jesus em Jericó, e atravessava a cidade. E eis que um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico, queria ver quem era Jesus, mas, não o conseguia por causa da multidão, porque era pequeno de estatura. Correu, então, adiante e subiu a uma figueira brava para vê-Lo, pois, havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele sítio, erguendo os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa que hoje tenho que ficar em tua casa. E ele desceu apressado e acolheu-o com alegria. Vendo isto, todos murmuraram, dizendo que Jesus tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Entretanto, chegou-se Zaqueu ao Senhor, e disse-Lhe: "Senhor eis que dou aos pobres metade de meus bens e se em alguma coisa defraudei alguém, restituo-lhe o quádruplo". Respondeu-lhe Jesus: "Hoje entrou a salvação nesta casa; porque, também este é filho de Abraão. Pois, o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Ofertório / I Crônicas 29. 17, 18
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Senhor, meu Deus, foi com simplicidade de coração e com alegria, que Vos ofereci todas as coisas; e com intenso prazer vi o vosso povo, que está aqui reunido, oferecer-Vos os seus dons. Ó Deus de Israel, conservai estas boas disposições. Aleluia.
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Dignai-Vos, Senhor, anuir às nossas preces, a fim de que, rendendo-Vos estes votos, mereçamos alcançar com o vosso socorro, as recompensas eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Mateus 21. 13
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
  Minha casa será chamada casa de oração, diz o Senhor. Todo aquele que pede, recebe; o que procura, acha; e ao que bate, abrir-se-á.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Ó Deus, que de pedras vivas e escolhidas, preparais uma morada eterna para vossa Majestade, auxiliai o vosso povo suplicante, a fim de que a vossa Igreja cresça em bens espirituais, assim como progride em espaço material. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
Aquele que ama a Deus não deve temer a morte
Como pode a gente ter medo de morrer quando está em graça? Aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele (Jo. 4, 16). Quem ama a Deus está, pois, seguro da sua graça, e, morrendo neste estado, tem certeza de ir gozar eternamente do soberano Bem na morada dos eleitos; e é possível que tenha medo da morte?
   Davi disse, é verdade, que nenhum homem vivo é inteiramente puro aos olhos de Deus (Sl. 142, 2). Segue-se disto que ninguém deve ter a presunção de se salvar pelos seus próprios merecimentos; porque, à exceção de Jesus e Maria, ninguém pode pretender à isenção absoluta de pecados no decurso da vida. Mas não deve um temer a morte, quando tem verdadeiro arrependimento das faltas, e põe a sua confiança nos méritos de Jesus Cristo. Para salvar os pecadores é que Ele veio à Terra, morreu e derramou todo o seu sangue. O Sangue de Jesus Cristo, diz o Apóstolo, fala mais alto em favor dos pecadores, do que o sangue de Abel contra Caim, o seu assassino (Heb. 12, 22).
        Verdade é que, a não haver uma revelação divina, nenhum homem pode ter certeza infalível da sua salvação; mas certeza moral pode tê-la a pessoa que se deu sinceramente a Deus, e está disposta a sacrificar tudo, até a sua vida, antes do que ofendê-Lo. Esta certeza funda-se nas promessas de Deus mesmo! Ninguém se perdeu, diz a Escritura, depois de ter posto a sua confiança no Senhor (Ecli 2, 11). Deus protesta em muitos lugares não querer a morte do pecador, mas a sua conversão e salvação. Eu vivo, diz o Senhor Deus; não quero a morte do pecador, mas, sim, aparte-se ele do seu mau caminho e viva (Ez 33, 11). Em seguida, queixa-se dos pecadores obstinados, que preferem perder-se a deixar o pecado; convida-os à penitência, e lhes diz enternecidamente: Desgraçados, vós que sois o meu povo, por que quereis perecer? Enfim, aos que se arrependem dos seus desvarios, promete lançar no esquecimento todas as suas faltas: Se o pecador faz penitência, eu me esquecerei de todas as iniquidades que ele cometeu (Ez 18, 21).
Eis os sinais certos do estado de graça. É seguríssimo que um pecador recebeu o perdão, quando detesta os seus pecados. Segundo São Basílio, deve-se ter certeza da remissão das faltas, quando se diz com verdade: odeio a iniqüidade. Um sinal certo, também, de ter recobrado a graça é a perseverança na prática da virtude, durante um tempo considerável após o pecado. Estes ainda têm motivo de se crer em bom estado, que estão na firme resolução de antes perder a vida do que a amizade de Deus, têm vivo desejo de amá-Lo e vê-Lo amado dos outros, e sentem pena em o vendo ofendido.
   Mas como muitos santos, depois de se haverem dado totalmente a Deus, e terem passado um vida mortificada, pura de todo apego aos bens terrestres, sentiram-se, ao chegar da morte, tomados de espanto pelo pensamento de aparecerem no tribunal de Jesus Cristo? — Respondo que estes exemplos são raros, e que Deus quis, por estes terrores, purificar essas santas almas de alguns restos de pecado, antes de fazê-las entrar na eternidade feliz. Geralmente falando, os santos morreram com grande paz e ardente desejo de sair desta vida para irem gozar da vista de Deus. Ainda mais: se os justos experimentam na hora da morte algum temor quanto à salvação, há entre eles e os pecadores esta diferença, que estes passam do temor ao desespero, e aqueles do temor à confiança, e placidamente dormem no Senhor.
        Aqueles que podem reconhecer por algum destes sinais a presença da graça divina nas suas almas, devem, pois, desejar a morte e repetir frequentemente a oração que Jesus Cristo nos ensinou: Venha a nós o vosso reino; e quando a morte se apresentar, devem fazer-lhe alegre acolhimento. Porquanto, devem regozijar-se de deixar esta Terra para se verem livres do pecado, do qual não pode uma pessoa ficar completamente isenta neste mundo, e irem ver a Deus face a face e amá-Lo a todo o seu poder no reino do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário