«Liturgia da Santa Missa
Ano 12 – nº 674 – 3 de setembro
de 2023
† 14º Domingo
depois de Pentecostes
verde – 1a. classe.
Dois senhores
disputam-se o domínio do homem: o espírito e a carne. O espírito do mundo e o
Espírito de Deus. Dois senhores querem mandar. E categoricamente diz o
Evangelho: Ninguém pode servir a dois senhores. A Epístola nos aponta estes
dois senhores, como eles se chamam e o que querem. A religião cristã não nega
que exista este dualismo; é ela porém, e ela só, que é capaz de reprimir em
seus justos limites os desejos da matéria e da carne. Muito custa ao homem por
em ordem todo o seu aspirar, o seu desejar e o seu amar, porém a religião
mostra-lhe os meios e o caminho. «Procurai primeiro o Reino de Deus e o resto
ser-vos-á dado por acréscimo». Eis a norma para vencer todas as lutas no
indivíduo, assim como para resolver as várias questões sociais. Procurar o
reino de Deus é convencer-se de que Deus é o nosso Protetor, e desejar as mansões
celestiais (Intróito).
«Vede as aves do céu, observai os lírios do campo», – confiai no vosso Pai do Céu.
Avisos Paroquiais
A Igreja dedica o mês de setembro à Palavra de Deus – é o mês da Bíblia.
Atenção para os horários
das Santas Missas neste Domingo:
– às 7h, 9h e 19h em
nossa igreja matriz;
– às 10h na Capela de
São Sebastião, em Bom Jardim.
– às 18h na Capela de Santo Antônio, em Córrego Seco;
Serão transmitidas, direto da nossa igreja matriz, a Santa Missa das 7h, pela Rádio Bom Jesus FM 89.3, e a Santa Missa das 9h e 19h, pelo Facebook e YouTube.
Hoje, é o Dia da Benção
da água, todo primeiro domingo, após a Santa Missa*.
*Traga sua garrafa com água.
Redes Sociais:
Site – http://bomjesuscrucificado.org.br/
Facebook – https://www.facebook.com/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 7h e 19h)
YouTube – https://www.youtube.com/c/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa
Missa 7h e 19h)
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E–mail – bomjesuscrucificado@gmail.com
Intróito / Protéctor
noster – Salmo 83. 10-11, 2-3
Canto
solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou
solenidade do dia.
O cristão, que implora a proteção divina, lembra humildemente a Deus
tudo o que o Senhor é para ele.
Protéctor noster, áspice, Deus, et
réspice in fáciem Christi tui: quia mélior est dies una in átriis tuis super
mília. Ps. Quam dilécta tabernácula tua, Dómine virtútum! concupíscit, et
déficit ánima mea in átria Dómini. ℣. Glória Patri.
Volvei o olhar para nós, ó Deus, nosso
protetor, e contemplai a face de vosso Ungido. É melhor um só dia em vossos
átrios que mil, longe de Vós. Sl. Como são amáveis vossos tabernáculos, Senhor
dos exércitos! Desfalece a minha alma suspirando pelos átrios do Senhor. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos
ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Custódi, Dómine, quǽsumus, Ecclésiam
tuam propitiatióne perpétua: et quia sine te lábitur humána mortálitas; tuis
semper auxíliis et abstrahátur a nóxiis et ad salutária dirigátur. Per Dominum
nostrum Iesum Christum.
Senhor, guardai a vossa Igreja com vossa
constante misericórdia, e porque sem Vós a fraqueza humana desfalece, com o
vosso auxílio afastai-a sempre do que é nocivo e conduzi-a para o que é
salutar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Gálatas 5. 16-24
Leitura
ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.
Na medida em que se deixa guiar pelo Espírito de Deus, o cristão
discerne o mal e dele se afasta, como por instinto. Com esta espontaneidade se
inclina também para as «obras do Espírito». De fato, um espírito novo transformou-lhe
a vida.
Fratres: Spíritu ambuláte, et desidéria
carnis non perficiétis. Caro enim concupíscit advérsus spíritum, spíritus autem
advérsus carnem: hæc enim sibi ínvicem adversántur, ut non quæcúmque vultis,
illa faciátis. Quod si spíritu ducímini, non estis sub lege. Manifésta sunt
autem ópera carnis, quæ sunt fornicátio, immundítia, impudicítia, luxúria,
idolórum sérvitus, venefícia, inimicítiæ, contentiónes, æmulatiónes, iræ, rixæ,
dissensiónes, sectæ, invídiæ, homicídia, ebrietátes, comessatiónes, et his
simília: quæ prædíco vobis, sicut prædíxi: quóniam, qui talia agunt, regnum Dei
non consequántur. Fructus autem Spíritus est: cáritas, gáudium, pax, patiéntia,
benígnitas, bónitas, longanímitas, mansuetúdo, fides, modéstia, continéntia,
cástitas. Advérsus huiúsmodi non est lex. Qui autem sunt Christi, carnem suam
crucifixérunt cum vítiis et concupiscéntiis.
Irmãos: 16Andai segundo o Espírito e não satisfareis os
desejos da carne. 17Porque, a carne tem desejos contrários
ao espírito, e o espírito à carne; pois, estas coisas são contrárias entre si,
para que não façais tudo o que quereis. 18Se vos deixais conduzir pelo Espírito, não estais
sob a lei. 19Ora, as obras da carne são manifestas;
a fornicação, a impureza, a desonestidade, a luxúria, 20a idolatria, os malefícios, as inimizades, as
contendas, as rivalidades, as iras, as discórdias, as discussões, as
seitas, 21as invejas, os homicídios, a
embriaguez, as glutonarias e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos
previno. Como já o disse: os que as cometem, não possuirão o Reino de
Deus. 22Mas os frutos do Espírito são: a
caridade, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a
longanimidade, a mansidão, a fidelidade, a modéstia, 23a continência e a castidade. Contra tais coisas não
há lei. 24Porque, os que são do Cristo
crucificaram a sua carne com suas paixões e concupiscências.
Gradual / Salmo 117. 8-9
Gradual e
Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que
traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou
sugeridos pelo Mistério do dia.
Bonum est confidére in Dómino, quam
confidére in hómine. ℣.
Bonum est speráre in Dómino, quam
speráre in princípibus.
É melhor confiar no Senhor do que
confiar no homem. ℣.
É melhor esperar no Senhor do que
esperar nos príncipes.
Aleluia / Salmo 94. 1
Allelúia, allelúia. ℣. Veníte, exsultémus Dómino, iubilémus Deo, salutári
nostro. Allelúia.
Aleluia, aleluia. ℣. Vinde, exultemos no Senhor; regozijemo-nos em Deus,
nosso Salvador. Aleluia.
Evangelho segundo São Mateus 6. 24-33
Proclamação
solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a
leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para
com ele, exige seja escutado de pé.
«Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça.» É da orientação
fundamental da nossa vida que se trata: reservar a Deus a nossa alma, suceda o
que suceder, mesmo no meio dos maiores cuidados.
In illo témpore: Dixit Iesus discípulis
suis: Nemo potest duóbus dóminis servíre: aut enim unum ódio habébit, et
álterum díliget: aut unum sustinébit, et álterum contémnet. Non potéstis Deo
servíre et mammónæ. Ideo dico vobis, ne sollíciti sitis ánimæ vestræ, quid
manducétis, neque córpori vestro, quid induámini. Nonne ánima plus est quam
esca: et corpus plus quam vestiméntum? Respícite volatília cæli, quóniam non
serunt neque metunt neque cóngregant in hórrea: et Pater vester cæléstis pascit
illa. Nonne vos magis pluris estis illis? Quis autem vestrum cógitans potest
adiícere ad statúram suam cúbitum unum? Et de vestiménto quid sollíciti estis?
Consideráte lília agri, quómodo crescunt: non labórant neque nent. Dico autem
vobis, quóniam nec Sálomon in omni glória sua coopértus est sicut unum ex
istis. Si autem fænum agri, quod hódie est et cras in clíbanum míttitur, Deus
sic vestit: quanto magis vos módicæ fídei? Nolíte ergo sollíciti esse,
dicéntes: Quid manducábimus aut quid bibémus aut quo operiémur? Hæc enim ómnia
gentes inquírunt. Scit enim Pater vester, quia his ómnibus indigétis. Quǽrite
ergo primum regnum Dei et iustítiam eius: et hæc ómnia adiiciéntur vobis.
Naquele tempo, disse Jesus a seus
discípulos: 24Ninguém pode servir a dois senhores.
Porque, ou há de aborrecer a um e amar o outro, ou há de acomodar-se a este e
desprezar àquele. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25Por isso vos digo: não vos inquieteis por vossa
vida, com o que comereis, nem por vosso corpo, com o que vestireis. Não é a
vida mais que o alimento, e o corpo mais que a vestimenta? 26Olhai para as aves do céu. Elas não semeiam, nem
colhem, nem fazem provisão nos celeiros; contudo, vosso Pai celestial as
sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27Qual de vós pode, com todos os seus cuidados,
acrescentar um côvado sequer a sua estatura? 28E pela vestimenta, por que vos inquietais?
Considerai como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fiam. 29Entretanto, digo-vos que nem Salomão, com toda a
sua glória, se vestiu como um deles. 30Se,
pois, Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao
fogo, que não fará por vós, homens de pouca fé? 31Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos
ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32Os pagãos é que se preocupam com essas coisas. Bem
sabe vosso Pai que tendes necessidade de tudo isso. 33Procurai, antes de tudo, o Reino de Deus e a sua
justiça, e tudo isso vos será dado por acréscimo.
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa
profissão de fé.
Breve compêndio
das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las
publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 33. 8-9
Com o
Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Immíttet Angelus Dómini in circúitu
timéntium eum, et erípiet eos: gustáte et vidéte, quóniam suávis est Dóminus.
O Anjo do Senhor cerca
aqueles que O temem e livrá-los-á. Provai e vede como o Senhor é amável.
Secreta
É a
antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Concéde nobis, Dómine, quǽsumus, ut hæc
hóstia salutáris et nostrórum fiat purgátio delictórum, et tuæ propitiátio
potestátis.Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Concedei-nos, Senhor, Vos pedimos, que
esta hóstia salutar nos purifique de nossos delitos e nos torne propícia vossa
poderosa Majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Mateus 6. 33
Alternando
com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão
dos fiéis.
Primum quǽrite regnum Dei, et ómnia
adiiciéntur vobis, dicit Dóminus.
Procurai, antes de tudo, o Reino de
Deus, e tudo isso vos será dado por acréscimo, diz o Senhor.
Postcommunio
Súplica a
Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Puríficent semper et múniant tua
sacraménta nos, Deus: et ad perpétuæ ducant salvatiónis efféctum. Per Dominum
nostrum Iesum Christum.
Fazei, Senhor, que os vossos Sacramentos
sempre nos purifiquem e protejam e por seu efeito nos conduzam à salvação
eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
Os Dois Reinos
Sustentai, ó Senhor, a minha fraqueza para que eu possa chegar à posse
do Vosso reino
1 – O
pensamento central da Missa de hoje encontramo-lo sintetizado na Colecta: «Ó
Senhor... porque sem Vós sucumbe a humana fraqueza, pelo Vosso constante
auxílio, livrai-a de todos os males e guiai-a pela senda do bem». Perante a
vida espiritual, o homem é como uma criança que se encontra numa encruzilhada:
não sabe caminhar sozinho, não sabe que direção tomar para voltar para casa.
Dois caminhos se abrem diante do cristão: um, conduz ao reino do espírito, ao
reino de Deus; o outro, ao reino da carne, ao reino da riqueza. Qual dos dois
escolherá? Evidentemente quer dar a preferência ao que conduz ao reino de Deus,
Reino pacífico e doce, descrito por Jesus no Evangelho de hoje (Mt. 6, 24-33). Mas, infelizmente, o reino das riquezas e da carne tem atrativos e
tenta seduzir-lhe o coração. Para resistir a estas lisonjas, a Epístola
ensina-nos (Gal. 5, 16-24) que é preciso lutar: «a carne tem desejos
contrários ao espírito, e o espírito desejos contrários à carne; estas coisas
são contrárias entre si, para que não façais tudo aquilo que quereis».
A luta é
rude e por vezes levanta-se nas almas já resolutamente encaminhadas para o
reino de Deus. Por quê? Porque a via que a ele conduz é áspera, fatigante, e
penetra muitas vezes em densas trevas, sem que a alma se dê conta do caminho
andado e dos progressos realizados. É preciso avançar na escuridão, crendo e
esperando. Entretanto, porém, o olhar para sobre outro caminho, mais largo,
mais cômodo, semeado de bens sensíveis, que se vêem, se apalpam, se podem
colher e gozar imediatamente: basta estender a mão. A alma sente a tentação e
também sente que sozinha não pode resistir; se porém, se refugia em Deus, se se
deixa conduzir pelo espírito, será salva, mas não sem sacrifício. «Andai
segundo o espírito – insiste S. Paulo – e não satisfareis os desejos da
carne... Ora bem, as obras da carne são manifestas...» e o Apóstolo dá-nos uma
lista delas bem pouco lisonjeira. É sempre assim. Os bens materiais
apresentam-se com o encanto das flores, mas é um encanto que se desfaz depressa
em podridão. Não vale a pena deter-se neles! Por isso «os que são de Cristo
crucificaram a sua própria carne com os vícios e concupiscências».
2 – O
Evangelho põe-nos de novo alerta contra o atrativo dos bens materiais. Afirma
em primeiro lugar que não se pode servir ao mesmo tempo a dois senhores, a Deus
e à riqueza, como também se não podem tomar simultaneamente dois caminhos: o do
reino de Deus e o dos prazeres terrenos. O que se entregou a Deus deve ter a
coragem de se entregar a Ele plenamente, sem queixumes, sem voltar – ainda que
passageiramente – aos caminhos do mundo. A alma que, depois de ter escolhido o
caminho da perfeição, o não percorre totalmente e com generosidade, nunca
estará contente: não terá a alegria de se sentir de Deus, nem terá a satisfação
de poder seguir todos os encantos do mundo; a primeira ser-lhe-á interdita pela
sua infidelidade, a segunda pelo temor de Deus que ainda lhe resta. É uma
infeliz, pois está dividida e em contínua luta consigo própria. Mas que é que
nos impede de procurar totalmente o reino de Deus? Jesus di-lo no Evangelho de
hoje: a demasiada solicitude pelo bem-estar material, pelas comodidades e pela
segurança da vida presente. Apesar de querermos viver segundo o espírito,
enquanto peregrinamos neste mundo num corpo mortal, estamos sempre sujeitos a
deixar-nos invadir pelas preocupações materiais: «Que comeremos? Que beberemos?
Com que nos vestiremos?» Para nos livrar destes cuidados, Jesus apresenta-nos a
visão maravilhosa da divina Providência. «Olhai para as aves do céu que não
semeiam nem ceifam, nem fazem provisão nos celeiros, e contudo o vosso Pai
celeste as sustenta. Porventura não sois vós muito mais do que elas?» São
palavras que dão asas, que dão vontade de lançar para longe todas as vãs
preocupações terrenas a fim de nos concentrarmos na busca do reino de Deus:
«Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça e todas estas
coisas vos serão dadas por acréscimo». Oh! Se tivéssemos mais fé na divina
Providência, que livres não estaríamos para atender aos negócios da alma! E
mesmo que fôssemos obrigados a ocupar-nos dos afazeres terrenos, não ficaríamos
atolados neles, mas seríamos capazes de nos mover com plena liberdade de
espírito.
MADALENA,
Padre Gabriel de Santa Maria. Intimidade Divina. 2. ed.
Porto: Edições Carmelitanas, 1967, p. 1107-1110.
Benção da Água
Oremos.*
Deus, que operastes pela água os maiores mistérios da salvação dos homens, atendei, propício, às nossas invocações, e derramai sobre este elemento, preparado por várias purificações, a força da vossa bênção † para que esta criatura, servindo aos vossos mistérios, possua a eficácia da graça divina para expulsar os demônios e banir as doenças, e guarde de qualquer impureza e malefício as casas dos fiéis e outros lugares em que ela for aspergida. Não se demorem ali miasmas nem ares insalubres. Afastem-se para longe as ciladas do inimigo escondido, e, se algum perigo ameaça a segurança ou a tranquilidade dos moradores, dissipe-o sem demora a aspersão desta água, protegendo contra qualquer ataque a salubridade conseguida pela invocação do vosso santo nome. Por Cristo, nosso Senhor. ℟.Amém.
*Uma das orações do Rito para fazer Água Benta.
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