Ano 11 – nº 594 – 1 de maio de 2022
† São José
Operário, Confessor, Esposo de N. Senhora
branco – 1a. classe
A Igreja batizava outrora as festas pagãs, usando com soberana liberdade
das datas e cerimônias para lhes dar um conteúdo cristão.
Foi inspirando-se nesta tradição que a Igreja colocou a festa civil do
trabalho, no primeiro de maio, sob o poderoso patrocínio de S. José, o humilde
artífice que Deus escolheu para velar sobre a infância do Verbo Encarnado. Quem,
melhor do que ele, com o trabalho cotidiano, deu graças a Deus Pai pelo Senhor
Jesus (epístola), seu aprendiz dócil e obediente, Aquele a quem chamavam «filho
do carpinteiro» (evangelho)? Possa S. José cobrir com sua vigilante proteção o
mundo do trabalho de que partilhou a austera sorte. Possa ele guiar e sustentar
os esforços deste mundo do trabalho para fazer que reinem sobre o mundo a justiça
e a caridade, sob a lei do amor a Cristo.
Pois não é Este o filho do carpinteiro? Ev.
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Intróito / Sapiéntia Réddidit – Sabedoria 10. 17; Salmo 126. 1
O Intróito como que enuncia o tema
geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de
entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do
dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por
inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Sapiéntia réddidit iustis mercédem
labórum suórum, et dedúxit illos in via mirábili, et fuit illis in velaménto
diéi et in luce stellárum per noctem, allelúia, allelúia. Ps. Nisi Dóminus ædificáverit
domum, in vanum labórant qui ædíficant eam. ℣. Glória Patri.
A sabedoria deu aos justos a
recompensa dos seus trabalhos; conduziu-os por caminhos admiráveis;
serviu-lhes de proteção durante o dia e como de luz de estrelas durante a noite
(T.P. Aleluia, aleluia). Sl. Se não for o Senhor a edificar a casa, em vão
trabalham os que a edificam. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que
precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração,
o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos
estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Rerum cónditor Deus, qui legem labóris
humáno géneri statuísti: concéde propítius; ut, sancti Ioseph exémplo et
patrocínio, ópera perficiámus quæ præcipis, et præmia consequámur quæ promíttis.
Per Dominum nostrum.
Deus, criador de todas as coisas, que
ao gênero humano destes a lei do trabalho, concedei-nos propício, com o
patrocínio e exemplo de S. José, realizemos as obras que nos mandais e alcancemos
a recompensa que merecemos. Por Nosso Senhor.
Epístola de S. Paulo aos Colossenses 3. 14-15, 17, 23-24
Leitura ordinariamente
extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há
tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam
um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Fratres: Caritátem habéte, quod est
vínculum perfectiónis, et pax Christi exsúltet in córdibus vestris, in qua et
vocáti estis in uno córpore, et grati estóte. Omne quodcúmque fácitis in verbo
aut in ópere, ómnia in nómine Dómini Iesu Christi, grátias agéntes Deo et Patri
per ipsum. Quodcúmque fácitis, ex ánimo operámini sicut Dómino, et non
homínibus, sciéntes quod a Dómino accipiétis retributiónem hereditátis. Dómino
Christo servíte.
Irmãos: 14Revesti-vos da caridade, que é o vínculo da
perfeição1, 15e que a paz de Cristo, a que fostes chamados para
formardes um só corpo, reine nos vossos corações. Mostrai-vos também reconhecidos. 17Tudo o que fizerdes, seja por palavra seja por
obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus Cristo, dando, por Ele, graças a Deus
Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de
boamente, como quem o faz para o Senhor e não para os homens, 24na certeza de que do Senhor haveis de receber o
galardão da herança eterna. Servi a Cristo, o Senhor.
1. Porque a caridade une todas as virtudes num feixe solidamente atado; Ou então porque a caridade é o vínculo perfeito que une todos os cristãos.
Alelúia Pascal
Gradual e Aleluia,
são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os
devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo
Mistério do dia. «Aleluia» é um grito de júbilo, que significa: «louvai
ao Senhor».
Allelúia, allelúia. ℣. De quacúmque tribulatióne
clamáverint ad me, exáudiam eos, et ero protéctor eórum semper. Allelúia. ℣. Fac nos innócuam, Ioseph, decúrrere
vitam: sitque tuo semper tuta patrocínio. Allelúia.
Aleluia, aleluia, ℣. Quaisquer que sejam as suas
tribulações, se clamarem por mim, ouvi-los-ei, e serei sempre o seu
protetor. Aleluia. ℣.
Fazei, José, que levemos uma vida sem mancha; que ela esteja sempre segura sob
o vosso patrocínio. Aleluia.
Evangelho segundo São
Mateus 13. 54-58
Proclamação solene
da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura
ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com
ele, exige seja escutado de pé. Nas Missas solenes, o livro é levado
honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e,
terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
In illo témpore: Véniens Iesus in
pátriam suam, docébat eos in synagógis eórum, ita ut miraréntur et dícerent:
Unde huic sapiéntia hæc et virtútes? Nonne hic est fabri fílius? Nonne mater
eius dícitur María, et fratres eius Iacóbus et Ioseph et Simon et Iudas? Et
soróres eius nonne omnes apud nos sunt? Unde ergo huic ómnia ista? Et
scandalizabántur in eo. Iesus autem dixit eis: Non est prophéta sine honóre
nisi in pátria sua et in domo sua. Et non fecit ibi virtútes multas propter
incredulitátem illórum.
Naquele tempo: 54Tendo Jesus chegado à terra da sua naturalidade,
pôs-se a ensinar na sinagoga, — e de tal modo que todos, cheios de pasmo,
diziam uns para os outros: «Donde Lhe vem toda esta sabedoria e milagres? 55Pois não é Este o filho do carpinteiro? E não se
chama a mãe d'Ele, Maria? E não são os seus irmãos2 Tiago e José, Simão e Judas? 56E não vivem entre nós as irmãs2 d'Ele? Donde é que então Lhe vem tudo
isto?» 57Sentiam-se desorientados a seu
respeito! Jesus, porém, observou-lhes: «Só na sua terra, e no meio da sua
família, é que um profeta é tido em menos!» 58E, por causa da incredulidade daquela gente, fez lá
poucos milagres.
2. Quer dizer: parentes próximos, primos. As
«irmãs» são também parentes próximas, primas.
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das
verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las
publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo
89. 17
Com o Ofertório, começa a segunda
parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório,
começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos
o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão,
oração sobre as oblatas.
Bónitas Dómini Dei nostri sit super
nos, et opus mánuum nostrárum secúnda nobis, et opus mánuum nostrárum secúnda,
allelúia.
Sobre nós repousa a bondade do Senhor,
nosso Deus: Auxiliai, Senhor, a obra das nossas mãos, auxiliai o trabalho das
nossas mãos (T.P. Aleluia).
Secreta
É a antiga
"oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o
Cânon.
É neste último que
se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Quas tibi, Dómine, de opéribus mánuum
nostrárum offérimus hóstias, sancti Ioseph interpósito suffrágio, pignus fácias
nobis unitátis et pacis. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Senhor, nós vos oferecemos estas
hóstias do trabalho das nossas mãos. Pela intercessão de S. José, fazei que
sejam para nós penhor de unidade e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Mateus
13. 54-55
Alternando com o
canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos
fiéis.
Nas Missas
cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes
em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Unde huic sapiéntia hæc et virtútes?
Nonne hic est fabri fílius? Nonne mater eius dícitur María? Allelúia.
Donde lhe vem esta sabedoria e este
poder? Não é este o filho do carpinteiro? E a mãe dele não é Maria? (T.P.
Aleluia).
Postcommunio
Súplica a Deus para
que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Hæc sancta quæ súmpsimus, Dómine, per
intercessiónem beáti Ioseph; et operatiónem nostram cómpleant, et præmia
confírment. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Este sacramento que recebemos, Senhor,
por intercessão de S. José, leve a bom termo o nosso trabalho e nos assegure a
recompensa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
São José Operário
São José,
carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiéis, esposo de Maria, pedi por
todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual.
Intercedei junto a Jesus por todas as necessidades dos trabalhadores e pelos
nossos governantes. Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos
(fazer o pedido). Que tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para
chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus. Amém!
São José, padroeiro
dos trabalhadores, rogai por nós!
O
Papa Pio XII, dá a esse dia dedicado ao trabalhador, o nome de "Festa do
Patrocínio de São José", Festa de São José Operário, pois, o esposo da
Virgem Maria, era carpinteiro.
De
fato, São José e o trabalhador harmonizam-se perfeitamente. Mesmo sendo
Príncipe da Casa de Davi, São José era operário; e assim também, numa sociedade
cristã, devem conviver pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando
entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade.
No
plano de Deus, São José deve ter recebido uma plenitude relativa de graça,
proporcionada à sua missão de Pai adotivo de Jesus, já que, foi direta e
imediatamente escolhido não pelos homens, mas por Deus mesmo, para essa missão
única no mundo. Não se poderia precisar em que momento teve lugar à
santificação de São José, mas o que temos direito de afirmar é que, em razão de
sua missão, ele foi confirmado na graça desde seu casamento com a Santíssima
Virgem.
Ele
é venerado sob títulos importantes, e sua atuação como intercessor dos fiéis
tem aumentado cada vez mais o número de seus devotos. São eles: Guardião de
Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das Famílias; Justo;
Santíssimo; Esposo da Mãe de Deus; Guarda das Virgens; Chefe da Sagrada
Família; Exemplo de Fidelidade; Espelho de Paciência; Esperança dos Enfermos;
Padroeiro dos Moribundos; Modelo dos Operários e muitos outros mais.
São
José, que na Bíblia é reconhecido como homem justo, é quem revela com sua vida
que Deus, que trabalha sem cessar na santificação de Suas Obras, é o mais
desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho,
fazei-o de boa vontade, com a intenção de agradar a Deus, ciente de que
recebereis do Senhor a herança do Céu como recompensa."
A
Igreja providencialmente, nesta data civil, marcada muitas vezes, por conflitos
e revoltas sociais, cristianizou esta festa, na presença de mais de 200 mil
pessoas na praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo
trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa." O Papa, em 1955, deu
aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o Operário de Nazaré. O
Santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de
não deixar que nenhum trabalhador de fé - do campo, indústria, autônomo ou não,
mulher ou homem - esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.
A
Igreja ainda nesta festa do trabalho, autorizada pelo S. Padre Papa Pio XII,
deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz
crescer, as obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, de forma
solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social, as leis
da equitativa repartição de direitos e deveres".
Ao
propor São José como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos
reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto
pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação.
Dóminus "O Senhor" – Informativo Paroquial – Nº 2 – Maio/2016.
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