«Liturgia
Dominical»
Ano 11 – nº
572 – 12 de dezembro de 2021
† 3º Domingo do
Advento
roxo – 1ª classe.
A terceira semana do Advento, desde antigos tempos,
é a dos escrutínios, dos ordenandos e dos jejuns que precedem às ordenações.
Reunidos no túmulo de São Pedro, o Príncipe dos
Apóstolos (Státio), imploramos a sua proteção e lhe damos parte em nossa
alegria pela próxima vinda do Senhor.
«O Senhor está perto». O Introito e a Epístola o
afirmam, e com instância suspiramos por sua vinda, pois só Ele poderá
salvar-nos e dissipar as nossas trevas pela graça de sua visita (Oração,
Gradual).
Alegremo-nos, porque está mais perto do que
pensamos. São João o assevera, no Evangelho: Já está entre vós. E de fato, unindo-nos
ao Senhor, no Santo Sacrifício da Missa, já O encontramos em nosso meio, Ele
que afastou por sua primeira vinda o nosso cativeiro e nos remiu de nossa
iniquidade (Ofertório). Na Comunhão virá o Salvador fortalecer a todos os que d'Ele
se aproximam.
«Regozijai-vos! Ainda uma vez vos digo: regozijai-vos... O Senhor está perto!»
Avisos Paroquiais
Atenção para os horários
das Santas Missas neste Domingo: às 6h, 8h, 16h e 19h em nossa igreja matriz;
às 10h na Capela de São Brás, em Sesmaria, às 17h na Capela de Santo Antônio,
em Córrego Seco e às 17h no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Calheiros.
Serão transmitidas pelas
redes sociais a Santa Missa das 8h (via Facebook, YouTube e Rádio Bom
Jesus AM 1170 Khz) e a das 19h (via Facebook e YouTube).
Redes Sociais:
Site – http://bomjesuscrucificado.org.br/
Facebook – https://www.facebook.com/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 8h e 19h)
YouTube – https://www.youtube.com/c/ParoquiadoSenhorBomJesusCrucificado
(Transmissão ao Vivo – Santa Missa 8h e 19h)
E-mail – bomjesuscrucificado@gmail.com
Intróito
/ GAUDETE – Filipenses
4. 4-6; Salmo
84. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da
Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um
salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só
versículo.
Gaudéte in Dómino semper: íterum dico, gaudéte. Modéstia vestra nota sit ómnibus
homínibus: Dóminus enim prope est. Nihil sollíciti sitis: sed
in omni oratióne petitiónes vestræ innotéscant apud Deum. Ps. Benedixísti, Dómine, terram tuam: avertísti
captivitátem Iacob. ℣. Glória Patri.
Regozijai-vos sempre no Senhor. Ainda uma vez vos digo: regozijai-vos.
Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens, porque, o Senhor está
perto. De nada vos inquieteis, mas, em qualquer tempo, apresentai a Deus os
vossos pedidos. Sl. Abençoastes, Senhor, a vossa terra; reconduzistes a Jacó do
cativeiro. ℣. Glória ao Pai.
Oração
(Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa
salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de
toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Aurem tuam, quǽsumus, Dómine, précibus nostris accómmoda: et mentis
nostræ ténebras, grátia tuæ visitatiónis illústra: Qui vivis et regnas.
Nós Vos rogamos, Senhor, inclinai os vossos ouvidos às nossas preces, e
pela graça de vossa visita, iluminai o nosso espírito. Vós que, sendo Deus,
viveis e reinais.
Leitura epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses 4. 4-7
A certeza da salvação, que se avizinha, deve conferir aos cristãos, em
face das contingências deste mundo, uma paz e moderação, cuja nota dominante
seja uma alegria profunda.
Fratres: Gaudéte in Dómino semper: íterum dico, gaudéte. Modéstia vestra
nota sit ómnibus homínibus: Dóminus prope est. Nihil sollíciti sitis: sed in
omni oratióne et obsecratióne, cum gratiárum actióne, petitiónes vestræ
innotéscant apud Deum. Et pax Dei, quæ exsúperat omnem sensum, custódiat corda
vestra et intellegéntias vestras, in Christo Iesu, Dómino nostro.
Irmãos: 4Regozijai-vos sempre no Senhor. Ainda uma vez vos
digo: regozijai-vos. 5Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens;
o Senhor está perto. 6De nada vos inquieteis; mas, em toda oração e
súplica, dando graças, apresentai a Deus os vossos pedidos. 7E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde os vossos corações
e os vossos espíritos no Cristo Jesus, Senhor nosso.
Gradual / Salmo 79. 2-3
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados
dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da
Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Qui sedes, Dómine, super Chérubim, éxcita poténtiam tuam, et veni. ℣. Qui regis Israël, inténde: qui
dedúcis, velut ovem, Ioseph.
Vós, Senhor, que estais assentado acima dos Querubins, manifestai o vosso
poder e vinde. ℣. Atendei, Vós que governais a Israel, e conduzis a
José como um pastor à ovelha.
Aleluia / Salmo 79. 3
«Aleluia» é um grito de júbilo, que significa: «louvai ao Senhor».
Allelúia, allelúia, ℣. Excita, Dómine, potentiam tuam,
et veni, ut salvos fácias nos. Allelúia.
Aleluia, aleluia. ℣. Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde, para
que sejamos salvos. Aleluia.
Evangelho segundo São João 1. 19-28
A expectativa do Messias tornara-se impaciente e João Batista teve de se
defender do rumor que fazia crer o era ele mesmo. Isso deu-lhe ensejo de
revelar às multidões o Cristo que ignoravam e desligá-las da sua pessoa para as
conduzir a Ele.
In illo tempore: Misérunt Iudǽi ab Ierosólymis sacerdótes et levítas ad
Ioánnem, ut interrogárent eum: Tu quis es? Et conféssus est, et non negávit: et
conféssus est: Quia non sum ego Christus. Et interrogavérunt eum: Quid ergo?
Elías es tu? Et dixit: Non sum. Prophéta es tu? Et respondit: Non. Dixérunt
ergo ei: Quis es, ut respónsum demus his, qui misérunt nos? Quid dicis de te
ipso? Ait: Ego vox clamántis in desérto: Dirígite viam Dómini, sicut dixit
Isaías Prophéta. Et qui missi fúerant, erant ex pharisǽis. Et interrogavérunt
eum, et dixérunt ei: Quid ergo baptízas, si tu non es Christus, neque Elías,
neque Prophéta? Respóndit eis Ioánnes, dicens: Ego baptízo in aqua: médius
autem vestrum stetit, quem vos nescítis. Ipse est, qui post me ventúrus est,
qui ante me factus est: cuius ego non sum dignus ut solvam eius corrígiam
calceaménti. Hæc in Bethánia facta sunt trans Iordánem, ubi erat Ioánnes baptízans.
Naquele tempo, 19os judeus enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e
levitas a João, para lhe perguntar: Quem és tu? 20Ele confessou e não negou. E confessou: Eu não sou o Cristo. 21E perguntaram-lhe: Então, quem és? És tu Elias1? Ele respondeu: Não sou. És tu o Profeta2? Ele repetiu: Não. 22Disseram-lhe,
então: Quem és, pois, para respondermos aos que nos enviaram? Que dizes de ti
mesmo? 23E [João] respondeu-lhes: Eu sou a voz do que clama
no deserto: Preparai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 24Ora, os enviados eram da seita dos fariseus. 25E fizeram-lhe esta pergunta: Por que, então batizas tu, se não és o
Cristo, nem Elias, nem o Profeta? 26Respondeu-lhes
João, dizendo: Eu batizo com água, mas, no meio de vós está Um que vós não
conheceis. 27Este é O que virá depois de mim, que era antes de
mim e de quem não sou digno de desatar a correia dos sapatos. 28Isto se deu em Betânia, além do Jordão, onde João batizava.
1 Elias devia voltar, «em espírito», para preparar
os caminhos do Senhor.
2 Baseados no Deuteronômio 18. 15,
pensavam os Judeus que um «profeta» havia de preceder o Messias: talvez Moisés
voltasse com Elias. Na realidade, era no próprio Cristo, novo Moisés, que a
promessa do Deuteronômio devia encontrar plena realização. Ver acima o que se
disse acerca dos pontos de contato entre Moisés e o Messias.
CREDO... Concluímos
a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a
Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no
Batismo.
Ofertório
/ Salmo 84. 2-3
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício
propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício
propriamente dito.Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das
oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Benedixísti, Dómine, terram tuam: avertísti captivitátem Iacob: remisísti
iniquitatem plebis tuæ.
Abençoastes, Senhor, a vossa terra; reconduzistes a Jacó do cativeiro;
perdoastes a iniquidade de vosso povo.
Secreta
É a antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório
e o Cânon. É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Devotiónis nostræ tibi, quǽsumus, Dómine, hóstia
iúgiter immolétur: quæ et sacri péragat institúta mystérii, et salutáre tuum in
nobis mirabíliter operétur. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Fazei, Vos suplicamos, Senhor, que sempre Vos imolemos a hóstia de nossa
devoção, a fim de que produza o efeito para o qual instituístes este sagrado
Mistério. E opere maravilhosamente em nós vossa obra de salvação. Por Nosso
Senhor Jesus Cristo.
Communio
/ Isaias
35. 4
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode
acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e
recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Dícite: pusillánimes, confortámini et nolíte timére: ecce, Deus noster
véniet et salvábit nos.
Dizei: Pusilânimes, confortai-vos e não temais: eis que o nosso Deus virá
e nos salvará.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Implorámus, Dómine, cleméntiam tuam: ut hæc divína
subsídia, a vítiis expiátos, ad festa ventúra nos prǽparent. Per Dominum
nostrum Iesum Christum.
Imploramos, Senhor, a vossa clemência para que este Remédio divino, purificando-nos
dos nossos pecados, nos prepare para as festas que se aproximam. Por Nosso
Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O senhor está perto
O Senhor aproxima-Se cada vez mais da minha alma, convidando-me com a
Sua graça: também eu quero aproximar-me dEle, reavivando os meus desejos e a
minha fé.
1 – «Nós Vos esperamos, Senhor; o
Vosso nome e a Vossa memória são o desejo da nossa alma. Minha alma deseja-Vos
de noite e o meu espírito busca-Vos desde a manhã» (BR).
Se tu também, alma consagrada, te
preparas para comemorar a Encarnação do Verbo por meio desta vigilante e
amorosa espera, ressoará hoje mais jubilosa que nunca, aos teus ouvidos, a boa
nova: «o Senhor está perto, vinde, adoremo-lO!» Toda a liturgia deste dia te
convida a gozar da proximidade do Redentor: «alegrai-vos incessantemente no
Senhor, outra vez vos digo, alegrai-vos... O Senhor está perto!» Assim começa a
Santa Missa de hoje e o mesmo repete a Epístola (Fil. 4, 4-7). O motivo da alegria é só este: «O Senhor está
perto!». Para a alma que, com sinceridade e empenho, com vivo desejo e amor,
espera e procura somente a Jesus, um só pode ser o motivo da sua alegria: saber
que Jesus está perto, cada vez mais perto. Também S. Paulo nos exorta a não ter
outros desejos: «o Senhor está perto, não vos inquieteis com nada... A paz de
Deus, que está acima de todo o entendimento, guarde os vossos corações».
Quanto mais a alma concentra em Deus os seus
desejos e afetos, tanto mais livre se sente das preocupações terrenas; já não
se perturba com coisa alguma, porquanto sabe que uma só coisa é necessária:
«buscar a Deus» e em Deus achará tudo o que precisar. Por isso, a proximidade
do Senhor é para ela fonte, não só de viva alegria, mas também de paz: nEle tem
tudo, Deus lhe basta.
2 – «O Senhor está no meio de vós»: é a segunda
alegre mensagem da liturgia do dia que nos é dirigida no Evangelho de hoje (Jo.
1. 19-28), pela boca do Batista. «No meio de vós está quem vós não conheceis».
João dirigia estas palavras aos judeus que não conheciam Jesus, o qual, apesar
de não Se lhes ter manifestado com milagres, já vivia entre eles há trinta
anos. O Batista – homem de fé – apontava-O com plena certeza.
As suas palavras também valem para nós, também no
meio de nós Jesus está presente; presente nos Seus tabernáculos pela
Eucaristia, presente nas nossas almas pela graça. Mas quem O conhece? Somente o
que crê. Reaviva, pois, a tua fé, porque na medida em que acreditares, acharás
e conhecerás a Jesus. Às vezes Ele esconde-Se do teu olhar interior, parecendo
que já não Se quer deixar encontrar nem sentir; é então o momento de redobrar a
fé, de caminhar «em fé nua». «Bem-aventurados os que não viram e creram» (Jo.
20, 29). Tal foi a
fé de São João Batista que não tinha visto os milagres de Jesus, e, apesar
disso, acreditara. Tal foi a fé de Maria Santíssima a que alude a antífona das
Vésperas de hoje: «Bem-aventurada sois, ó Maria, porque crestes no Senhor: tudo
o que foi dito se cumprirá em Vós». Também a Virgem viveu de fé: teve de crer
nas palavras do Anjo e, ao aceitar ser Mãe de Deus, teve de ir ao encontro de
um mistério que não compreendia. Maria, porém, acreditou e, devido à Sua fé,
cumpriram-se nEla as palavras de Deus. O mesmo te acontecerá a ti: se tens fé
em Deus e nas Suas promessas, verás que se cumprirão as tuas esperanças e
poderás realizar o teu ideal de íntima união com Deus.
MADALENA,
Padre Gabriel de Santa Maria. Intimidade Divina. 2. ed.
Porto: Edições Carmelitanas, 1967, p. 74-76.
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