«Liturgia Dominical»
Ano
9 – nº 509 – 11 de outubro de 2020
† 19º Domingo depois
de Pentecostes
verde – 2a. classe.
Deus mesmo se oferece como salvação de seu povo (Introito). «Quando por mim em qualquer tribulação clamarem, eu os ouvirei». Consola-nos este pensamento, principalmente agora que o fim do ano se aproxima. Mais austeros se devem tornar os nossos pensamentos. O Apóstolo concita-nos a revestirmo-nos do homem novo (Epístola). No Evangelho vemos que o banquete já está preparado. Sejamos também nós prontos para ouvir e cumprir os mandamentos de Deus (Intróito, Communio e Postcommunio), pois é assim que possuímos a veste nupcial – a graça santificante. Somos convivas do banquete nupcial, e, a cada momento, pode entrar o Rei para ver os seus hóspedes. Não desanimemos. Tenhamos confiança em Deus. Ele socorrer-nos-á no combate e no sofrimento (Intróito, Oração e Communio).
«Então, disse o rei aos servidores: Amarrai-o de
mãos e pés,
e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e
ranger de dentes.»
Avisos Paroquiais
Diariamente,
às 5h, o «Rosário da madrugada». Venha, traga sua família, mantenha viva esta
tradição.
Teremos 7
(sete) Santas Missas para o cumprimento do preceito dominical: sábado às 19h,
Domingo às 6h, 8h, 16h e 19h em nossa Igreja Matriz, Domingo às 10h na Capela
de São Brás em Sesmaria e 17h na Capela de Santo Antônio em Córrego Seco.
Serão transmitidas pelas redes sociais, a Santa Missa das 8h (via Facebook, YouTube e Rádio Bom Jesus AM 1170 Khz) e a das 19h (via Facebook e YouTube).
Divulgação:
Site - http://bomjesuscrucificado.org.br/
(Transmissão ao Vivo - Santa Missa 8h e 19h)
(Transmissão ao Vivo - Santa Missa 8h e 19h)
Intróito / SALUS PÓPULI – Salmo 77. 1
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
É Deus quem salva o seu povo. O homem entregue a si mesmo, é incapaz de
se salvar.
Salus pópuli ego sum, dicit Dóminus: de quacúmque tribulatióne
clamáverint ad me, exáudiam eos: et ero illórum Dóminus in perpétuum. Ps.
Attendite, pópule meus, legem meam: inclináte aurem vestram in verba oris
mei. ℣. Glória Patri.
Eu sou a Salvação do povo, diz o Senhor; quando por mim em qualquer
tribulação clamarem, eu os ouvirei. E serei perpetuamente o seu Senhor. Sl.
Povo meu, escuta a minha lei; inclina os teus ouvidos às palavras de minha
boca. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa
salvação.
Ajudado por Deus, o homem responde ao seu apelo e consagra-se ao seu
serviço.
Omnípotens et miséricors Deus, univérsa nobis adversántia propitiátus
exclúde: ut mente et córpore páriter expedíti, quæ tua sunt, líberis méntibus
exsequámur. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Ó Deus onipotente e misericordioso, afastai benignamente de nós
todas as adversidades, a fim de que, desembaraçados de alma e corpo, com
liberdade de espírito possamos dedicar-nos a vosso serviço. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 4. 23-28
A vida nova, recebida no batismo, implica para o homem um comportamento
novo.
Fratres: Renovámini spíritu mentis vestræ, et indúite novum hóminem, qui
secúndum Deum creátus est in iustítia et sanctitáte veritátis. Propter quod
deponéntes mendácium, loquímini veritátem unusquísque cum próximo suo: quóniam
sumus ínvicem membra. Irascímini, et nolíte peccáre: sol non occídat super
iracúndiam vestram. Nolíte locum dare diábolo: qui furabátur, iam non furétur;
magis autem labóret, operándo mánibus suis, quod bonum est, ut hábeat, unde
tríbuat necessitátem patiénti.
Irmãos: 23Renovai-vos no íntimo de vossa
alma 24e revesti-vos do homem novo1, que foi criado à semelhança de Deus, na verdadeira justiça e
santidade. 25Por isso renunciai à mentira, e fale
cada qual, com seu próximo, a verdade, porque, somos todos membros uns dos
outros. 26Se vos irardes, que seja sem pecar, e
não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27Não deis
lugar ao demônio. 28Aquele que furtava, não torne a
furtar, mas trabalhe, fazendo por suas mãos alguma coisa boa, de onde tenha com
que socorrer o que sofre necessidade.
1. O homem renovado pelo batismo e pela presença do Espírito Santo.
Gradual / Salmo 140. 2
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados
dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da
Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Dirigátur orátio mea, sicut incénsum in conspéctu tuo, Dómine. ℣. Elevatio mánuum meárum sacrifícium vespertínum.
Eleve-se, ó Senhor, a minha oração como incenso à vossa presença. ℣. Seja-Vos agradável o elevar de minhas mãos como o sacrifício vespertino.
Aleluia / Salmo 104. 1
Allelúia, allelúia. Confitémini Dómino, et invocáte nomen eius:
annuntiáte inter gentes ópera eius. Allelúia.
Aleluia, aleluia. ℣.
Louvai o Senhor e invocai o seu Nome.
Anunciai as suas obras entre as nações. Aleluia.
Evangelho segundo São
Mateus 22. 1-14
Da parábola dos convidados ao festim deve, sem dúvida, salientar-se a
condenação do infeliz, que foi expulso por culpa sua, e ainda mais o apelo
lançado aos mais miseráveis.
In illo témpore: Loquebátur Iesus princípibus sacerdótum et pharisaeis in
parábolis, dicens: Símile factum est regnum cælórum hómini regi, qui fecit
núptias fílio suo. Et misit servos suos vocáre invitátos ad nuptias, et
nolébant veníre. Iterum misit álios servos, dicens: Dícite invitátis: Ecce,
prándium meum parávi, tauri mei et altília occísa sunt, et ómnia paráta: veníte
ad núptias. Illi autem neglexérunt: et abiérunt, álius in villam suam, álius
vero ad negotiatiónem suam: réliqui vero tenuérunt servos eius, et contuméliis
afféctos occidérunt. Rex autem cum audísset, iratus est: et, missis exercítibus
suis, pérdidit homicídas illos et civitátem illórum succéndit. Tunc ait
servis suis: Núptiæ quidem parátæ sunt, sed, qui invitáti erant, non fuérunt
digni. Ite ergo
ad exitus viárum et, quoscúmque invenéritis, vocáte ad núptias. Et egréssi
servi eius in vias, congregavérunt omnes, quos invenérunt, malos et bonos: et
implétæ sunt núptiæ discumbéntium. Intrávit autem rex, ut vidéret discumbéntes,
et vidit ibi hóminem non vestítum veste nuptiáli. Et ait illi: Amíce, quómodo
huc intrásti non habens vestem nuptiálem? At ille obmútuit. Tunc dixit rex
minístris: Ligátis mánibus et pédibus eius, míttite eum in ténebras exterióres:
ibi erit fletus et stridor déntium. Multi enim sunt vocáti, pauci vero elécti.
Naquele tempo, 1falava Jesus aos príncipes dos
sacerdotes e aos fariseus em parábolas, dizendo: 2O Reino dos céus é semelhante a um rei que quis celebrar as núpcias de
seu filho. 3E mandou seus servos a chamar os
convidados para as bodas; estes, porém, não quiseram vir. 4Novamente enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que
já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está
pronto: vinde às bodas. 5Eles,
porém, não fazendo caso, foram-se, um para sua casa de campo e outro para seu
negócio; 6e ainda outros prenderam-lhe os
servos, e depois de os terem ultrajado, mataram-nos. 7Tendo conhecimento disto, o rei encolerizou-se, mandou seus exércitos, e
exterminou aqueles homicidas, pondo fogo à sua cidade. 8Então, disse a seus servos: As bodas estão preparadas, mas os convidados
não foram dignos. 9Ide, pois, às encruzilhadas dos
caminhos, e a quantos encontrardes, chamai para as núpcias. 10Saindo os servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, bons e
maus. E a sala do festim ficou cheia de convidados. 11Então entrou o rei para ver os que estavam à mesa, e viu ali um homem
que não trazia a vestimenta nupcial. 12E
disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo a vestimenta nupcial? Ele nada
respondeu. 13Então, disse o rei aos servidores: Amarrai-o
de mãos e pés, e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de
dentes. 14Porque, muitos são os chamados, mas,
poucos são os eleitos.
CREDO... Concluímos a
Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a
Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no
Batismo.
Ofertório / Salmo 137. 7
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício
propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício
propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das
oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Si ambulávero in médio tribulatiónis, vivificábis me, Dómine: et super
iram inimicórum meórum exténdes manum tuam, et salvum me fáciet déxtera tua.
Se eu andar no meio da tribulação, Vós me vivificareis, Senhor, contra a
ira de meus inimigos; estendereis a vossa mão, e vossa Destra me salvará.
Secreta
É a antiga “oração sobre as oblatas”, ponto de ligação entre o Ofertório
e o Cânon.
Hæc múnera, quǽsumus, Dómine, quæ óculis tuæ maiestátis offérimus,
salutária nobis esse concéde. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Nós Vos suplicamos, Senhor, permiti que estas ofertas que apresentamos
aos olhos de vossa Majestade, sejam úteis para nossa salvação. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Communio / Salmo 118. 4-5
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode
acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e
recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Tu mandásti mandáta tua custodíri nimis: útinam dirigántur viæ meæ, ad
custodiéndas iustificatiónes tuas.
Vós ordenastes que vossos mandamentos fossem fielmente guardados; fazei
que todos os meus passos se encaminhem à observância de vossas justas ordens.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Tua nos, Dómine, medicinális operátio, et a nostris perversitátibus cleménter
expédiat, et tuis semper fáciat inhærére mandátis. Per Dominum nostrum Iesum
Christum.
Fazei, Senhor, que a ação salutar de vossa graça, por vossa clemência nos
livre de nossas iniquidades, e nos faça cumprir sempre os vossos preceitos. Por
Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O Convite Divino
Concedei-me, ó Deus, a grande graça de corresponder generosamente a
todos os Vossos convites.
1 — O Evangelho de hoje (Mt. 22, 1-14) esboça a história dolorosa – infelizmente sempre atual – da ingratidão
humana que rejeita a misericórdia divina, desprezando os Seus dons e os Seus
convites.
«O reino dos céus é semelhante a um
rei que fez as núpcias de seu filho. E mandou os seus servos chamar os
convidados para as núpcias e não quiseram vir». O rei é Deus Pai, o filho é o
Verbo eterno que, ao encarnar, desposou a natureza humana para a remir e
santificar. Deus convida todos os homens para o grande banquete destas núpcias
divinas, onde encontrarão a sua salvação; imersos, porém, no materialismo das
coisas terrenas, rejeitam tanto o convite como os emissários. «Jerusalém,
Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados» (Mt. 23, 37), é a queixa que um dia o Filho de Deus pronunciará, denunciando ao mundo
não só a obstinada resistência do povo eleito, mas ainda a de todas as almas
que, com tanta teimosia e ingratidão, rejeitam o Seu amor e a Sua graça. Os
profetas, o Batista, os Apóstolos, são os «servos», os mensageiros enviados por
Deus para chamarem os homens ao banquete da Redenção, mas todos foram presos e
mortos. «Lançaram mão dos servos – diz o Evangelho – e depois de os terem
ultrajado, mataram-nos». A parábola de hoje nada mais acrescenta, mas
infelizmente a ingratidão humana vai muito além: não só os servos e os
mensageiros foram mortos, mas o próprio Filho de Deus. No entanto a
misericórdia de Deus é tão grande que não Se dá por vencida, e continua a
convidar para o Seu banquete. Neste, oferece como alimento a carne imaculada do
Seu divino Filho, a quem os homens mataram. O banquete está preparado; Jesus, o
Cordeiro divino, foi imolado para a redenção da humanidade e se muitos não
corresponderam ao convite, outros serão convidados: «As núpcias estão
preparadas, mas os que tinham sido convidados não foram dignos. Ide, pois, às
encruzilhadas das ruas e a quantos encontrardes convidai-os para as núpcias».
Também nós fomos convidados; mas como
correspondemos ao convite? Não mostramos nós também mais interesse e diligência
pelos negócios terrenos do que pelas coisas de Deus? Não fomos semelhantes aos
homens da parábola que «desprezaram [o convite] e foram-se um para sua casa e
outro para o seu negócio»?
2 — A parábola de hoje simboliza, em
primeiro lugar, o convite à vida cristã; convite que, rejeitado pelo povo
judeu, foi dirigido a todos os povos. Mas também podemos ver nela o convite a
uma vocação particular: vocação ao sacerdócio, à consagração a Deus no claustro
ou no mundo, ao apostolado, a uma missão especial. Para corresponder à vocação,
não basta uma aceitação qualquer, é necessária uma adesão sincera e profunda
que comprometa toda a alma. A parábola fala-nos de um homem que não recusou o
convite, mas que lhe correspondeu de um modo indigno, apresentando-se no
banquete sem a veste nupcial. É a imagem dos que respondem materialmente ao
chamamento do Senhor, mas não se preocupam com aderir a ele com o espírito, com
as obras, não cuidando de viver de maneira digna da sua vocação; estas almas
põem em perigo a sua salvação, pois com Deus não se brinca. Deus não Se deixa
enganar pelas aparências; não há uniformes nem insígnias externas que Lhe
possam encobrir o verdadeiro estado de uma alma. Ele distingue muito melhor do
que o rei da parábola, os que não têm a veste nupcial, a veste da graça e das
virtudes requeridas pela vocação recebida; mais cedo ou mais tarde, virá o dia
em que pronunciará sobre eles as terríveis palavras: «Atai-o de pés e mãos e
lançai-o nas trevas exteriores».
Todavia, mesmo sem chegar a tais
extremos, pode-se ficar muito aquém da correspondência plena ao chamamento
divino. É bom recordar a este propósito que o problema da correspondência à
vocação não é um problema que se resolva de uma vez para sempre no dia em que
se abraça um estado particular de vida, mas é um problema de todos os dias,
porque a vocação exige cada dia uma nova resposta, uma nova adaptação às
circunstâncias e à graça do momento. A vocação alcança a sua plena realização
através da fidelidade constante aos convites divinos que, sucedendo-se
ininterruptamente, abrem à alma atenta, horizontes sempre novos,
apresentando-lhe novos deveres, novos aspectos de generosidade, novas
modalidades de perfeição e de doação. A parábola termina com esta grave
sentença: «São muitos os chamados e poucos os escolhidos». Por que são poucos
os escolhidos? Porque são poucos os que sabem corresponder, dia a dia, à graça
da vocação, aceitar todas as consequências e exigências do chamamento divino,
dizer sempre sim aos convites da graça.
Extraído do Livro Intimidade Divina — P. Gabriel de Santa Maria
Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, a minha oferta!
Não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição a Vós, porque não precisais.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor,
MEU RECONHECIMENTO, MEU AMOR,
Pois, se tenho, é porque me destes. Amém.
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