segunda-feira, 30 de abril de 2018

Edição nº 371

« Liturgia Dominical »
Ano 7 – nº 371  1 de maio de 2018

† São José Operário, Conf., Esposo de N. Senhora
branco – 1a. classe

« Quem, melhor do que ele, com o trabalho cotidiano, deu graças a Deus Pai pelo Senhor Jesus (epístola), seu aprendiz dócil e obediente, Aquele a quem chamavam « filho do carpinteiro? » Ev.
Divulgação:
Intróito / Sabedoria 10. 17; Salmo 126. 1
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Sapiéntia réddidit iustis mercédem labórum suórum, et dedúxit illos in via mirábili, et fuit illis in velaménto diéi et in luce stellárum per noctem, allelúia, allelúia. Ps. Nisi Dóminus aedificáverit domum, in vanum labórant qui aedíficant eam. . Glória Patri.
A sabedoria deu aos justos a recompensa dos seus traba­lhos; conduziu-os por caminhos admiráveis; serviu-lhes de proteção durante o dia e como de luz de estrelas durante a noite ( T.P. Aleluia, aleluia). Sl. Se não for o Senhor a edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Rerum cónditor Deus, qui legem labóris humáno géneri statuísti: concéde propítius; ut, sancti Ioseph exémplo et patrocínio, ópera perficiámus quae praecipis, et praemia consequámur quae promíttis.
Per Dominum nostrum.
Deus, criador de todas as coisas, que ao gênero humano destes a lei do trabalho, concedei-nos propício, com o patrocínio e ex­emplo de S. José, realizemos as obras que nos mandais e alcance­mos a recompensa que merecemos. Por Nosso Senhor.
Epístola de S. Paulo aos Colossenses 3. 14-15, 17, 23-24
Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Fratres: Caritátem habéte, quod est vínculum perfectiónis, et pax Christi exsúltet in córdibus vestris, in qua et vocáti estis in uno córpore, et grati estóte. Omne quodcúmque fácitis in verbo aut in ópere, ómnia in nómine Dómini Iesu Christi, grátias agéntes Deo et Patri per ipsum. Quodcúmque fácitis, ex ánimo operámini sicut Dómino, et non homínibus, sciéntes quod a Dómino accipiétis retributiónem hereditátis. Dómino Christo servíte.
Irmãos: 14Revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição1, 15e que a paz de Cristo, a que fostes chamados para formardes um só corpo, reine nos vossos corações. Mostrai-vos também reconheci­dos. 17Tudo o que fizerdes, seja por palavra seja por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus Cristo, dando, por Ele, graças a Deus Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de boamente, como quem o faz para o Senhor e não para os ho­mens, 24na certeza de que do Se­nhor haveis de receber o galar­dão da herança eterna. Servi a Cristo, o Senhor.
1. Porque a caridade une todas as virtudes num feixe solidamente atado;  Ou então porque a caridade é o vínculo perfeito que une todos os cristãos.
Alelúia Pascal
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.  « Aleluia » é um grito de júbilo, que significa: «louvai ao Senhor».
Allelúia, allelúia. ℣.De quacúmque tribulatióne clamáverint ad me, exáudiam eos, et ero protéctor eórum semper. Allelúia. ℣. Fac nos innócuam, Ioseph, decúrrere vitam: sitque tuo semper tuta patrocínio. Allelúia.
Aleluia, aleluia, ℣.Quaisquer que sejam as suas tribulações, se clamarem por mim, ouvi-los-ei, e serei sempre o seu protetor.  Aleluia. ℣. Fazei, José, que leve­mos uma vida sem mancha; que ela esteja sempre segura sob o vosso patrocínio. Aleluia.
Evangelho segundo São Mateus 13. 54-58
Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé. Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
In illo témpore: Véniens Iesus in pátriam suam, docébat eos in synagógis eórum, ita ut miraréntur et dícerent: Unde huic sapiéntia haec et virtútes? Nonne hic est fabri fílius? Nonne mater eius dícitur María, et fratres eius Iacóbus et Ioseph et Simon et Iudas? Et soróres eius nonne omnes apud nos sunt? Unde ergo huic ómnia ista? Et scandalizabántur in eo. Iesus autem dixit eis: Non est prophéta sine honóre nisi in pátria sua et in domo sua. Et non fecit ibi virtútes multas propter incredulitátem illórum.
Naquele tempo: 54Tendo Jesus chegado à terra da sua naturali­dade, pôs-se a ensinar na sina­goga, — e de tal modo que todos, cheios de pasmo, diziam uns para os outros: « Donde Lhe vem toda esta sabedoria e milagres? 55Pois não é Este o filho do carpin­teiro? E não se chama a mãe d'Ele, Maria? E não são os seus irmãos2 Tiago e José, Simão e Judas? 56E não vivem entre nós as irmãs2 d'Ele? Donde é que en­tão Lhe vem tudo isto? » 57Sen­tiam-se desorientados a seu respeito! Jesus, porém, observou-lhes: « Só na sua terra, e no meio da sua família, é que um profeta é tido em menos! » 58E, por causa da incredulidade daquela gente, fez lá poucos milagres.
2. Quer dizer: parentes próximos, primos. As « irmãs » são também parentes próximas, primas.
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 89. 17
     Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Bónitas Dómini Dei nostri sit super nos, et opus mánuum nostrárum secúnda nobis, et opus mánuum nostrárum secúnda, allelúia.
Sobre nós repousa a bondade do Senhor, nosso Deus: Auxiliai, Senhor, a obra das nossas mãos, auxiliai o trabalho das nossas mãos (T.P. Aleluia).
Secreta
É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Quas tibi, Dómine, de opéribus mánuum nostrárum offérimus hóstias, sancti Ioseph interpósito suffrágio, pignus fácias nobis unitátis et pacis. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Senhor, nós vos oferecemos estas hóstias do trabalho das nossas mãos. Pela intercessão de S. José, fazei que sejam para nós penhor de unidade e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Mateus 13. 54-55
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Unde huic sapiéntia haec et virtútes? Nonne hic est fabri fílius? Nonne mater eius dícitur María? Allelúia.
Donde lhe vem esta sabedoria e este poder? Não é este o filho do carpinteiro? E a mãe dele não é Maria? (T.P. Aleluia).
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Haec sancta quae súmpsimus, Dómine, per intercessiónem beáti Ioseph; et operatiónem nostram cómpleant, et praemia confírment. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Este sacramento que recebemos, Senhor, por intercessão de S. José, leve a bom termo o nosso tra­balho e nos assegure a recom­pensa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
São José Operário
São José, carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiéis, esposo de Maria, pedi por todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual. Intercedei junto a Jesus por todas as necessidades dos trabalhadores e pelos nossos governantes. Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos (fazer o pedido). Que tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus. Amém!
São José, padroeiro dos trabalhadores, rogai por nós!
O Papa Pio XII, dá a esse dia dedicado ao trabalhador, o nome de "Festa do Patrocínio de São José", Festa de São José Operário, pois, o esposo da Virgem Maria, era carpinteiro.
De fato, São José e o trabalhador harmonizam-se perfeitamente. Mesmo sendo Príncipe da Casa de Davi, São José era operário; e assim também, numa sociedade cristã, devem conviver pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade.
No plano de Deus, São José deve ter recebido uma plenitude relativa de graça, proporcionada à sua missão de Pai adotivo de Jesus, já que, foi direta e imediatamente escolhido não pelos homens, mas por Deus mesmo, para essa missão única no mundo. Não se poderia precisar em que momento teve lugar à santificação de São José, mas o que temos direito de afirmar é que, em razão de sua missão, ele foi confirmado na graça desde seu casamento com a Santíssima Virgem.
Ele é venerado sob títulos importantes, e sua atuação como intercessor dos fiéis tem aumentado cada vez mais o número de seus devotos. São eles: Guardião de Jesus e da Igreja; Padroeiro da Igreja Católica; Protetor das Famílias; Justo; Santíssimo; Esposo da Mãe de Deus; Guarda das Virgens; Chefe da Sagrada Família; Exemplo de Fidelidade; Espelho de Paciência; Esperança dos Enfermos; Padroeiro dos Moribundos; Modelo dos Operários e muitos outros mais.
São José, que na Bíblia é reconhecido como homem justo, é quem revela com sua vida que Deus, que trabalha sem cessar na santificação de Suas Obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, com a intenção de agradar a Deus, ciente de que recebereis do Senhor a herança do Céu como recompensa."
A Igreja providencialmente, nesta data civil, marcada muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, na presença de mais de 200 mil pessoas na praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa." O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o Operário de Nazaré. O Santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé - do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem - esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria.
A Igreja ainda nesta festa do trabalho, autorizada pelo S. Padre Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer, as obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, de forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social, as leis da equitativa repartição de direitos e deveres".
Ao propor São José como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação.
Dóminus "O Senhor" — Informativo Paroquial —  Nº 2 — Maio/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário