sábado, 17 de junho de 2017

Edição nº 321

« Liturgia Dominical »
Ano 6 – nº 321  11 de junho de 2017
1º DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
branco – 1ª classe.
« A Ele seja dada a glória por todos os séculos. Amém. » Ep.

Avisos Paroquiais
Na Capela de Córrego Seco, preparação para a Festa de Santo Antônio, que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 13. Confira no link abaixo toda a programação.
Intróito / Benedicta Sit Tobias 12. 6; Salmo 8. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo
Benedícta sit sancta Trínitas atque indivísa Unitas: confitébimur ei, quia fecit nobíscum misericórdiam suam Ps. Dómine, Dóminus noster, quam admirábile est nomen tuum in univérsa terra! . Glória Patri.
Bendita seja a Trindade santa e a Unidade indivisa. Louvemo-la, porque foi misericordiosa para conosco. Sl. Ó Senhor, Senhor nosso, como é admirável o vosso Nome em toda a terra. . Glória ao Pai
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Omnípotens sempitérne Deus, qui dedísti fámulis tuis in confessióne veræ fídei, ætérnæ Trinitátis glóriam agnóscere, et in poténtia maiestátis adoráre Unitátem: quaesumus; ut, eiúsdem fídei firmitáte, ab ómnibus semper muniámur advérsis. Per Dominum.
Onipotente e eterno Deus, que concedestes a vossos servos conhecer na confissão da verdadeira fé a glória da eterna Trindade, e adorar a sua Unidade no poder da Majestade, fazei, Vos pedimos que, pela firmeza desta mesma fé, sejamos protegidos contra todas as adversidades. Por Nosso Senhor.
Leitura de São Paulo Apóstolo aos Romanos 11. 33-36
Os planos de Deus são impenetráveis e muito acima dos nossos pensamentos. Mais impenetrável ainda é o mistério da Santíssima Trindade, de que sabemos somente que, numa incomparável unidade, Deus é simultaneamente Pai, Filho e Espírito Santo.
O altitúdo divitiárum sapiéntiae et sciéntiæ Dei: quam incomprehensibília sunt iudícia eius, et investigábiles viæ eius! Quis enim cognovit sensum Dómini? Aut quis consiliárius eius fuit? Aut quis prior dedit illi, et retribuétur ei? Quóniam ex ipso et per ipsum et in ipso sunt ómnia: ipsi glória in saecula. Amen.
33Ó profundidade das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus! Como são incompreensíveis os seus juízos e imperscrutáveis os seus caminhos! 34Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35Ou quem Lhe deu primeiro alguma coisa para que tenha de receber em troca? 36Porque, d'Ele, e por Ele, e n'Ele, são todas as coisas. A Ele seja dada a glória por todos os séculos. Amém. 
Gradual / Daniel 3. 55-56
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

Benedíctus es, Dómine, qui intuéris abýssos, et sedes super Chérubim. . Benedíctus es, Dómine, in firmaménto cæli, et laudábilis in saecula. Allelúia, allelúia.
Bendito sois, Senhor, que sondais os abismos e Vos assentais acima dos Querubins. . Bendito sois Vós, Senhor, no firmamento do céu e digno de louvor por todos os séculos.
Aleluia / Daniel 3. 52
Allelúia, allelúia. . Benedíctus es, Dómine, Deus patrum nostrórum, et laudábilis in saecula. Allelúia.
Aleluia, aleluia. . Bendito sois, Senhor, Deus de nossos pais; e digno de louvor por todos os séculos. Aleluia.
Evangelho segundo São Mateus 28. 18-20
Incorporando-nos em Cristo, o batismo torna-nos participantes da vida filial, que é a sua, no seio da Santíssima Trindade. Consagra-nos às três Pessoas Divinas e transforma-nos, no mais íntimo do ser, para, unidos a Cristo, nos associar ao mistério da sua vida.

In illo témpore: Dixit Iesus discípulis suis: Data est mihi omnis potéstas in coelo et in terra. Eúntes ergo docéte omnes gentes, baptizántes eos in nómine Patris, et Fílii, et Spíritus Sancti: docéntes eos serváre ómnia, quæcúmque mandávi vobis. Et ecce, ego vobíscum sum ómnibus diébus usque ad consummatiónem saeculi.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 18Todo o poder me foi dado no céu e na terra. 19Ide, pois, ensinai a todos os povos, e batizai-os em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20e ensinai-lhes a observar tudo o que vos mandei. E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Tobias 12. 6
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Benedíctus sit Deus Pater, unigenitúsque Dei Fílius, Sanctus quoque Spíritus: quia fecit nobíscum misericórdiam suam.
Bendito seja Deus, o Pai, e o Filho Unigênito de Deus, e também o Espírito Santo, pois, foi misericordioso para conosco.
Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Sanctífica, quaesumus, Dómine, Deus noster, per tui sancti nóminis invocatiónem, huius oblatiónis hóstiam: et per eam nosmetípsos tibi pérfice munus ætérnum. Per Dominum nostrum.
Nós Vos rogamos, Senhor, nosso Deus, santificai pela invocação de vosso santo Nome esta hóstia que Vos oferecemos, e fazei que, por ela, sejamos nós mesmos para Vós uma oblação para a eternidade. Por Nosso Senhor.
Communio / Tobias 12. 6
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Benedícimus Deum coeli et coram ómnibus vivéntibus confitébimur ei: quia fecit nobíscum misericórdiam suam.
Bendizemos o Deus do céu, e O louvaremos perante todos os viventes, pois foi misericordioso para conosco.
Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Profíciat nobis ad salútem córporis et ánimæ, Dómine, Deus noster, huius sacraménti suscéptio: et sempitérnæ sanctæ Trinitátis eiusdémque indivíduæ Unitátis conféssio. Per Dominum nostrum.
Fazei, Senhor, nosso Deus, que a recepção deste Sacramento e a confissão da eterna e Santa Trindade e de sua mesma indivisa Unidade, nos aproveitem para a salvação da alma e do corpo. Por Nosso Senhor.
Meditação
Festa da Santíssima Trindade.
« Eu Vos dou graças, ó Deus, Trindade una e verdadeira. Divindade una e suprema, santa e única Unidade » (BR).
1 — Desde o Advento até hoje a Igreja levou-nos a considerar as magníficas manifestações da misericórdia de Deus para com os homens: a Encarnação, a Redenção e o Pentecostes; agora dirige os nossos olhares para a fonte de tais dons, a Ssma. Trindade, da qual tudo provém, de modo que brota espontaneamente dos lábios o hino de reconhecimento expresso no Intróito da Missa: « Bendita seja a Santíssima Trindade e a Sua indivisível Unidade. Cantemos-Lhe louvores pela sua misericórdia para conosco. » Misericórdia de Deus Pai « que amou de tal maneira o mundo que lhe enviou o Seu Unigênito » (cfr. Jo. 3,16); misericórdia de Deus Filho que, para nossa redenção, encarnou e morreu na cruz; misericórdia do Espírito Santo que Se dignou descer aos nossos corações para nos comunicar a caridade de Deus, para nos tornar participantes da vida divina. Muito a propósito a Igreja inseriu no Ofício Divino de hoje a bela antífona de inspiração paulina: « Caritas Pater est, gratia Filius, communactio Spiritus Sanctus, o beata Trinitas! »; o Pai é caridade, o Filho é graça e o Espírito Santo é a comunicação, quer dizer, a caridade do Pai e a graça do Filho são-nos comunicadas pelo Espírito Santo que as derrama nos nossos corações. Não se poderia sintetizar melhor a maravilhosa obra da Trindade a favor das nossas almas. O Ofício Divino e a Missa do dia são, na verdade, um hino de louvor e de agradecimento à Ssma. Trindade, são como que um Gloria Patri e um Te Deum prolongados. E estes dois hinos, um na sua compêndiosa brevidade, e outro na sua majestosa sucessão de louvores, são verdadeiramente os hinos do dia destinados a despertar nos nossos corações um eco profundo de louvor, de ação de graças e de adoração.
2 — A festa de hoje leva-nos a louvar e a engrandecer a Ssma. Trindade, não só pelas imensas misericórdias que tem concedido aos homens, mas também e sobretudo em Si mesma e por Si mesma. Pelo Seu Ser supremo que jamais teve princípio e jamais terá fim; pelas Suas perfeições infinitas, pela Sua majestade, beleza e bondade essenciais; pela sublime fecundidade de vida, pela qual o Pai incessantemente gera o Filho e do Pai e do Filho procede o Espírito Santo (todavia o Pai não é anterior nem superior ao Verbo, nem o Pai e o Verbo são anteriores ou superiores ao Espírito Santo, mas as três Pessoas divinas são coeternas e iguais entre si); pela divindade e por todas as perfeições e atributos divinos que são únicos e idênticos no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O que pode dizer e compreender o homem em face de um tão sublime mistério? Nada! No entanto,  aquilo que sabemos é certo, porque o mesmo Filho de Deus « o Unigênito que está no seio do Pai, Ele mesmo é que o deu a conhecer » (Jo. 1, 18); mas o mistério é tão sublime e superior à nossa compreensão que não podemos senão inclinar a cabeça e adorar em silêncio. « Ó profundidade das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus; quão incompreensíveis são os Seus juízos e imperscrutáveis os Seus caminhos! », exclama S. Paulo na Epístola do dia (Rom. 11, 33-36), ele que « tendo sido arrebatado ao terceiro céu » não soube nem pôde dizer outra coisa senão que ouviu « palavras inefáveis que não é lícito a um homem proferir » (II Cor. 12, 2-4). Em presença do altíssimo mistério da Trindade, sente-se realmente que o mais belo louvor é o silêncio da alma que adora, reconhecendo-se incapaz de exprimir um louvor adequado à Majestade divina.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.
ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, a minha oferta!
Não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição a Vós, porque não precisais.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor,
MEU RECONHECIMENTO, MEU AMOR,
Pois, se tenho, é porque me destes. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário