sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Edição nº 249

Dóminus "O Senhor"

Dóminus eletrônico ­- Ano 5 - Edição nº 249

28 de fevereiro de 2016

X 3º DOMINGO DA QUARESMA
Image and video hosting by TinyPic 
"Ele ex­pulsa os demônios em virtude de Belzebu, príncipe dos demônios." Ev.




"Pelo dedo de Deus e o poder do Espírito Santo,
Jesus ex­pulsa o demônio do mudo."




Intróito / Salmo 24. 15-16, 1-2.

O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.

Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, por­que Ele desembaraçará dos laços os meus pés. Olhai, Senhor, para mim, e tende compaixão, porque sou sozinho e fraco. Sl. A Vós, Senhor, levantei a minha alma. Tenho confiança em Vós, ó meu Deus, e não serei confundido. ℣. Glória ao Pai.

Oração (Colecta)

Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.

Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.

Dignai-vos satisfazer, Senhor onipotente, as aspirações dos humildes, e estendei, em nossa defesa, a destra da vossa majes­tade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

& Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios 5. 1-9

Arrancados ao jugo de Satanás, príncipe das trevas, enveredemos, pelas pegadas de Cristo, isto é, por caminhos de caridade e de pureza, alumiados pelo seu celeste fulgor.

Irmãos: Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados; e andai no amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós a Deus, como oferenda e sacrifício de suave odor. Nem sequer se nomeie en­tre vós a fornicação, ou qualquer impureza, ou avareza, como convém a santos; nem palavras tor­pes, nem parvoíces, nem chocarrices, que são coisas desproposi­tadas; mas antes ações de gra­ças. Porque - sabei-o bem - ne­nhum fornicador, ou impudico, ou avaro, isto é, nenhum idóla­tra, entrará na herança do reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos seduza com razões vãs: Porque é por estas coisas que vem a ira de Deus sobre os incrédulos. Não queirais, pois, ser seus cúm­plices. Porque outrora éreis tre­vas, mas agora sois luz no Se­nhor. Andai como filhos da luz, porque o fruto da luz consiste em ser bom, justo e verdadeiro, em tudo.

Gradual / Salmo 9. 20,4

Cantos, por via de regra, tirados dos Salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

Levantai-Vos, Senhor, e não dei­xeis que os homens levem a me­lhor: Chamai os povos a juízo, ℣. Vós fizestes recuar os meus inimigos, porque diante da vossa face todos se sentem fracos, e perecem.

Tracto / Salmo 122. 1-3

Cantos, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.

No Tempo da Septuagésima, o Alleluia é substituído pelo Tracto.

A Vós, Senhor, que habitais nos Céus, levantei os meus olhos. ℣. Assim como os olhos do servo se fixam nas mãos do senhor. ℣. E os da escrava nas mãos da se­nhora; assim o nosso olhar se fixa no nosso Deus, até que se compa­deça de nós. ℣. Tende compaixão de nós, Senhor, tende compaixão de nós.

& Evangelho segundo São Lucas 11. 14-28

« Se é pelo poder de Deus que expulso os demônios, é que então o Reino de Deus chegou. » Toda e qualquer vitória sobre o demônio é uma projeção do Reino de Deus. Quer se trate de nós, quer dos que nos rodeiam, é isto uma verdade incontestável e consoladora.

Naquele tempo: Estava Jesus expulsando um demônio, que era mudo. E, depois de ter expul­sado o demônio, o mudo falou, e as turbas admiraram-se. Al­guns, todavia, disseram: Ele ex­pulsa os demônios em virtude de Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, para o porem à prova, pediam-lhe um prodígio do céu. Ele, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, acaba na ruína, caindo casa sobre casa. Ora, se Satanás está dividi­do contra si mesmo, como pode manter-se de pé o seu reino? Já que dizeis que é por virtude de Belzebu que eu expulso os demô­nios: Se é por virtude de Belzebu que eu expulso os demônios, por virtude de quem é que os vossos filhos os expulsam? Por isso eles serão os vossos juízes. Ora, se é por virtude de Deus que eu ex­pulso os demônios, certamente chegou para vós o reino de Deus. Quando um, valente e bem arma­do, guarda a entrada da sua casa, estão em segurança os bens que possui. Mas se, sobrevier outro mais forte que ele, e o vencer, tira-lhe todas as armas, em que confiava, e reparte os seus des­pojos. Quem não está por mim, está contra mim; e quem não colhe comigo, desperdiça. Quan­do o espírito imundo saiu dum homem, vagueia por lugares ári­dos, em busca de repouso. Não o encontrando, diz: Voltarei para a minha casa, donde saí. E, quando vem, encontra-a varrida e em ordem. Então, vai arranjar outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, ali se insta­lam: E o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Ora aconteceu que, enquanto ele dizia isto, uma mulher levantando a voz, do meio da multidão, disse-lhe: Bem-aventurado o ventre que te trou­xe, e os peitos que te amamenta­ram. Ele, porém, disse: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática.

Pregação

Divulgação:



CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.

Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.

Ofertório / Salmo 18. 9-12

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.

Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; e os juízos do Senhor são mais suaves que o mel dos favos: E o vosso servo guarda-os fielmente.

Secreta

É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.

É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.

Que esta vítima, Senhor, nos la­ve da mácula do pecado, e nos santifique na alma e no corpo, para celebrar dignamente este sacrifício. Por Nosso Senhor Je­sus Cristo.



Communio / Salmo 83. 4-5

Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.

Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.

A ave encontrou ninho, e a rola morada, para colocar os seus filhos: São os vossos altares, Se­nhor dos exércitos, meu Rei e meu Deus! Felizes os que habi­tam na vossa casa: Eles Vos louvarão eternamente.

Postcommunio

Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.

Dignai-Vos, Senhor, livrar de todo o pecado e perigo aqueles que admitistes à participação dos vossos excelsos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditação

O Poder de Jesus

Ó Jesus, Fortaleza divina, venho a Vós para procurar apoio para a minha fraqueza, para a minha enfermidade.

1 — Desde o primeiro Domingo da Quaresma, a Igreja tem-nos apresentado Jesus em luta contra o demônio. Enquanto então no-lO apresentava em humilde atitude de defesa perante as tentações do maligno, hoje mostra-no-lO em atitude de ataque e de vitória estrondosa.

Eis um pobre possesso, diz o Evangelho (Lc. 11, 14-28), «que era mudo»; Jesus com um só ato do Seu poder divino, expulsou o demônio e, logo depois de ter saído o demônio, «o mudo falou e as multidões ficaram maravilhadas». Mas o inimigo, querendo vingar-se da derrota, insinua aos fariseus uma abominável calúnia: «Ele expele os demônios em virtude de belzebu, príncipe dos demônios». Jesus é acusado de estar endemoninhado, de ter recebido do demônio o poder de libertar o possesso. O Senhor quer então desmascarar completamente o inimigo e com lógica cerrada responde que Satanás não poderia ter-lhe dado semelhante poder porque nesse caso estaria a cooperar na destruição do seu próprio reino. Não, não podia ser assim: Jesus expulsa os demônios «em nome de Deus», isto é, pela virtude divina. Se Satanás é forte e os seus satélites lutam com ele para reinar sobre o homem, Jesus é-o ainda mais e há de vencê-lo, arrebatando-lhe a presa. Ele veio para destruir o reino de Satanás e para instaurar o reino de Deus.

Deus permite ainda hoje que o demônio trabalhe e procure arrastar os indivíduos e a sociedade para o mal, mas sabemos que Jesus, morrendo   sobre a cruz, derramou já o Seu sangue, preço da nossa vitória. Este preço está à nossa disposição: com a virtude de Cristo, com a graça de Cristo, todo o cristão será capaz de vencer qualquer ataque do inimigo. Não nos deixemos atemorizar pelos triunfos do mal; não são mais que triunfos aparentes, pois Jesus é o mais forte, o único e supremo vencedor.

2 — Para fazer nossa a vitória de Cristo sobre o mal, é evidentemente necessária a nossa colaboração. E o próprio Jesus, no Evangelho de hoje, apresenta-nos dela variados aspectos.

«Todo o reino dividido contra si mesmo será derrubado»; o Senhor afirma assim que a união é o segredo da vitória. Acima de tudo, união com Ele, porque sem Ele nada podemos fazer; e depois, união com o próximo. Se queremos trabalhar para o triunfo do bem, colaboremos — com um só coração e uma só alma — com os nossos superiores e com os nossos irmãos. Na luta pelo bem podíamos, muitas vezes, fazer muito mais se, renunciando aos pontos de vista pessoais, soubéssemos trabalhar de perfeito acordo. Poderá talvez ser necessário renunciar a ideias, a planos, a meios em si mesmos melhores, mas não nos deixemos enganar, o melhor é sempre a união. A divisão nunca levará à vitória.

«Quem não é por mim, é contra mim», acrescenta Jesus. O cristianismo não admite indiferentes; quem não alinha decididamente nas fileiras de Cristo, quem não trabalha com Ele na difusão do Seu reino, só por esse fato se opõe a Ele, se opõe ao bem, é inimigo de Cristo e agente do mal. Omitir o bem que se podia e devia fazer é já fazer o mal e consentir no seu progresso.

A primeira condição para alcançar vitória sobre o mal é a colaboração ativa na obra de Cristo em união com os irmãos. A segunda é a vigilância. Jesus adverte-nos de que o inimigo do bem está à espreita e que, mesmo depois de ter abandonado uma alma, está pronto a voltar, mais forte do que antes, «com outros sete espíritos piores do que ele», se a encontrar vazia e disposta para as suas emboscadas. O grande meio para impedir o progresso do mal é vigiar em oração, encher o coração de Deus para que nele já não haja lugar para o inimigo. E já não há lugar quando a alma está totalmente unida a Deus mediante a aceitação e o cumprimento da Sua palavra, da Sua vontade. Jesus responde à mulher que louva a Sua Mãe: «Bem-aventurados antes os que ouvem a palavra de Deus e a guardam». Sim, Maria Santíssima é bem-aventurada por te dado a vida ao Redentor, mas é-o muito mais por Lhe estar perfeitamente unida no cumprimento da Sua palavra. Esta bem-aventurança não é exclusivamente de Maria, mas é oferecida a todas as almas de boa vontade e é a maior garantia da vitória sobre o mal. Quem está unido a Deus torna-se forte da Sua própria fortaleza.

Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.

Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967 

Nenhum comentário:

Postar um comentário