sábado, 29 de agosto de 2015

Dóminus 221

Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 4 - Edição nº 221
30 de agosto de 2015.
X 14º Domingo depois de Pentecostes
Image and video hosting by TinyPic
S. Rosa de Lima, V., Padroeira da América Latina
Intróito / Salmo 44. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
      Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
  Alegremo-nos todos no Senhor, festejando este dia em honra da santa Virgem Rosa; nesta solenidade se regozijam os Anjos e louvam o Filho de Deus. Sl. Exulta o meu coração em alegre canto; ao Rei dedico as minhas obras. . Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
      Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
  Ó Deus onipotente, Dispensador de todos os bens, que desde cedo enriquecestes Santa Rosa com o orvalho celestial de vossa graça e a fizestes florescer entre os índios com o brilho da virgindade e da paciência, concedei a vossos servos que, correndo após o perfume de suas virtudes, mereçam tornar-se o bom odor do Cristo, que, sendo Deus, convosco vive e reina.
Comemoração do 14º do Domingo
  Vossa contínua misericórdia, Senhor, purifique e fortaleça a vossa Igreja, e porque sem Vós, ela não pode subsistir ilesa, dignai-Vos sempre governa-la com a vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
& Epístola S. Paulo Apóstolo aos Coríntios 2. 10, 17-18; 11, 1-2
      Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
  Irmãos: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é o que se recomenda a si mesmo que é aprovado, mas, sim, aquele que Deus recomenda. Ah! Se quisésseis suportar um pouco de loucura da minha parte, mas suportai-me ainda. Porque estou zeloso de vós, com zelo de Deus. Com efeito, eu vos desposei com um Esposo único, o Cristo, para vos apresentar a Ele como uma virgem pura.
Gradual / Salmo 45. 6 e 5
      Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
  Deus a ajuda com o seu olhar. Deus está com ela e não a deixará fraquear. . As torrentes do rio alegram a cidade de Deus. O Altíssimo santificou o seu tabernáculo.
Aleluia
  Aleluia, aleluia. . Ela é como o arco-íris que reluz entre as nuvens transparentes; como a flor da roseira nos dia de primavera. Aleluia.
& Evangelho segundo São Mateus 13. 31-35
      Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé.
      Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
  Naquele tempo, propôs Jesus esta parábola ao povo, que O seguira: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e semeou em seu campo. Este grão é, na verdade, a menor de todas as sementes; mas depois de crescida, é a maior de todas as hortaliças, e chega a tornar-se uma árvore, de maneira que as aves do céu se vem aninhar entre os seus ramos. Disse-lhes ainda outra parábola: O Reino do céu é semelhante ao fermento que uma mulher toma, e põe em três medidas de farinha até que toda ela fique levedada. Todas estas coisas disse Jesus ao povo em parábolas, e sem parábolas não lhes falava para que se cumprisse o que estava escrito pelo Profeta: Abrirei em parábolas os meus lábios; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.
Pregação
Divulgação:
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
      Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Eclesiástico 39. 17-18
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
      Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
      Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
  Escutai-me, vós que sois uma raça divina, e como o rosal plantado nas margens das águas, frutificai. Exalai um aroma suave como o do Líbano.
Secreta
      É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
  Sejam aceitas por Vós, Senhor, estas hóstias de louvor, as quais, inundadas da fragrância da Santa Virgem Rosa, humildemente Vos imolamos, a fim de que para ela sejam aumento de glória e a nós, alcancem a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comemoração do 14º do Domingo
  Concedei-nos, Senhor, Vos pedimos, que esta hóstia salutar nos purifique de nossos delitos e nos torne propícia vossa poderosa Majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Communio / Eclesiástico, 39, 19
      Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
      Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
  Dai viçosas flores como o lírio; e entoai cânticos de louvor; bendizei o Senhor em suas obras.
Postcommunio
      Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
  Subam a Vós, Senhor, as nossas preces, rescendentes da suavidade da Santa Virgem Rosa, a fim de que, reconfortados na vida presente com os Banquetes celestes, gozemos a doçura do convívio eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comemoração do 14º do Domingo
  Fazei, Senhor, que os vossos Sacramentos sempre nos purifiquem e protejam e por seu efeito nos conduzam à salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
Na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo.
Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário