sábado, 8 de março de 2014

Dóminus 139


Dóminus "O Senhor"
Dóminus eletrônico ­- Ano 3 - Edição nº 139
X 1º DOMINGO DA QUARESMA
9 de março de 2014.

 Image and video hosting by TinyPic

    Ó Jesus retiro-me conVosco ao deserto; ensinai-me como devo lutar contra a tríplice concupiscência da carne, do orgulho, da avareza.
     A Santa Missa é transmitida todos os Domingos, às 8 horas da manhã, pela Rádio Bom Jesus AM.

Intróito / Salmo 90. 15-16, 1
    O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
     Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
  Ele me invocará, e eu o atendo; livrá-lo-ei e glorificá-lo-ei e vida longa lhe darei. Sl. O que habita sob a proteção do Altíssimo, descansará à sombra do Deus do céu. ℣.Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
    Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
     Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
  Ó Deus, que purificais a vossa Igreja com a anual observância da Quaresma, concedei à vossa família, que, com boas obras, realize o que de Vós deseja obter com sua abstinência.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
& Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios 2. 6.1-10
     Leitura ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
  Irmãos: Nós vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus. Porque Ele diz: Eu te ouço em tempo propício, e te socorri no dia da salvação. Eis agora o tempo propício: eis agora o dia da salvação. A ninguém façamos ofensa alguma para que não seja censurado o nosso ministério, porém, em tudo mostremo-nos como ministros de Deus, com muita paciência nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nas revoltas, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, pela castidade, pela ciência, pela longanimidade, pela benignidade, no Espírito Santo, por uma caridade não fingida, pela palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas de justiça, à direita [espada para agredir] e à esquerda [escudo para defender], entre a glória e a ignomínia, entre a infâmia e o bom nome: julgados como enganadores e, todavia, sinceros; por ignorados, mas bem conhecidos, como moribundos e eis que vivos; como castigados e não mortos, como tristes, mas sempre alegres, como pobres, porém, enriquecendo a muitos, como nada tendo e,  entretanto, possuindo tudo.
Gradual / Salmo 90. 11-12
     Cantos, por via de regra, tirados dos Salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
  Aos seus Anjos Deus te recomendou, para que te guardem em todos os teus caminhos, ℣.Em suas mãos te levarão, para que teu pé não tropece em alguma pedra.
Tracto / Salmo 90. 1-7, 11-16
     Cantos, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
     No Tempo da Septuagésima, o Alleluia é substituído pelo Tracto.
  Aquele que habita sob a proteção do Altíssimo, descansará à sombra do Deus do céu: ℣.Dirá ao Senhor: Sois o meu defensor e o meu refúgio, meu Deus em quem confio. ℣.Porque Ele me livrou do laço dos caçadores e da palavra áspera. ℣.Com suas asas te cobrirá, e debaixo de suas penas estarás confiante. ℣.Qual escudo te cercará sua fidelidade: não temerás terrores noturnos. ℣.Nem a seta que voa de dia, ou as conspirações tramadas nas trevas, nem os ataques do demônio em pleno meio-dia. ℣.À tua esquerda cairão mil, e dez mil à tua direita; a ti, porém, não chegará. ℣.Porque aos seus Anjos te recomendou para que te guardem em todos os teus caminhos. ℣.Em suas mãos te levarão, para que teu pé não tropece em alguma pedra. ℣.Andarás sobre cobras e serpentes, e pisarás o leão e o dragão. ℣.Porque em mim confia, eu o livrarei; protegê-lo-ei, porque conhece o meu Nome. ℣.Ele me invocará, e eu o atendo: com ele estarei na tribulação. ℣.Eu o livrarei e o glorificarei; vida longa lhe darei e mostrar-lhe-ei minha salvação.
& Evangelho segundo São Mateus 4. 1-11
     Proclamação solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele, exige seja escutado de pé. Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é reverentemente beijado pelo celebrante.
 N aquele tempo, foi Jesus levado pelo Espírito [Santo] ao deserto para ser tentado pelo demônio. Depois de haver jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome. E chegando-se, o tentador disse-Lhe: Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães. Ao que Jesus respondeu, dizendo: Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o demônio O levou à cidade santa, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo. Porque está escrito: Aos seus Anjos ordenou acerca de ti, e nas mãos te tomarão, para que com teu pé jamais tropeces em alguma pedra. E Jesus disse-lhe: Também está escrito: Não tentarás ao Senhor, teu Deus. De novo, levou-O o demônio a um monte muito alto e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo com seu esplendor, dizendo-Lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, satanás, porque está escrito: Adorarás ao Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás. Então O deixou o demônio; e eis que os Anjos se chegaram e O serviram.
Pregação – Divulgação Blog: http://dominuseletronico.blogspot.com.br
  CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
     Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 90. 4-5
    Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
     Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
  Com suas asas te cobre o Senhor, e debaixo de suas penas estás protegido. Qual escudo te cerca a sua fidelidade.

Secreta
     É a antiga "oração sobre as oblatas", ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
     É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
  Nós celebramos solenemente este Sacrifício, Senhor, no princípio da Quaresma, suplicando-Vos que, com a restrição de alimentos carnais, nos abstenhamos de prazeres nocivos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Communio / Salmo 90. 4-5
     Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
     Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
  Com suas asas te cobre o Senhor e debaixo de suas penas estás protegido. Qual escudo te cerca a sua fidelidade.

Postcommunio
     Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
  Renove-nos, Senhor, a Santa recepção do vosso Sacramento, e, purificados da culpa antiga, nos leve à participação do Mistério de nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditação
O grande combate

    1 – Ao começar hoje o tempo estritamente quaresmal, a Igreja convida-nos para a grande luta, luta decisiva contra o pecado, que nos deve conduzir à ressurreição pascal. O modelo é Jesus que, embora isento do fogo da concupiscência, quis por nós, ser tentado pelo demônio, para «se compadecer das nossas enfermidades» (Hebr. 4, 15).
    Depois de quarenta dias de jejum rigoroso, quando sente o estímulo da fome, Jesus é tentado por Satanás a converter as pedras em pães. Não é possível abraçar um regime de séria penitência ou mortificação, sem experimentar os incômodos que dele derivam; mas então é o momento de resistir às vozes insinuantes que nos aconselham maior condescendência para com as exigências físicas, respondendo com Jesus: «Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus» (Mt. 4, 1-11). A vida do homem, depende muito mais da vontade de Deus do que do alimento material; só quem estiver convencido desta verdade, terá coragem para se sobrepor às privações, confiando na Divina Providência para o seu sustento.
    Jesus foi depois tentado de orgulho: «Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo... e os seus anjos te tomarão nas mãos». Um milagre semelhante teria atraído a admiração e o entusiasmo do povo, mas Jesus sabe que o Pai escolheu para Ele outro caminho bem diferente: não triunfos, mas humilhações, cruz, morte; não quer sair deste caminho e repele resolutamente a orgulhosa proposta. O melhor meio para vencer as tentações de orgulho e vaidade é escolher expressamente o que nos humilha e nos faz desaparecer aos olhos dos outros.
    O demônio volta de novo à carga e tenta Jesus de avareza: «Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares», mas Ele responde: «O Senhor teu Deus adorarás e a Ele só servirás». Quem tem o coração fortemente ancorado em Deus, nunca se deixará desviar do Seu serviço pela sedução e cobiça dos bens terrenos. Mas se falta esta forte adesão a Deus, quantas vezes a tentação de avareza conseguirá fazer desviar mesmo aqueles que, por vocação particular, deveriam servir a Deus só!
    2 – Jesus foi tentado porque quis. Nós somos tentados sem o querer e até muitas vezes contra a nossa vontade. A tentação de Jesus foi puramente exterior, não achando n'Ele ressonância alguma; em nós, pelo contrário, a natureza, ferida pela tríplice concupiscência da carne, do orgulho e da avareza, não só pode ser facilmente presa dos assaltos do demônio, mas ela mesma é fonte de múltiplas tentações. Não podemos, portanto, viver sem tentações e a nossa virtude não consiste em estar isento delas, mas em saber vencê-las. É uma luta à qual ninguém se pode subtrair, e Deus quis que ela fosse para nós o penhor da vida eterna: «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação porque, depois que tiver sido provado, receberá a coroa da vida». (Tgo. 1, 12).
    Aprendamos de Jesus como nos devemos comportar nas tentações. Acima de tudo devemos ter uma grande confiança em Deus. Jesus não procurou remediar a Sua fome, não quis impor-Se aos homens por meio de um ruidoso milagre, nem aceitou reinos ou riquezas, porque, tendo plena confiança em Seu Pai, tudo tinha totalmente confiado aos Seus cuidados — a Sua vida, a Sua missão e a Sua glória. Quem confia plenamente em Deus e está certo da Sua Divina Providência, não se deixará facilmente atrair pelas vãs lisonjas do demônio, do mundo e da carne, pois sabe que só Deus lhe pode dar o verdadeiro bem, a verdadeira felicidade.
    Além disso, devemos cultivar a confiança em Deus no momento da tentação. Se Deus permite que sejamos tentados, não permite, porém, que o sejamos acima das nossas forças e em cada tentação dá-nos uma graça atual suficiente para a vencer. Por isso, em vez de nos deixarmos perturbar pela violência da luta, aguardemos confiadamente a graça que Deus nos oferece e procuremos fazê-la nossa, mediante a oração humilde e confiante.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário