Dóminus “O Senhor”
Dóminus eletrônico - Ano 3 - Edição nº 129
Dóminus eletrônico - Ano 3 - Edição nº 129
X Circuncisão de Nosso
Senhor e Oitava do Natal
01 de Janeiro de 2014
Aproximo-me de Vós, divino Menino,
ansioso por recolher na minha alma as primeiras gotas do Vosso Sangue
Preciosíssimo.
Horário das Santas Missas, no dia de Ano Novo: 10:00 e 19:00
Dia 31, último dia do ano civil, concede-se
a Indulgência Plenária a todas as pessoas que, em comunidade, nas igrejas e
oratórios públicos ou semipúblicos, rezarem ou cantarem o Te Deum em ação de graças
(conf. Enchir. Indulg. N. 60).
Intróito / Isaias 9.6; Salmo 97.1
Canto solene de
entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do
dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por
inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Nasceu para nós um
Pequenino; um Filho nos foi dado. Traz nos ombros as insígnias da realeza: seu
Nome é Anjo do grande conselho. Sl. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque
faz maravilhas. ℣.Glória ao Pai
Oração (Colecta)
Numa breve oração, o
celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes
sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Ó Deus, que destes
ao gênero humano, pela Virgindade fecunda da Bem-aventurada Maria, o prêmio da
salvação eterna, concedei, Vos rogamos, que em nosso favor experimentemos a
intercessão daquela pela qual merecemos receber o Autor da vida, Nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, con’Vosco vive e reina.
& Epístola de São Paulo Apóstolo a Tito 2. 11-15
Leitura ordinariamente
extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome. Algumas há
tiradas dos escritos do Antigo Testamento. As epístolas do ano litúrgico formam
um conjunto doutrinal de alto valor para a vida cristã.
Caríssimo:
Manifestou-se a graça de Deus, nosso Salvador, a todos os homens, e
ensinou-lhes que, renunciando à impiedade e aos desejos mundanos, vivamos neste
século, sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e a
vinda na glória do grande Deus e Salvador nosso, Jesus Cristo. Ele se deu a Si
mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si mesmo um
povo digno de aceitação, cheio de zelo pelas boas obras. Dize e exorta essas
coisas no Cristo Jesus, Senhor nosso
Gradual / Salmo 97. 3-4, 2
Cantos, por via de
regra, tirados dos Salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma
pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Os confins de toda a
terra vêem a salvação por nosso Deus; jubilai a Deus, ó terra inteira. ℣.O Senhor nos fez
conhecer a sua salvação e revelou perante as nações a sua justiça.
Aleluia / Hebr.1. 1-2
“Aleluia” é um grito de
júbilo, que significa: “louvai ao Senhor”.
Aleluia, aleluia. ℣.Deus falou outrora,
de vários modos, a nossos pais, pelo profetas, e ultimamente, nestes dias,
falou-nos por seu Filho. Aleluia.
& Evangelho segundo São Lucas 2. 21
Proclamação solene da
Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a leitura ou
canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para com ele,
exige seja escutado de pé. Nas Missas solenes, o livro é levado honorificamente
em procissão. É incensado antes de começar a leitura; e, terminada ela, é
reverentemente beijado pelo celebrante.
N aquele tempo,
quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, puseram-Lhe
o nome de Jesus, como Lhe havia chamado o Anjo, antes que fosse concebido no
seio materno.
Pregação Arquivo será
enviado posteriormente.
CREDO... Concluímos a
Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das
verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las
publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo
88. 12, 15
Com o Ofertório, começa
a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o
constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração
sobre as oblatas.
Vossos são os céus e
vossa é a terra. Fundastes o mundo inteiro, e quanto nele existe. A justiça e a
equidade são as bases do vosso trono.
Secreta
É a antiga “oração
sobre as oblatas”, ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon. É neste último
que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Aceitos,
benignamente, por Vós, Senhor, os nossos dons e preces, Vos suplicamos que nos
purifiqueis com os celestes Mistérios e clemente nos escuteis. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Communio / Salmo 97. 3
Alternando com o canto
dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se
canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em
que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Todos os confins da
terra vêem a salvação, por nosso Deus.
Postcommunio
Súplica a Deus para que
nos conceda os frutos do Sacrifício.
Fazei, Senhor, que
esta Comunhão nos purifique de nossas faltas, e, pela intercessão da
Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, nos faça participar do remédio
celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo.
Meditação
Oitava de
Natal
1 — A antífona do
Magnificat das primeiras vésperas sintetiza maravilhosamente o espírito da
festa de hoje: «Pelo imenso amor com que nos amou, Deus enviou Seu Filho
revestido de carne semelhante à do pecado». À consideração do amor infinito de
Deus, que iluminou e dominou todas as festas do Natal, junta-se agora a visão
do Filho de Deus, enviado à terra à semelhança de homem pecador; é a
característica desta solenidade. Para nos transformar de pecadores em filhos de
Deus, o Unigênito do Pai quis primeiro transformar-Se num de nós, assumindo a
nossa carne de pecado suportando todas as suas consequências, mesmo as mais
humilhantes. A lei da Circuncisão não podia de modo algum atingir Jesus, o
Filho de Deus, o Santo por excelência; mas Jesus quer submeter-Se a ela como o
último dos filhos de Abraão, porque, como ensina S. Paulo, «Ele deveu em tudo
ser semelhante a seus irmãos para expiar os pecados do povo» (Hebr. 2,17). O
rito legal realizado talvez por S. José na intimidade da família, fez correr da
carne imaculada de Jesus as primeiras gotas do Seu Sangue precioso. Oito dias
depois do Seu nascimento, Jesus inicia assim a Sua missão cruenta de Redentor;
ainda não fala, o mundo ainda não O conhece e Ele derrama já o Sangue pela
salvação do mundo.
Contemplando-O,
aprendemos que as obras valem mais que as palavras, e que quanto mais
sacrifício custam, tanto mais são prova de verdadeiro amor. Toda a obra, para
ser fecunda, deve ter o seu batismo de sangue.
2 — A comemoração
da Circuncisão de Jesus coincide com o começo do ano civil: as primeiras gotas
do Seu Sangue vêm selar e consagrar cada ano novo, de modo a torná-lo
verdadeiramente o annus Domini, o ano do Senhor. O tempo é de Deus, a nossa
vida é de Deus e é de Cristo, que tudo remiu e santificou com o Seu Sangue.
Comecemos o ano
circuncidando os nossos corações porque, como ensina Sto Ambrósio, «aquele que
se circuncida nos seus vícios é julgado digno do olhar do Senhor... vede como
toda a lei antiga foi figura do futuro; assim também a Circuncisão significa
purificação dos pecados» (BR.).
Ano novo, vida
nova; vida nova porque, circuncidando nós o «homem velho» com os seus vícios e
as suas paixões, crescerá em nós o «cristão»; criatura nova, purificada com o
Sangue de Cristo, vivificada e alimentada com a Sua graça, de modo que não mais
vivamos nós, mas que Cristo viva em nós. O ano que hoje começa só tem valor se,
dia após dia, a graça triunfar cada vez mais em nós, fazendo crescer nas nossas
almas a vida de Cristo.
Outra lição da
festa de hoje é a humilde submissão de Jesus à vontade de Seu Pai manifestada
através da lei; vejamos nisto um convite a aderir docilmente à vontade de Deus,
qualquer que ela seja. Nenhum de nós pode saber o que nos espera neste ano
novo; mas Deus sabe: a Sua vontade já preparou o nosso caminho e todas as
particularidades da nossa vida estão já decididas na Sua mente. Disponhamo-nos
a aceitar e abraçar com coragem e prontidão todo o querer divino, toda a
permissão divina, certos de que só na santa e santificante vontade de Deus
encontraremos a nossa paz e a nossa santificação.
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