«Liturgia da Santa Missa»
Ano 13 – nº 679 – 8 de outubro
de 2023
† 19º Domingo
depois de Pentecostes
verde – 2a. classe
Deus mesmo se oferece como salvação de seu povo
(Intróito). «Quando por mim em qualquer tribulação clamarem, eu os ouvirei».
Consola-nos este pensamento, principalmente agora que o fim do ano se aproxima.
Mais austeros se devem tornar os nossos pensamentos. O Apóstolo concita-nos a
revestirmo-nos do homem novo (Epístola). No Evangelho vemos que o banquete já
está preparado. Sejamos também nós prontos para ouvir e cumprir os mandamentos
de Deus (Intróito, Communio e Postcommunio), pois é
assim que possuímos a veste
nupcial – a graça santificante. Somos convivas do banquete nupcial, e, a cada
momento, pode entrar o Rei para ver os seus hóspedes. Não desanimemos. Tenhamos
confiança em Deus. Ele socorrer-nos-á no combate e no sofrimento (Intróito,
Oração e Communio).
«Amarrai-o de mãos e pés, e lançai-o nas trevas exteriores.» Ev
Intróito / SALUS PÓPULI – Salmo 77. 1
Canto solene
de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do
dia.
É Deus quem salva o seu povo. O homem entregue a si mesmo, é incapaz de
se salvar.
Salus pópuli ego sum, dicit Dóminus: de quacúmque tribulatióne clamáverint
ad me, exáudiam eos: et ero illórum Dóminus in perpétuum. Ps. Attendite, pópule
meus, legem meam: inclináte aurem vestram in verba oris mei. ℣. Glória Patri.
Eu sou a Salvação do povo, diz o Senhor; quando por mim em qualquer tribulação
clamarem, eu os ouvirei. E serei perpetuamente o seu Senhor. Sl. Povo meu,
escuta a minha lei; inclina os teus ouvidos às palavras de minha boca. ℣. Glória ao Pai.
Oração (Colecta)
Pedimos
ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Ajudado por Deus, o homem responde ao seu apelo e consagra-se ao seu
serviço.
Omnípotens et miséricors Deus, univérsa nobis adversántia propitiátus
exclúde: ut mente et córpore páriter expedíti, quæ tua sunt, líberis méntibus
exsequámur. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Ó Deus onipotente e misericordioso, afastai benignamente de nós
todas as adversidades, a fim de que, desembaraçados de alma e corpo, com
liberdade de espírito possamos dedicar-nos a vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus
Cristo.
Epístola de São
Paulo Apóstolo aos Efésios 4. 23-28
Leitura
ordinariamente extraída das epístolas ou cartas dos Apóstolos; daí o seu nome.
A vida nova, recebida no batismo, implica para o homem um comportamento
novo.
Fratres: Renovámini spíritu mentis vestræ, et indúite novum hóminem, qui
secúndum Deum creátus est in iustítia et sanctitáte veritátis. Propter quod
deponéntes mendácium, loquímini veritátem unusquísque cum próximo suo: quóniam
sumus ínvicem membra. Irascímini, et nolíte peccáre: sol non occídat super
iracúndiam vestram. Nolíte locum dare diábolo: qui furabátur, iam non furétur;
magis autem labóret, operándo mánibus suis, quod bonum est, ut hábeat, unde
tríbuat necessitátem patiénti.
Irmãos: 23Renovai-vos no íntimo de vossa
alma 24e revesti-vos do homem novo1, que foi criado à semelhança de Deus, na verdadeira justiça e
santidade. 25Por isso renunciai à mentira, e fale
cada qual, com seu próximo, a verdade, porque, somos todos membros uns dos
outros. 26Se vos irardes, que seja sem pecar, e
não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27Não deis
lugar ao demônio. 28Aquele que furtava, não torne a
furtar, mas trabalhe, fazendo por suas mãos alguma coisa boa, de onde tenha com
que socorrer o que sofre necessidade.
1. O homem renovado pelo batismo e pela presença do Espírito Santo.
Gradual / Salmo 140. 2
Gradual e
Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que
traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos
pelo Mistério do dia.
Dirigátur orátio mea, sicut incénsum in conspéctu tuo, Dómine. ℣. Elevatio mánuum meárum sacrifícium vespertínum.
Eleve-se, ó Senhor, a minha oração como incenso à vossa presença. ℣. Seja-Vos agradável o elevar de minhas mãos como o sacrifício vespertino.
Aleluia / Salmo 104. 1
Allelúia, allelúia. ℣.
Confitémini Dómino, et invocáte nomen
eius: annuntiáte inter gentes ópera eius. Allelúia.
Aleluia, aleluia. ℣.
Louvai o Senhor e invocai o seu Nome.
Anunciai as suas obras entre as nações. Aleluia.
Evangelho segundo
São Mateus 22. 1-14
Proclamação
solene da Palavra de Deus. Ponto culminante desta primeira parte da Missa, a
leitura ou canto do Evangelho, é revestida da maior solenidade. O respeito para
com ele, exige seja escutado de pé.
Da parábola dos convidados ao festim deve, sem dúvida, salientar-se a
condenação do infeliz, que foi expulso por culpa sua, e ainda mais o apelo
lançado aos mais miseráveis.
In illo témpore: Loquebátur Iesus princípibus sacerdótum et pharisaeis in
parábolis, dicens: Símile factum est regnum cælórum hómini regi, qui fecit
núptias fílio suo. Et misit servos suos vocáre invitátos ad nuptias, et
nolébant veníre. Iterum misit álios servos, dicens: Dícite invitátis: Ecce,
prándium meum parávi, tauri mei et altília occísa sunt, et ómnia paráta: veníte
ad núptias. Illi autem neglexérunt: et abiérunt, álius in villam suam, álius
vero ad negotiatiónem suam: réliqui vero tenuérunt servos eius, et contuméliis
afféctos occidérunt. Rex autem cum audísset, iratus est: et, missis exercítibus
suis, pérdidit homicídas illos et civitátem illórum succéndit. Tunc ait
servis suis: Núptiæ quidem parátæ sunt, sed, qui invitáti erant, non fuérunt
digni. Ite ergo ad exitus viárum et,
quoscúmque invenéritis, vocáte ad núptias. Et egréssi servi eius in vias,
congregavérunt omnes, quos invenérunt, malos et bonos: et implétæ sunt núptiæ
discumbéntium. Intrávit autem rex, ut vidéret discumbéntes, et vidit ibi
hóminem non vestítum veste nuptiáli. Et ait illi: Amíce, quómodo huc intrásti
non habens vestem nuptiálem? At ille obmútuit. Tunc dixit rex minístris:
Ligátis mánibus et pédibus eius, míttite eum in ténebras exterióres: ibi erit
fletus et stridor déntium. Multi enim sunt vocáti, pauci vero elécti.
Naquele tempo, 1falava Jesus aos príncipes dos
sacerdotes e aos fariseus em parábolas, dizendo: 2O Reino dos céus é semelhante a um rei que quis celebrar as núpcias de
seu filho. 3E mandou seus servos a chamar os
convidados para as bodas; estes, porém, não quiseram vir. 4Novamente enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que
já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está
pronto: vinde às bodas. 5Eles, porém, não fazendo caso,
foram-se, um para sua casa de campo e outro para seu negócio; 6e ainda outros prenderam-lhe os servos, e depois de os terem ultrajado,
mataram-nos. 7Tendo conhecimento disto, o rei
encolerizou-se, mandou seus exércitos, e exterminou aqueles homicidas, pondo
fogo à sua cidade. 8Então, disse a seus servos: As bodas
estão preparadas, mas os convidados não foram dignos. 9Ide, pois, às encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes,
chamai para as núpcias. 10Saindo os
servos pelas ruas, reuniram todos os que encontraram, bons e maus. E a sala do
festim ficou cheia de convidados. 11Então
entrou o rei para ver os que estavam à mesa, e viu ali um homem que não trazia
a vestimenta nupcial. 12E
disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo a vestimenta nupcial? Ele nada
respondeu. 13Então, disse o rei aos servidores:
Amarrai-o de mãos e pés, e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e
ranger de dentes. 14Porque, muitos são os chamados, mas,
poucos são os eleitos.
CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa
profissão de fé.
Breve
compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja,
afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.
Ofertório / Salmo 137. 7
Com o
Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Si ambulávero in médio tribulatiónis, vivificábis me, Dómine: et super
iram inimicórum meórum exténdes manum tuam, et salvum me fáciet déxtera tua.
Se eu andar no meio da tribulação, Vós me vivificareis, Senhor, contra a
ira de meus inimigos; estendereis a vossa mão, e vossa Destra me salvará.
Secreta
É a
antiga «oração sobre as oblatas», ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon.
Hæc múnera, quǽsumus, Dómine, quæ óculis tuæ maiestátis offérimus,
salutária nobis esse concéde. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Nós Vos suplicamos, Senhor, permiti que estas ofertas que apresentamos
aos olhos de vossa Majestade, sejam úteis para nossa salvação. Por Nosso Senhor
Jesus Cristo.
Communio / Salmo 118. 4-5
Alternando
com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão
dos fiéis.
Tu mandásti mandáta tua custodíri nimis: útinam dirigántur viæ meæ, ad
custodiéndas iustificatiónes tuas.
Vós ordenastes que vossos mandamentos fossem fielmente guardados; fazei
que todos os meus passos se encaminhem à observância de vossas justas ordens.
Postcommunio
Súplica a
Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Tua nos, Dómine, medicinális operátio, et a nostris perversitátibus cleménter
expédiat, et tuis semper fáciat inhærére mandátis. Per Dominum nostrum Iesum
Christum.
Fazei, Senhor, que a ação salutar de vossa graça, por vossa clemência nos
livre de nossas iniquidades, e nos faça cumprir sempre os vossos preceitos. Por
Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meditação
O Convite Divino
Concedei-me, ó Deus, a grande graça de corresponder generosamente a
todos os Vossos convites.
1 – O Evangelho de hoje (Mt. 22, 1-14) esboça a história dolorosa – infelizmente sempre atual – da ingratidão
humana que rejeita a misericórdia divina, desprezando os Seus dons e os Seus
convites.
«O reino dos céus é semelhante a um
rei que fez as núpcias de seu filho. E mandou os seus servos chamar os
convidados para as núpcias e não quiseram vir». O rei é Deus Pai, o filho é o
Verbo eterno que, ao encarnar, desposou a natureza humana para a remir e santificar.
Deus convida todos os homens para o grande banquete destas núpcias divinas,
onde encontrarão a sua salvação; imersos, porém, no materialismo das coisas
terrenas, rejeitam tanto o convite como os emissários. «Jerusalém, Jerusalém,
que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados» (Mt. 23, 37), é a queixa que um dia o Filho de Deus pronunciará, denunciando ao
mundo não só a obstinada resistência do povo eleito, mas ainda a de todas as
almas que, com tanta teimosia e ingratidão, rejeitam o Seu amor e a Sua graça.
Os profetas, o Batista, os Apóstolos, são os «servos», os mensageiros enviados
por Deus para chamarem os homens ao banquete da Redenção, mas todos foram
presos e mortos. «Lançaram mão dos servos – diz o Evangelho – e depois de os
terem ultrajado, mataram-nos». A parábola de hoje nada mais acrescenta, mas
infelizmente a ingratidão humana vai muito além: não só os servos e os
mensageiros foram mortos, mas o próprio Filho de Deus. No entanto a
misericórdia de Deus é tão grande que não Se dá por vencida, e continua a
convidar para o Seu banquete. Neste, oferece como alimento a carne imaculada do
Seu divino Filho, a quem os homens mataram. O banquete está preparado; Jesus, o
Cordeiro divino, foi imolado para a redenção da humanidade e se muitos não
corresponderam ao convite, outros serão convidados: «As núpcias estão
preparadas, mas os que tinham sido convidados não foram dignos. Ide, pois, às
encruzilhadas das ruas e a quantos encontrardes convidai-os para as núpcias».
Também nós fomos convidados; mas como
correspondemos ao convite? Não mostramos nós também mais interesse e diligência
pelos negócios terrenos do que pelas coisas de Deus? Não fomos semelhantes aos
homens da parábola que «desprezaram [o convite] e foram-se um para sua casa e
outro para o seu negócio»?
2 – A parábola de hoje simboliza, em
primeiro lugar, o convite à vida cristã; convite que, rejeitado pelo povo
judeu, foi dirigido a todos os povos. Mas também podemos ver nela o convite a
uma vocação particular: vocação ao sacerdócio, à consagração a Deus no claustro
ou no mundo, ao apostolado, a uma missão especial. Para corresponder à vocação,
não basta uma aceitação qualquer, é necessária uma adesão sincera e profunda
que comprometa toda a alma. A parábola fala-nos de um homem que não recusou o
convite, mas que lhe correspondeu de um modo indigno, apresentando-se no
banquete sem a veste nupcial. É a imagem dos que respondem materialmente ao
chamamento do Senhor, mas não se preocupam com aderir a ele com o espírito, com
as obras, não cuidando de viver de maneira digna da sua vocação; estas almas
põem em perigo a sua salvação, pois com Deus não se brinca. Deus não Se deixa
enganar pelas aparências; não há uniformes nem insígnias externas que Lhe
possam encobrir o verdadeiro estado de uma alma. Ele distingue muito melhor do
que o rei da parábola, os que não têm a veste nupcial, a veste da graça e das
virtudes requeridas pela vocação recebida; mais cedo ou mais tarde, virá o dia
em que pronunciará sobre eles as terríveis palavras: «Atai-o de pés e mãos e
lançai-o nas trevas exteriores».
Todavia, mesmo sem chegar a tais
extremos, pode-se ficar muito aquém da correspondência plena ao chamamento
divino. É bom recordar a este propósito que o problema da correspondência à
vocação não é um problema que se resolva de uma vez para sempre no dia em que
se abraça um estado particular de vida, mas é um problema de todos os dias,
porque a vocação exige cada dia uma nova resposta, uma nova adaptação às
circunstâncias e à graça do momento. A vocação alcança a sua plena realização
através da fidelidade constante aos convites divinos que, sucedendo-se
ininterruptamente, abrem à alma atenta, horizontes sempre novos,
apresentando-lhe novos deveres, novos aspectos de generosidade, novas
modalidades de perfeição e de doação. A parábola termina com esta grave sentença:
«São muitos os chamados e poucos os escolhidos». Por que são poucos os
escolhidos? Porque são poucos os que sabem corresponder, dia a dia, à graça da
vocação, aceitar todas as consequências e exigências do chamamento divino,
dizer sempre sim aos convites da graça.
MADALENA,
Padre Gabriel de Santa Maria. Intimidade Divina. 2. ed.
Porto:
Edições Carmelitanas, 1967, p. 1240-1242.
Nenhum comentário:
Postar um comentário