sábado, 22 de dezembro de 2018

Edição nº 408


« Liturgia Dominical »
Ano 8 – nº 408  23 de dezembro de 2018

4º Domingo do Advento
roxo – 1ª classe.


Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Ev.

Dia 25 Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, 17º Aniversário da Carta Autógrafa Ecclesiae Unitas do Santo Padre o Papa São João Paulo II a Dom Licinio Rangel (2001).

Divulgação:

Intróito / RORÁTE — Isaias 45. 8; Salmo 18. 2
O Intróito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia.
Canto solene de entrada, o Introito como que enuncia o tema geral da Missa ou solenidade do dia. Compunha-se antigamente duma antífona e de um salmo, que se cantava por inteiro. Hoje o salmo está reduzido a um só versículo.
Roráte, cœli, désuper, et nubes pluant iustum: aperiátur terra, et gérminet Salvatórem. Ps. Cæli enárrant glóriam Dei: et ópera mánuum eius annúntiat firmaméntum. . Glória Patri.
Derramai, ó céus, das alturas o vosso orvalho e as nuvens façam chover o Justo1: abra-se a terra e faça nascer o Salvador. Sl. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. . Glória ao Pai.
1Justo e Salvador sublinham, por alusão ao mistério, as expressões «Justiça e Salvação» do texto de Isaias.

Oração (Colecta)
Pedimos ao Senhor aquilo de que precisamos nesse dia para a nossa salvação.
Numa breve oração, o celebrante resume e apresenta a Deus os votos de toda a assembleia, votos estes sugeridos pelo mistério ou solenidade do dia.
Excita, quǽsumus, Dómine, poténtiam tuam, et veni: et magna nobis virtúte succúrre; ut per auxílium grátiæ tuæ, quod nostra peccáta præpédiunt, indulgéntiæ tuæ propitiatiónis accéleret: Qui vivis et regnas.
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde; e socorrei-nos com grande força, para que, pelo auxílio de vossa graça, vosso benigno perdão apresse o benefício que os nossos pecados nos impedem de receber. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.

Leitura epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios I 4. 1-5
Todos os tesouros de doutrina e de vida, com que Deus presenteou os homens, são-nos distribuídos pelo ministério dos sacerdotes. São ele os responsáveis, perante Deus, da sua transmissão integral, e sobre nós incumbe o dever de os escutar e seguir, não esquecendo que, no último dia, Deus fará juízo severo e justo.
Fratres: Sic nos exístimet homo ut minístros Christi, et dispensatóres mysteriórum Dei. Hic iam quǽritur inter dispensatóres, ut fidélis quis inveniátur. Mihi autem pro mínimo est, ut a vobis iúdicer aut ab humano die: sed neque meípsum iudico. Nihil enim mihi cónscius sum: sed non in hoc iustificátus sum: qui autem iúdicat me, Dóminus est. Itaque nolíte ante tempus iudicáre, quoadúsque véniat Dóminus: qui et illuminábit abscóndita tenebrárum, et manifestábit consília córdium: et tunc laus erit unicuique a Deo.
Irmãos: 1Assim nos julguem os homens, como a ministros do Cristo e administradores dos Mistérios de Deus. 2 Ora, exige-se dos administradores que cada qual seja fiel. 3A mim, no entanto, pouco se me dá, de ser julgado por vós ou por qualquer outro tribunal humano; nem, tão pouco, a mim mesmo me julgo. 4Embora em nada me sinta culpado, nem por isso me tenho por justificado: quem me julga é o Senhor. 5Portanto, não julgueis antes do tempo, até que o Senhor venha. Ele trará à luz as coisas escondidas nas trevas, e manifestará os segredos dos corações; e, então, cada um terá de Deus o seu louvor.

Gradual / Salmo 144. 18-21
Gradual e Aleluia, são cantos intercalares, por via de regra, tirados dos salmos e que traduzem os devotos afetos produzidos na alma pela leitura da Epístola ou sugeridos pelo Mistério do dia.
Prope est Dóminus ómnibus invocántibus eum: ómnibus, qui ínvocant eum in veritáte. . Laudem Dómini loquétur os meum: et benedícat omnis caro nomen sanctum eius.
O Senhor está perto de todos os que O invocam: de todos os que O invocam com sinceridade. . Minha boca proclame o louvor do Senhor e toda carne bendiga o seu santo Nome.

Aleluia
« Aleluia » é um grito de júbilo, que significa: « louvai ao Senhor ».
Allelúia, allelúia. . Veni, Dómine, et noli tardáre: reláxa facínora plebis tuæ Israël. Allelúia.
Aleluia, aleluia. .Vinde, Senhor, e não tardeis; perdoai os crimes de Israel, vosso povo, Aleluia.

Evangelho segundo São Lucas 3. 1-6
Rigorosamente enquadrado no curso da História, o ministério de João Batista precede imediatamente o de Jesus. É, por conseguinte, a abertura dos tempos messiânicos. A pregação do Precursor repete os próprios termos de Isaías, ao anunciar a vinda do Messias.
Anno quintodécimo impérii Tibérii Cǽsaris, procuránte Póntio Piláto Iudǽam, tetrárcha autem Galilǽæ Heróde, Philíppo autem fratre eius tetrárcha Iturǽæ et Trachonítidis regionis, et Lysánia Abilínæ tetrárcha, sub princípibus sacerdotum Anna et Cáipha: factum est verbum Domini super Ioannem, Zacharíæ filium, in deserto. Et venit in omnem regiónem Iordánis, prǽdicans baptísmum pæniténtiæ in remissiónem peccatórum, sicut scriptum est in libro sermónum Isaíæ Prophétæ: Vox clamántis in desérto: Paráte viam Dómini: rectas fácite sémitas eius: omnis vallis implébitur: et omnis mons et collis humiliábitur: et erunt prava in dirécta, et áspera in vias planas: et vidébit omnis caro salutáre Dei.
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, governando Pôncio Pilatos a Judéia; sendo Herodes, o tetrarca da Galiléia; seu irmão Felipe, o tetrarca da Ituréia e da província de Traconites; e Lisânias, o tetrarca da Abilínia; 2sendo Anás e Caifás, príncipes dos sacerdotes, foi a palavra do Senhor ouvida no deserto por João, filho de Zacarias. 3E veio por toda a região do Jordão, pregando o batismo da penitência para a remissão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5Todo vale se encherá, e todo monte e colina serão abaixados, os caminhos tortuosos tornar-se-ão retos, e os ásperos, planos; 6e toda carne verá o Salvador enviado por Deus.2
2 Isaias 40. 3-5

CREDO... Concluímos a Ante-Missa com essa profissão de fé.
Breve compêndio das verdades cristãs e Símbolo da fé católica. Com a Igreja, afirmemo-las publicamente e renovemos a profissão de fé que fizemos no Batismo.

Ofertório / Lucas 1. 28, 42
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito.
Com o Ofertório, começa a segunda parte da Missa ou Sacrifício propriamente dito. Três elementos o constituíam antigamente: apresentação das oferendas, canto de procissão, oração sobre as oblatas.
Ave, María, gratia plena; Dóminus tecum: benedícta tu in muliéribus, et benedíctus fructus ventris tui.
Ave, Maria, cheia de graça; o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre.

Secreta
É a antiga « oração sobre as oblatas », ponto de ligação entre o Ofertório e o Cânon. É neste último que se faz propriamente a oblação do sacrifício.
Sacrifíciis præséntibus, quǽsumus, Dómine, placátus inténde: ut et devotióni nostræ profíciant et salúti. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Nós Vos suplicamos, Senhor, olhai benigno estes sacrifícios que ora Vos oferecemos, para que aproveitem à nossa devoção e à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Communio / Isaias 7. 14
Alternando com o canto dum salmo, acompanhava (e ainda hoje pode acompanhar) a comunhão dos fiéis.
Nas Missas cantadas, se canta, enquanto o sacerdote toma as abluções e recita as orações seguintes em que se pedem para a alma os frutos da Comunhão.
Ecce, Virgo concípiet et páriet fílium: et vocábitur nomen eius Emmánuel.
Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um Filho; e o seu nome será Emanuel.

Postcommunio
Súplica a Deus para que nos conceda os frutos do Sacrifício.
Sumptis munéribus, quǽsumus, Dómine: ut, cum frequentatióne mystérii, crescat nostræ salútis efféctus. Per Dominum nostrum Iesum Christum.
Tendo recebido estes Dons, Vos rogamos, Senhor, que com a frequente recepção deste Mistério, cresça em nós o efeito de nossa Redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meditação

Eis que vem o salvador
Ponho-me aos pés de Jesus, meu Salvador, pedindo-Lhe que prepare Ele próprio o meu coração para a Sua próxima vinda.

1 — «Juntai todas as gentes, anunciai aos povos e dizei-lhes: eis que vem Deus, nosso Salvador» (BR.). A mensagem torna-se cada vez mais premente: dentro de poucos dias, o Verbo de Deus feito carne manifestar-Se-à ao mundo. É preciso, pois, preparar um coração digno dEle.
A Encarnação do Verbo é a maior prova do infinito amor de Deus pelos homens; bem a propósito, nos recorda a liturgia de hoje, aquelas grandiosas palavras: «Eu amei-te com um amor eterno, por isso, compadecido de ti, te atraí a Mim» (Jer. 31, 3). Sim, Deus amou o homem desde toda a eternidade e para o atrair a Si não hesitou enviar-lhe o «Seu Filho, em carne semelhante à do pecado» (Rom. 8. 3). É preciso ir ao encontro do amor que está prestes a aparecer, «encarnado», no doce Menino Jesus, com o coração todo cheio de amor, dilatado pelo amor; um amor fiel nas grandes e pequenas coisas, amor engenhoso que de tudo se vale para corresponder ao amor infinito de Deus. «Amor com amor se paga!» é o lema que fez os santos, que estimulou uma multidão de almas a uma maior generosidade.
Prepara-te para o Natal com este amor e nele permanece fiel porque, como diz São Paulo na Epístola de hoje, «o que se requer dos dispenseiros é que eles se encontrem fiéis» (I Cor. 4, 1-5).
2 — «Preparai o caminho do Senhor, endireitai as Suas veredas; todo o vale será cheio e todo o monte e colina será arrasado». No Evangelho de hoje (Lc. 3, 1-6) eleva-se mais uma vez a voz do Batista, o grande pregador do Advento que nos convida a preparar «os caminhos do Senhor».
É sobretudo um convite à humildade da qual João é arauto e modelo. Se bem que, por testemunho do próprio Jesus, ele seja «mais do que profeta... entre os nascidos das mulheres não veio ao mundo outro maior» (Mt. 11, 9 e 11), João não se considera mais que uma simples «voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor»; e declara batizar unicamente na água, pois virá um Outro que batizará no Espírito Santo, um Outro de quem se declara indigno de «desatar a correia dos sapatos» (Jo. 1, 23 e 27). A propósito da vinda do Salvador, acrescenta ainda: «convém que Ele cresça e que eu diminua» (Jo. 3, 30). A liturgia de hoje recolhe todos estes magníficos testemunhos do Batista, como para nos dar uma ideia concreta dos sentimentos de profunda humildade com que devemos aplanar, no nosso coração, «os caminhos do Senhor». Se os vales, ou sejam, as nossas deficiências, podem ser cheias pelo amor, os montes e colinas, ou seja, as vãs pretensões do orgulho, deverão ser abatidas pela humildade. Um coração cheio de amor próprio e de soberba, não pode estar cheio de Deus e nele ficará muito pouco lugar para o doce Menino de Belém.
Extraído do Livro Intimidade Divina­ — P. Gabriel de Santa Maria Madalena O.C.D.
Segunda edição (Traduzida da 12ª edição italiana) — 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário