sábado, 27 de setembro de 2025

Edição nº 787

«Liturgia da Santa Missa»
Ano 14 – nº 786 – 28 de setembro de 2025

 

 16º Domingo depois de Pentecostes
verde – 1a. classe

 

Doente é a alma humana, porém ela achou o seu Médico. O hidrópico do Evangelho é a imagem da alma humana, que, como aquele, encontra o seu médico em Jesus Cristo, em seu poder e em seu amor misericordioso. A Missa de hoje é uma repetição deste milagre e um penhor de nossa perseverança no bem. Os Cânticos e Orações pedem para nós o auxílio de Deus para o futuro, e louvam a sua bondade pelas graças e favores já recebidos.



«Então, Jesus tocou no homem, curou-o e mandou-o embora.» Ev.

sábado, 20 de setembro de 2025

Edição nº 786

«Liturgia da Santa Missa»
Ano 14 – nº 786 – 21 de setembro de 2025

 

 15º Domingo depois de Pentecostes
verde – 1a. classe

 

Escravos do pecado e de satanás, estávamos mortos para Deus quando veio o Filho de Deus restituir-nos a vida (Evangelho). Justo é, pois, o louvor que Lhe damos nos Cânticos do Gradual e do Ofertório. Este mesmo Salvador nosso, não pode, porém, deixar de exigir também de nossa parte que não nos afastemos mais da vida, pelo pecado. Vivemos pelo Espírito, pelo Espírito também devemos andar. E se é difícil e custoso à natureza humana, façamos nossas as palavras do Intróito e da Oração de hoje. A Secreta, a Communio e a Postcommunio nos conduzem à fonte da vida e da graça, que nasce ao pé da Cruz e para cada um de nós no santo Sacrifício da Missa.

 


«E o que estava morto se sentou, e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.» Ev.

sábado, 13 de setembro de 2025

Edição nº 785

«Liturgia da Santa Missa»
Ano 14 – nº 785 – 14 de setembro de 2025

 

 Exaltação da Santa Cruz
14º Domingo depois de Pentecostes
Vermelho – 2a. classe

 

Em 628, o imperador Heráclio reconduziu em triunfo o Santo Lenho para o Calvário, após tê-lo reconquistado das mãos dos Persas. A festa e a Missa de hoje lembram este acontecimento. Adoramos a Santa Cruz que nos trouxe a salvação.


«Vitória! Tu reinarás! Ó Cruz, tu nos salvarás!»

sábado, 6 de setembro de 2025

Edição nº 784

«Liturgia da Santa Missa»
Ano 13 – nº 784 – 7 de setembro de 2025

 

 13º Domingo depois de Pentecostes
verde – 2a. classe

 

Três pensamentos preparam-nos para a santa Missa de hoje: 1. A necessidade que temos do auxílio de Deus. 2. A prontidão do auxílio divino. 3. A prova de que Deus nos auxilia. No Intróito pedimos o auxílio em geral; na Oração, um aumento de fé, esperança e caridade, virtudes que, como sementes, foram pelo Batismo depostas em nossa alma, e que não se desenvolvem em nós sem a graça de Deus. Nossa súplica é baseada na Epístola que fala na fidelidade de Deus em suas promessas. Abraão é um exemplo de fé, esperança e caridade. A ele e seus descendentes dirigem-se as promessas de Deus. No Evangelho vemos como o Salvador prometido se desempenha de sua missão. E na santa Missa sabemos que Ele a continua no Sacrifício e no Sacramento, como nos mostram a Secreta, a Communio e a Postcommunio.

«Jesus, Mestre, tende piedade de nós!»  Ev.